sábado, 6 de agosto de 2011

Cooperativismo

Palestra sobre Tendências do Cooperativismo

Encerrando a série de comemorações ao Dia Internacional do Cooperativismo, o Sistema OCB-Sescoop/PE convida gestores de cooperativas, cooperados e demais interessados para participar da palestra:

TENDÊNCIAS DO COOPERATIVISMO

Será ministrada pelo professor e ex-presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), o Dr. Roberto Rodrigues, que também já foi ministro da Agricultura e hoje é coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Data: 19 de agosto de 2011
Horário: 20 horas
Local: Universidade Católica de Pernamubuco (UNICAP), Rua do Princípe, Bloco G, 1o. andar, auditório G1.
Confirmações: (81) 3271-1478 (Luíza Gomes)

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Cooperativismo

Cooperativa de agricultores familiares comemora 32 anos

Cooperativa de agricultores familiares comemora 32 anos
               
 
A Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (Carpil) comemora nesta sexta-feira (5) 32 anos de fundação. A entidade apóia os agricultores familiares na produção de alimentos, beneficiamento e comercialização.


Para isso, conta com a parceria do governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri). Segundo o presidente da Carpil, Luciano Monteiro, a entidade atua em 46 municípios do Estado e tem 1.614 cooperados.


A comemoração pelos 32 anos da cooperativa vai contar com um café da manhã, a partir das 9h, em Palmeira dos Índios, que deverá ter a presença dos agricultores cooperados, autoridades políticas, representantes e gestores de órgãos estaduais, parlamentares e parceiros.


De acordo com Luciano Monteiro, os agricultores familiares vinculados à Carpil recebem assistência técnica para produção e comercialização por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que adquire produtos para a merenda das escolas. “Também orientamos os produtores nas vendas para a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e para laticínios”, citou.


Segundo ele, em parceria com a Seagri, os agricultores serão incluídos no Programa Alagoas Mais Leite, que objetiva fortalecer a pecuária leiteira entre os pequenos criadores.


“Esse programa tem quatro linhas de atuação, que incluem gestão da unidade produtiva, qualidade do leite, nutrição animal e melhoramento genético”, ressaltou o secretário de Estado Adjunto da Agricultura, José Marinho.


“Outras ações colaboram para a viabilização da produção de hortaliças e beneficiamento do caju para produção de polpa”, explicou Luciano Monteiro, que lembrou ainda a inclusão dos agricultores no Programa de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), coordenado pela Seagri.


A Carpil também desenvolve parcerias com o Sebrae/AL, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e instituições financeiras. Outras informações sobre a comemoração pelos 32 anos da Carpil pelos telefones (82) 9986-0747 / 8138-5706.

Fonte: Agência Alagoas em 04/08/2011

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Cooperativismo

Sescoop/AL promove curso de Gestão de Cooperativa


internet
sescoop
Administrar uma cooperativa, como qualquer empresa, requer planejamento e conhecimento sobre contabilidade, gestão de pessoas, comercialização, marketing e muitas outras áreas. Preocupado com a estabilidade das cooperativas alagoanas, o Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo em Alagoas (Sescoop/AL) vai promover um Curso de Gestão de Cooperativa.

O curso iniciará no próximo dia 20 e será destinado a cooperados, funcionários de cooperativas e ainda para o público em geral que se interessar. De acordo com a gerente de capacitação do Sescoop/AL, Marivá Pereira, o objetivo é qualificar atuais e futuros dirigentes de cooperativas, tendo como premissa um ensino atualizado e avançado. "“Queremos que os alunos tenham condição de participar criativamente no desenvolvimento da cooperativa"”, frisou.

As aulas ocorrerão em oito sábados consecutivos das 08 às 12h e das 14 às 18h na Faculdade Integrada Tiradentes (FITS), localizada na Av. Gustavo Paiva, 5017 – Cruz das Almas, Maceió-Alagoas.

Informações: (82)2122-9494
Fonte: OCB/AL

Notícias

Presidente da Codevasf aposta no Vale do São Francisco como novo polo da citricultura.

Em seminário sobre citricultura durante a 22a. Feira Nacional da Agricultura Irrigada - FENAGRI, o Presidente em exercício da Codevasf, Clementino Coelho, afirmou que Juazeiro e Petrolina podem estar entre os maiores produtores nacionais de frutas cítricas, em até 20 anos.

De acordo com Coelho, estudos realizados pela Universidade de São Paulo (USP), bancados pela Codevasf, comprovam a viabilidade econômica da produção no Vale. "O estudo comprova que o Vale do São Francisco tem condições de competitividade melhores que o Sudeste. Do ponto de vista logístico, estamos mais perto do consumidor da Europa e Estados Unidos", explicou.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Cooperativismo

Introdução ao Cooperativismo

Foi realizada hoje aula de Introdução ao Cooperativismo que contou com a presença de 90% dos alunos matriculados na disciplina Cooperativismo. A disciplina é eletiva para os cursos de Economia, Comércio Exterior e Administração da FACAPE. É o cooperativismo sendo divulgado no vale do São Francisco.

Por Kleber Ávila
Economista, professor universitário e cooperativista.

Cooperativismo

Cooperativistas conhecem a realidade do cooperativismo europeu


Com o objetivo de trocar conhecimentos e experiências, uma missão cooperativista mineira, liderada pelo presidente do Sistema Ocemg/Sescoop-MG, Ronaldo Scucato, participou de um intercâmbio na Europa, de 17 a 29 de julho.

O vice-presidente do Sistema, Luiz Gonzaga Viana Lage, também integrou o grupo que contemplou representantes das Cooperativas de Economia e Crédito Mútuo dos Metalúrgicos de Cláudio (Copermec), de Crédito de Patrocínio e Região (Sicoob Coopacredi), de Crédito da Região de Araxá (Sicoob Crediara) e de Crédito de Capelinha e Região (Sicoob Credicap). As entidades foram sorteadas para a viagem na IV edição do Seminário de Responsabilidade Social das Cooperativas Mineiras, realizada em dezembro do ano passado, como premiação pela participação no Dia C 2010.
O intercâmbio teve como objetivo promover o diálogo com cooperativas de todas as partes do mundo, em prol do desenvolvimento do segmento. A comitiva mineira participou de visitas técnicas na França, Portugal e Inglaterra. Para o presidente do Sistema, Ronaldo Scucato, foi um momento de grande valia. "O cooperativismo está presente nos quatro cantos do mundo e nós, que fazemos parte desta grande rede, temos que conhecer a realidade dos nossos colegas, para aperfeiçoarmos o nosso trabalho no Brasil", afirmou.

Visitas

Uma das visitas técnicas do grupo aconteceu no The Co-operative College. A instituição, fundada em 1919, se dedica a promoção do cooperativismo, de suas ideias e valores ao redor do mundo. Nesse aspecto, trabalha cinco áreas de desenvolvimento, entre elas, o desenvolvimento de seus cooperados e gestores. Também estabelece interface com os jovens e potencializa a realização de pesquisas no segmento.

Segundo Isabela Perez, do departamento Jurídico do Sistema, a riqueza de conhecimento dessa cooperativa está principalmente nos projetos de mútua ajuda que desenvolve junto a comunidades da África por exemplo. Além de investirem em pesquisa, promoção de palestras in loco, se preocupam com a sustentabilidade local.

Em Paris, o grupo participou de um encontro no Credit Agricole (Federação Nacional de Crédito Agrícola), que congrega mais de seis milhões de cooperados. A entidade está presente em 74 países. Já na Cooperativa Adega de Palmela, em Portugal, o grupo pode ver de perto todas as fases que envolve a produção vinícola, desde o trabalho voltado para o benefício da comunidade até o processo de exportação.

domingo, 31 de julho de 2011

Notícias

Programa Café Social.

Programa - Café Social: sua revista no rádio. Política, Economia, Cultura, Esportes, Utilidade Pública e muito mais! Com - Celso Franca & Genival Ferreira.
Produção e Reportagens: Louise Farias.
Estréia na Petrolina FM, dia 27 de agosto 9 horas