GT definirá modelo de cooperativa de canavieiros para gerir usinas
O grupo de trabalho é formado pelos presidentes da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida), Alexandre Andradre Lima, e da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil, Paulo Leal. E ainda pelo assessor da Comissão Nacional de Cana de Açúcar da CNA, Francisco Dutra, além de um representante do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil. Terão consultoria permanente do Sistema Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo e serão coordenados pela Secretaria de Produção e Agroenergia do Ministério de Agricultura.
“A reunião foi bastante objetiva” diz Alexandre Andrade Lima, presidente da Unida. O dirigente, um dos principais defensores da ação, acredita no sucesso do pleito, sobretudo, pelo encaminhamento visando à revitalização da cana nordestina a qual passa pelo vigor das usinas. Ele também destacou a maturidade do debate. “Abordamos sobre a atual situação das usinas e dos produtores de cana, as experiências exitosas de autogestão de cooperativismo e sobre o modelo de cooperativa eficiente para não cometer erros verificados no passado, além de questões sobre legislação e apoio político nos estados”, conta.
A credibilidade política do pleito foi outro destaque no encontro. O presidente da Comissão de Agricultura da Câmara Federal, deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) e o presidente da Comissão Parlamentar especial da Usina Catende, o deputado Aluisio Lessa (PSB-PE) participaram da reunião. “Infelizmente, a representação do governo estadual do Ceará ficou a desejar”, comenta Andrade Lima. Ele informa que, mesmo feito o convite oficialmente, não compareceu ninguém da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário.
Fonte: Tribuna Hoje em 18/06/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado! Sua opinião é muito importante.