Cooperativa Pindorama aposta na adubação verde para área da cana-de-açúcar
Nessa época do ano, na entressafra, em várias áreas assistidas pela equipe técnica da cooperativa, pode-se observar a Crotalária crescendo.
De acordo com o técnico da Usina Pindorama, Adeilton Lourenço, esse tipo de adubação verde fornece matéria orgânica ao solo, tornando-se um subsolador natural. “Utilizamos essa técnica principalmente nas áreas típicas de renovação de cana. O sistema radicular da Crotalária penetra a uma profundidade interessante para a cultura da cana, e ainda ajuda tornando-se controlador natural de nematóides”, destacou o técnico.
Além da Crotalária, que também desempenha a função de reciclar os nutrientes do solo, outro trato cultural que pode complementar o preparo do solo para uma boa colheita é a utilização da adubação mineral. “A Crotalária demonstrou ser uma eficiente técnica de recuperação de solos, pois ao ser utilizado como adubação verde, preserva a biodiversidade da terra”, frisou Adeilton Lourenço.
Os investimentos alternativos renderam um crescimento sólido à unidade industrial, formada por mais de mil usineiros. Na safra 2003/2004 a Pindorama produziu 640 mil toneladas de cana-de-açúcar. No ciclo 2010/2011 a Usina Pindorama esmagou 890 mil toneladas, e na safra 2011/2012 foram processadas 947.548 toneladas. Para safra 2012/2013 a expectativa é chegar a marca de um milhão de toneladas moídas.
Fonte: Tribuna Hoje em 06/07/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado! Sua opinião é muito importante.