Cooperativas rurais do Amazonas terão internet e telefone
A solicitação tem base no Decreto 7.512, de junho de 2011, da Presidência da República, que aprova o Plano Geral de Metas para a Universalização do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC). No Artigo 19 do Anexo 1, o Decreto estabelece que as concessionárias de serviço telefônico devem ativar um Posto de Serviço Multifacilidades (PSM) para atender a cada UAC localizada em área rural, quando solicitado pelas cooperativas. O PSM é um conjunto de instalações de uso coletivo que oferece serviços de telecomunicações como telefone, fax e internet. As cooperativas devem formalizar a solicitação nas operadoras e ceder o local para instalação dos equipamentos.
A luta pelo cumprimento da legislação que beneficia as cooperativas rurais foi iniciativa do deputado estadual Chico Preto, membro da Frente Parlamentar Cooperativista (Frencoop). Ele procurou o presidente da OCB, Petrucio Magalhães Jr., para coordenar a reunião das cooperativas rurais para fazer as solicitações das UACs. Para o deputado, a instalação desses equipamentos vai tirar as cooperativas rurais do isolamento e é o caminho para o desbravamento para alcançar todo o país e o mundo. “Tecnologia de informação é essencial para o desenvolvimento. Mas tecnologia é caro, as cooperativas não tem como fazer esse investimento. Assim, logo que as operadoras atenderem as solicitações para instalação dos equipamentos de telecomunicações, as cooperativas vão se fortalecer. E cooperativa forte, comunidade forte”, disse.
A CPU-Uatumã fica no Ramal do Paulista, a 80 quilômetros da sede de Presidente Figueiredo, 18 quilômetros mata à dentro. A cooperativa tem cerca de 80 famílias cooperadas, perto de 300 pessoas. O telefone público mais próximo fica na Vila Nova Jerusalém, 18 quilômetros depois da entrada do Ramal do Paulista. Quando ele dá problema, o que não é raro acontecer, outro só 36 km adiante, na comunidade Abori, no Ramal Rumo Certo. É por isso que o presidente da CPU-Uatumã, Ozeias Martins da Silva, diz que a chegada dos equipamentos lá vai ser a festa do ano na cooperativa. “Vai mudar em muito a vida da cooperativa, dos cooperados e da comunidade toda”, resume.
O presidente da Cooplan, Manuel Maia, já teve a experiência de contar com internet e telefone na sede da cooperativa, em Autazes. “Pagávamos R$ 300 pelo ponto e tínhamos agilidade nos contatos com Manaus e com quem precisássemos conversar em qualquer lugar do mundo”. Há um ano, porém, o ponto foi cortado e a Cooplan está, desde então, sem comunicação. “Tenho certeza que com a instalação dos equipamentos e a possibilidade de a gente se comunicar por telefone, fax e internet os negócios da cooperativa vão melhorar e a comunidade será beneficiada com isso, muito mais do que é hoje”, afirma, destacando que os investimentos que a cooperativa leva para o município têm ajudado a promover a economia local e o bem estar da população.
Além de protocolizar as solicitações, a OCB-AM vai acompanhar e pressionar as empresas responsáveis pela instalação dos equipamentos para que assinem o quanto antes os contratos de prestação de serviços para instalação de postos de serviços de telecomunicações. A partir da assinatura do contrato, as empresas tem 120 dias para instalar os equipamentos. “Esse serviço aproxima ainda mais as cooperativas das comunidades”, comemorou Petrucio.
Fonte: OCB/AM - Foto: Priscilla Torres/Coopcom em 03/02/2012
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