Cooperativistas mineiros conhecem berço do cooperativismo na Inglaterra
A primeira parada do grupo foi na cidade de Rochdale, na Inglaterra, o berço do cooperativismo mundial. Foi lá que surgiu a primeira cooperativa do mundo, uma associação de tecelões. No local, existe hoje um museu. Ainda em Manchester, visitaram uma escola cooperativista, o The Co-operative College, onde foram recebidos pelos professores e alunos que apresentaram diversos projetos desenvolvidos no local.
Já em Paris, na França, o grupo conheceu o Credit Agricole, uma cooperativa de crédito agrícola. Por fim, em Lisboa, Portugal, passaram por uma vinícola cooperativa.
Representante do Sicoob Coopemata, César Matos, presidente da cooperativa, pretende aplicar diversas práticas que viu durante a viagem na instituição da qual faz parte. A cooperativa tem sede em Cataguases (MG) e possui postos de atendimento em outras seis cidades. "Muito boa a viagem, principalmente, as visitas técnicas em Rochdale e na escola de cooperativismo. Lá vimos muitos projetos que tem aplicabilidade para instituições do Brasil," comentou.
Matos ressaltou ainda que as cooperativas brasileiras, especialmente, mineiras já fazem um ótimo trabalho por aqui. "Notei também que estamos no caminho certo e que temos uma estrutura muito boa nas cooperativas mineiras", ressaltou.
Participaram do intercâmbio representantes das cooperativas: Sicoob Coopemata, Unimed Betim, Cooperativa de Consumo dos Empregados da Usiminas (Consul), Cooperativa de Economia de Crédito Mútuo dos Empregados da Novelis do Brasil (Coopa) e Cooperativa de Trabalho Médico de Santa Luzia (Luzicoop).
Fonte: Ocemg em 05/06/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado! Sua opinião é muito importante.