Projetos recolhem óleo de cozinha usado na região de Itapetininga, SP
Porém, algumas atitudes simples do dia a dia colaboram para preservar nosso planeta. Um exemplo é o descarte de óleo de fritura usado. Muitas pessoas costumam jogá-lo no ralo da pia mas essa atitude tem como consequência o aumento de doenças (porque atraem ratos e baratas nos esgotos) e a poluição das águas dos rios.
Na cidade de Itapetininga (SP) um projeto de uma parceria entre a Prefeitura e a Cooperativa de Catadores de Itapetininga (Cooperita) recolhe o óleo usado pela população e o encaminha para a fabricação de ração animal e sabão artesanal.
Para participar, o morador itapetiningano deve entrar em contato com a Cooperita pelo telefone (15) 3373-5309 e solicitar que os funcionários recolham o material em casa, ou então o próprio morador pode levar o óleo em algum dos postos de coleta espalhados pelos supermercados da cidade. Os participantes da campanha recebem funis para facilitar o armazenamento em garrafas pet.
Os postos de recolhimento em Itapetininga estão distribuídos nos supermercados Roberto, Cofesa, Dia% (no Jardim Itália e Jardim Leonel) e na empresa Duratex.
Itararé
A cidade de Itararé (SP) vai lançar nesta quarta-feira (6) seu primeiro programa de recolhimento de óleo de cozinha usado. Na etapa inicial do projeto, os moradores devem levar as garrafas com o óleo que acumularam em casa para a sede da Secretaria do Meio Ambiente, que fica na rua Siqueira Campos, 230, próximo da igreja matriz.
Os moradores vão receber um incentivo para colaborar com o projeto. A cada litro de óleo usado doado a pessoa recebe um cupom. Com oito cupons a pessoa pode trocar por um litro de óleo novo.
Segundo a prefeitura, a intenção é de no futuro instalar ecopontos na cidade onde além do óleo será recebida sucata eletrônica, como pilhas e baterias.
O óleo usado vai ser recolhido por uma empresa especializada na fabricação de produtos de limpeza a partir desta matéria prima.
Programa estadual
O Governo de São Paulo assinou nesta terça-feira (5), a ampliação da rede de postos de coleta de óleo usado de fritura. O número de coletores espalhados pelo estado de São Paulo vai mais do que dobrar, dos atuais 203 para 420, até 2016. A iniciativa é da Sabesp, a Companhia de Água e Esgoto do estado, faz parte de um pacote de ações ambientais assinadas no Dia Mundial do Meio Ambiente pelo Governo do Estado de São Paulo.
De acordo com a emrpesa, o principal objetivo é aumentar o volume de óleo usado que tem destinação correta, evitando danos ao meio ambiente, diminuindo a emissão de gases de efeito estufa e a necessidade de desobstruções de esgoto. Entre janeiro de 2011 e maio de 2012, foram coletadas 172 toneladas de óleo.
Atualmente, o Brasil produz 57 milhões de toneladas de óleo vegetal comestível por ano, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). Cada litro despejado em rios ou lagos polui mais de 25 mil litros de água. O óleo de fritura também entope a rede de esgoto se for jogado no ralo ou vaso sanitário, já que age como aglutinante do lixo descartado indevidamente na tubulação. O óleo também impermeabiliza o solo e gera mau cheiro.
Por outro lado, o óleo e a gordura vegetal servem de matéria-prima para o biodiesel, criando uma alternativa eficiente aos combustíveis fósseis, poupando outros recursos e eliminando emissões de gases de enxofre.
Como entregar o óleo
Para entregar o óleo de fritura, o consumidor deve colocá-lo já resfriado em uma embalagem PET, com a ajuda de um funil, e deixar a garrafa em um dos postos de entrega, sem precisar despejar o líquido. Empresas especializadas fazem a coleta desse óleo, que passa por um pré-processamento para posterior destino à produção de biodiesel.
As garrafas PET coletadas também são recolhidas para serem transformadas em material reciclado, como o que é utilizado nos coletores, que são compactos e móveis para facilitar o transporte e o acondicionamento tanto em pequenas lojas quanto em hipermercados. Saiba onde entregar o óleo de fritura.
Fonte: em 06/06/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado! Sua opinião é muito importante.