Será criada a primeira federação de cooperativas escolares do país
Na sala de conferências do Colégio Bom Pastor, em Nova Petrópolis, jovens lideranças cooperativistas de diversas faixas etárias e professores coordenadores do projeto em seus respectivos municípios estiveram reunidos, no dia 29 de maio, para desenvolver o estatuto e ideias para a logomarca da Feecopes Pioneira, que tem fins educativos e de representação política. Representando a Coopsanta, fizeram-se presentes o presidente Víctor Luís Südekum e o 1.º tesoureiro João Pedro Schneider da Rocha. Ficou decidido que a entidade será administrada por um conselho de representantes, formado pela presidência das cooperativas escolares associadas, e um conselho executivo, formado por um presidente, vice-presidente e secretário, escolhidos em assembleia ordinária anual. O cargo de presidente será exercido por presidentes oriundos de cooperativas escolares de Ensino Médio, obedecendo à ordem cronológica de fundação das cooperativas associadas. Já os cargos de vice-presidente e secretário serão escolhidos pelo conselho de representantes.
Fernanda Fiorini, presidente da Cooebompa, assumirá a presidência da Federação, pelo fato da Cooebompa ter sido a primeira cooperativa escolar constituída na região. Após, o conselho de representantes escolheu o vice-presidente, Matheus Schenatto, da Unipah, de Linha Nova; e a secretária, Taís Lício da Mota, da cooperativa escolar que será oficialmente constituída em junho na Escola Piá, de Nova Petrópolis. “Hoje foi um dia de grande proveito, de compartilhamento de experiências e muito aprendizado. Que o ano que vem pela frente seja de muito trabalho cooperativo para todos nós da Federação! Que a entidade cresça cada dia mais com o nosso esforço conjunto”, salientou a presidente Fernanda Fiorini.
Já o vice-presidente da Sicredi Pioneira RS e representante da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, Mário José Konzen, que também esteve presente no momento, declarou que não imaginava, há um ano e meio atrás quando foi constituída a Cooebompa, que os passos do cooperativismo escolar na região seriam tão largos. “Foi tudo muito rápido e inspirado em Sunchales, capital do cooperativismo na Argentina e cidade-irmã de Nova Petrópolis. Hoje temos oito cooperativas escolares constituídas e muitas ainda a se constituir. Que a Federação promova cada vez mais a união e força dos jovens de nossa região, ajudando todos a continuarem escrevendo essa bela história”, disse.
Fonte: Blog Cooperativa Escolar de Santa Catarina - http://migre.me/9m5s5 em 04/06/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado! Sua opinião é muito importante.