Comissão de Agricultura e Cooperativismo da Assembleia do RS debateu o setor cooperativo
Cooperativismo no século XXI
Em sua explanação, Nei Mânica apresentou dados sobre o cooperativismo no RS, no Brasil e no Mundo, estabelecendo um comparativo que destaca a capacidade do setor crescer no país. O presidente da EXPODIRETO COTRIJAL pontuou itens a serem desenvolvidos, como os sistemas organizacionais e estruturantes das cooperativas; a eficiência operacional; a individualização de atividades; a inserção dos jovens no sistema como forma de manter a sucessão rural; investimentos em divulgação das ações cooperativadas; agregação de valor; associação com visão empresarial; utilização de avanços tecnológicos, acesso a mercados globais e mudança cultural. Perante aos principais problemas ligados ao abastecimento alimentar mundial, como abastecimento de água e área plantada, Mânica sinaliza o cooperativismo como um caminho correto a ser seguido: “Precisamos viver constantemente de desafios. O cooperativismo é necessário, útil e saudável”, afirmou Nei Mânica.
O presidente Vergilio Perius também fez grande contribuição aos debates, ressaltando que são necessárias políticas públicas para o fomento do cooperativismo com investimentos em linhas de crédito para o setor. A OCERGS desenvolve o projeto “geração cooperação” para incentivar jovens na participação cooperativa, que também visa à sucessão rural.
Participaram da palestra os deputados Frederico Antunes (PP), Edson Brum (PMDB), Zilá Breitenbach (PSDB), Altemir Tortelli (PT), Gerson Burmann (PDT), Giovani Feltes (PMDB), Pedro Westphalen (PP), Aloísio Classmann (PTB), Heitor Schuch (PSB), Jeferson Fernandes (PT), Valdeci Oliveira (PT) e Alceu Barbosa (PDT).
Fonte: Luiz Roberto de Oliveira Junior - Ocergs em 18/05/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado! Sua opinião é muito importante.