Seminário discutirá cooperativismo de crédito para empresários
Ele, que é diretor da Assessoria e Consultoria para Cooperativas (AC BRASIL) e assessor da Unicred Central, fará uma apresentação detalhada aos empresários e demais interessados das etapas para a instalação da cooperativa de crédito da Associação Comercial. Entre os assuntos que deverão ser abordados estão: organização e estrutura; produtos e serviços oferecidos; vantagens de se tornar um cooperado; direitos e deveres dos cooperados; diferenças reais entre as taxas das cooperativas e dos bancos; gestão, riscos e controles e a legislação que regulamenta as cooperativas de crédito.
“É importante frisar que as Cooperativas de Crédito são instituições financeiras supervisionadas pelo Banco Central o qual exige: fortes pilares para sua operacionalização, rígidos controles, auditorias independentes e transparência na gestão. Ele ainda orienta que a gestão deva ser feita por executivos que vivem e conhecem muito bem a realidade regional, para que assim a Instituição tenha total clareza nos esforços para o desenvolvimento da área de ação da Cooperativa de Crédito”, adiantou o consultor Jorge Peres.
O objetivo da cooperativa de crédito da ACM pretende oferecer de modo mais simples e vantajoso aos seus associados, o acesso ao crédito e outros produtos financeiros como empréstimos, financiamentos, recebimento de contas, entre outros. Atualmente, no Brasil, segundo dados do Banco Central (BC) são 1.444 cooperativas espalhadas no país.
No Maranhão, existem cinco cooperativas. São elas: a cooperativa de funcionários da Alumar, a Credima (Cooperativa de Crédito Rural Pré-Amazônia) presente em Açailândia e a Credisul que fica no município de Grajaú. Além dessas, atuam no Estado, a Cooperativa de Crédito do Ministério Público do Maranhão (COOMAMP/MA) e a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos (UNICRED).
“Com esta iniciativa, nossa entidade avança nas ações para a formação de sua própria cooperativa, sendo também uma oportunidade para esclarecimento de dúvidas sobre o funcionamento de uma cooperativa de crédito e os investimentos necessários para a formação de uma instituição como essa. Vislumbramos essa iniciativa como mais uma ação da Associação Comercial para beneficiar os associados ”, enfatizou o presidente da ACM, Haroldo Corrêa Cavalcanti Junior.
Esse será o segundo encontro realizado este ano pela Associação Comercial sobre o assunto. Num primeiro momento, a entidade recebeu o presidente da Cooperativa de Crédito do Sul do Maranhão – Credisul, Anerão Alvarenga. O objetivo foi conhecer a experiência vivida pela CREDISUL no município de Grajaú e demais postos de atendimentos, bem como os detalhes para implantação, os resultados obtidos, eventuais riscos e a operacionalidade dos serviços oferecidos.
Com a proposta de oportunizar conhecimentos sobre a natureza e os benefícios do cooperativismo de crédito, Anerão Alvarenga apresentou números significativos obtidos pela CREDISUL durante os quatro anos de funcionamento. De acordo com os dados apresentados, a cooperativa possui 1076 associados, um capital que supera os 5 milhões e operações de crédito acima dos 10 milhões.
Fonte: Jornal Pequeno Online em 27/01/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado! Sua opinião é muito importante.