sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Notícias

Agricultores receberão títulos de propriedade em Petrolina

O Secretário de Agricultura, Ranilson Ramos, e o Presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), Getúlio Gondim, entregarão nesta sexta (27), às 9h, títulos de propriedade a agricultores das localidades de Muquém, Pedra Grande e Porto de Palha, no município de Petrolina.

Ao todo, 120 famílias serão beneficiadas com a regularização fundiária de suas propriedades. Com o título nas mãos, os agricultores poderão comprovar o exercício da atividade rural e ter acesso facilitado ao crédito agrícola, a diversos benefícios previdenciários, a exemplo da aposentadoria, auxílio doença e auxílio maternidade.

“O título é uma ferramenta da cidadania. Ele diminui os conflitos agrários, garante a segurança jurídica da propriedade e permite ao Governo um maior conhecimento de sua malha fundiária,” destacou o Presidente do Iterpe, Getúlio Gondim.
Na oportunidade, o Secretário de Agricultura, Ranilson Ramos, entregará a conclusão das obras do sistema de irrigação comunitária, com entrega de kits e equipamentos modernos de irrigação.

http://www.gazzeta.com.br/agricultores-receberao-titulos-de-propriedade-em-petrolina/

News

The Co-operative Group appoints new Chief Executive for its Food business

The Co-operative Group has appointed Steve Murrells to the role of Chief Executive of its food business. He replaces Tim Hurrell who retired last year.

Steve Murrells, Chief Executive Food

Murrells (46), who will report to Group Chief Executive, Peter Marks, will join Britain’s fifth largest food retailer from Danish meat company, Tulip, where he is UK Chief Executive.

Prior to that he held a number of senior positions with Tesco, including CEO for One Stop stores; Commercial Director Fresh Foods, and, most recently, he was responsible for the integration of the Dobbies garden centre business. He had previously worked in buying and trading for Sainsbury’s.
Murrells takes up his post in July.
Commenting on his new role Steve Murrells said: “The Co-operative Group has made enormous strides in its food business and this is an exciting time to be leading the team as we focus on delivering the full potential of The Co-operative brand for the benefit of our customers and members.”
The Co-operative Group has also announced the promotion of Sean Toal to the new position of Chief Operating Officer Food, reporting to Murrells. Toal was previously Commercial Director Food.
Explains Peter Marks: “As a result of the acquisition and integration of Somerfield, The Co-operative Group has experienced phenomenal growth, and is once again a major force in food retailing. These appointments reflect this. Steve and Sean bring to their new positions a wealth of experience and complementary skills to make us more efficient and more customer focussed as we move through the next phase of our development as the UK’s leading community retailer.”
For further information, please contact:
Michelle Henderson
Public Relations Manager – Food
The Co-operative Group
Tel: 0161 827 5290
Mob: 07770 925958
 

Notícias

Produtividade agrícola do Brasil é destaque

O Brasil lidera a produtividade agrícola na América Latina e Caribe e apresenta índices de crescimento acima da média mundial, segundo estudo da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de 2011. Os dados da OCDE mostram também que junto com o Brasil, China, África do Sul e países do Leste Europeu são os que apresentam as maiores taxas de crescimento da produtividade.

O movimento é contrário ao verificado no resto do mundo, especialmente entre os países desenvolvidos que apresentam decréscimo nas taxas de produtividade. Enquanto países como França, Inglaterra e Estados Unidos crescem abaixo da média histórica de 1,48% ao ano, verificada no período que compreende os anos de 1961 e 2007, o Brasil pressiona o crescimento produtivo agrícola na América Latina. O crescimento anual da produtividade do Brasil é de 3,6 % ao ano, comparativamente aos 2,6% da América Latina, 0,86 % dos países desenvolvidos e 1,98% para o conjunto de países em desenvolvimento.

Pelo menos três fatores contribuem para esses resultados, na avaliação do coordenador geral de Planejamento Estratégico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Garcia Gasques. O avanço na área da pesquisa, liderada pela Embrapa, é considerado preponderante no aumento da produtividade da agricultura brasileira. Aliado a isso, o aumento das exportações também contribuiu, assim como a variação positiva dos preços internos e ampliação do crédito rural. O Ministério da Agricultura está atento a esse cenário positivo e vem trabalhando na implementação de políticas para a área.

Resultados ainda preliminares sobre as projeções mostram que, até 2022, a produção de grãos deverá aumentar 22%. A soja é a cultura que vai puxar esse crescimento, com média de 2,3% ao ano, seguida do trigo (1,9%) e do milho (1,8%). O segmento de carnes também terá desempenho positivo, com incremento na produção de 40% nos próximos 10 anos. A carne de frango deverá liderar o ranking com estimativa de crescimento de 4,2% ao ano, seguida da carne bovina e suína, com 2% ao ano, cada segmento. “Esses dados são importantes porque exigem um conjunto de ações e medidas que o governo deverá adotar para que as projeções se concretizem, especialmente no aprimoramento da política agrícola e no direcionamento dos instrumentos para a concessão de crédito”, salienta.

O técnico destaca também o fato de o crescimento da produtividade agrícola ocorrer sem a ampliação, nas mesmas proporções, da área cultivada, reforçando a importância do incentivo à inovação e pesquisa que o Mapa vem dando à área. Um exemplo disso é o Plano de Emissão de Agricultura de Baixo Carbono (ABC), que incentiva a produção de várias culturas numa mesma área. Hoje, o país detém 65,3 milhões de hectares de áreas plantadas, sendo 50 milhões em grãos e o restante em hortaliças. (Fonte: Mapa)


Notícias

1ª Revista Científica da Facape está disponível na Internet

Com 14 artigos publicados, a Revista Opara é a primeira publicação científica lançada pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape). A publicação foi pensada pelos professores da Instituição Juracy Marques e Ricardo Amorim, e o nome é uma homenagem ao Rio São Francisco já que os antigos indígenas que habitavam as suas margens o chamavam de Opara que, em tupi-guarani, significa Rio-Mar.

Segundo o professor adjunto da Facape, Juracy Marques, a Revista Opara será mais um meio de divulgação dos artigos e publicações científicas de várias áreas do conhecimento humano, do pensamento elaborado na contemporaneidade. A Revista Opara contará também com uma versão impressa, a ser lançada no final de março deste ano.

A edição está disponível no site da Faculdade: www.facape.br/revistaopara

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Notícias

Legislativo destaca ação das Cooperativas de Resíduos sólidos

Após participar do I Fórum Regional de Cooperativas de Resíduos sólidos ocorrido em 14 de janeiro, a vice presidente da Câmara Municipal Raquel Picelli faz uma análise sobre os assuntos abordados no evento e a atuação do poder público em questões relacionadas às cooperativas.

Raquel, que também é presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal destaca que o objetivo da reunião foi apontar mecanismos para que hajam ações integradas entre as cooperativas da região. Segundo a vereadora, o trabalho em conjunto fortalecerá o setor, poderá gerar mais renda aos cooperados e haverá uma maior atuação em relação ao meio ambiente.

Em Araraquara e São Carlos, as cooperativas que ultrapassam a marca de 100 toneladas recebem verbas da prefeitura, trabalharei para que Rio Claro também tenha esta conquista. Esta foi uma proposta apresentada no Fórum que acompanharei para seja implantada.”

“Em Rio Claro existe apenas uma cooperativa que é a Cooperviva e ela realiza um trabalho em Rio Claro extremamente importante. Eu acompanhei e apoiei a criação desta Cooperativa, por isso estou ciente da relevância dos serviços prestados e das necessidades que ainda existem.”

A vereadora Raquel Picelli ainda lembra que acompanhou e participou politicamente da construção de um novo barracão para a Cooperviva, entregue no ano passado pela prefeitura municipal. Ela colaborou para que as reivindicações e pedidos dos cooperados fossem encaminhados ao poder Executivo e cobrou do órgão ações que beneficiassem a cooperativa.

“Assim como participei do inicio da Cooperviva e da construção de um espaço mais adequado, também estou acompanhando outras ações que podem contribuir para o crescimento da cooperativa. Desta forma, estive no Fórum Regional de Cooperativas de Resíduos Sólidos e pude verificar alguns pontos que podem ser implantados em Rio Claro.”

Para a vereadora Raquel Picelli oferecendo mais respaldo à cooperativa a produtividade também acaba sendo maior. “Com o novo espaço a Cooperviva ampliou a cobertura dos bairros e consegue coletar mais materiais. Isto significa mais geração de renda e uma vida melhor para os integrantes da cooperativa. ”, avalia a vereadora.

Como presidente da Comissão de Meio Ambiente, a vereadora Raquel Picelli analisa que a cidade precisa ampliar os serviços de recolhimento de materiais recicláveis, número coletado ainda é pequeno e para ela reuniões como a realizada no Fórum de Cooperativas é fundamental para o desenvolvimento e crescimento do setor.

A Cooperviva coleta e destina à reciclagem 30% do lixo total. A vereadora defende que na próxima licitação do lixo seja ampliado o número de caminhões utilizados pela cooperativa. “A meta é que nos próximos anos Rio Claro tenha 70% da coleta seletiva.”

Fonte: Canal Rio Claro em 23/01/2012
 

Economia Solidária

Coleta seletiva vai abranger 55% de Ribeirão em oito anos

 
Coleta seletiva vai abranger 55% de Ribeirão em oito anosA PPP (Parceria Público-Privada) do Lixo prevê atender mais da metade da população com o serviço de coleta seletiva após oito anos. Em 2020, a previsão é que a cidade tenha mais de 750 mil habitantes. Os números fazem parte da meta que consta no projeto escolhido para a prefeitura fazer a licitação.

Atualmente, de acordo com os números do projeto que será apresentado à população em audiência pública em fevereiro, apenas 15% da população conta com o serviço porta a porta, o que gera 118 toneladas por mês, de acordo com dados de julho do ano passado. O número representa apenas 0,74% do lixo coletado na cidade.

O trabalho é feito por uma cooperativa. Segundo a proposta, em curto prazo (de um a quatro anos) é exigido que mais uma cooperativa seja formada para fazer o recolhimento do material.

"Hoje, praticamente não tem coleta seletiva e temos muitas reclamações", diz o secretário de Administração, Marco Antônio dos Santos.

De acordo com ele, as metas serão supervisionadas pela agência reguladora de saneamento básico, que será criada até maio, como antecipou A Cidade neste sábado (21). Se as metas forem descumpridas, a agência poderá até multar a concessionária.

Previsão para 20 anos

Em curto prazo, a previsão é que o serviço porta a porta aumente para 35%. Em médio prazo, de quatro a oito anos, o serviço precisará ser estendido para 55% da população.

Em longo prazo, de oito a 20 anos, o serviço terá que estar à disposição de 70% dos moradores de Ribeirão Preto - em 2032, a previsão é que a população do município já estará perto de 1,1 milhão de habitantes, segundo a proposta.
Se isso ocorrer, o lixo reciclável coletado representará 8,36% do total coletado na cidade.

Fonte: Jornal A Cidade / Foto: F.L.Piton - 07.jul.2011 / A Cidade em 23/01/2012
 

Notícias

Fundação Banco do Brasil entrega um caminhão a Piscicultura de São Miguel do Iguaçu
 
 
Fundação Banco do Brasil entrega um caminhão a Piscicultura de São Miguel do IguaçuO veículo, um caminhão Ford F4000, 0 km, modelo 2011, foi adquirido em parceria com a Fundação Banco do Brasil. Segundo Clóvis Ribeiro Filho, coordenador da DRS de São Miguel do Iguaçu, 496 produtores estão cadastrados e são beneficiários deste projeto hoje no município. “Este é um Projeto que iniciou em 2007 e tem como objetivo incentivar a produção de peixe de água doce, bem como, estimular o consumo, principalmente pelas crianças através da merenda escolar”.

Produção atual: A área de produção está estimada em 120 ha (lâminas/açudes) com uma produção de 180 toneladas ano. Nos 400 tanques redes a produção é estimada em 150 toneladas ano.

O deputado Elton Welter ao enalteceu essa parceria da Fundação Banco do Brasil e Projeto DRS com a produção de alimentos, lembrou que hoje existe um processo contínuo de formação, onde a sociedade consegue se inserir e extrair os benefícios das políticas públicas. “É assim que tem que ser. O Brasil está diferente por causa disso. E isto faz com que fique muito mais fácil de governar”, sintetizou.

Márcio Rockembach superintende do Banco do Brasil, ao falar aos produtores, lembrou da importância do cooperativismo, do associativismo. Segundo ele, todo este trabalho desenvolvido pelo Projeto DRS, não tem um cunho de filantropia, mas sim, um cunho de negócio. “Nós queremos que toda a comunidade ganhe e cresça fazendo com que a economia dos municípios se desenvolva e com isto o Banco do Brasil também cresce e ganha mais oportunidades de negócios. Essa é a filosofia: que todos possam ganhar com esse trabalho”.

“São muitos os pedidos que chegam até a Fundação e os recursos não são suficientes para atender a todos. E quando vamos analisar um Projeto, um dos principais fatores que analisamos é justamente esse envolvimento dos parceiros como estamos vendo hoje em São Miguel do Iguaçu”, concluiu. 

O prefeito Armando Luiz Polita destacou a iniciativa dos gestores do Projeto DRS, lembrando que a Piscicultura é um setor que caminha a passos largos, graças às parcerias de todos os setores envolvidos. “Se não houver as parcerias nenhuma entidade conseguirá atingir os seus objetivos”, adiantando inclusive que a Administração Municipal também é parceira da 4ª Festa do Peixe que acontece no próximo dia 01 de abril.

Logo após a entrega deste equipamento, todos participaram de um almoço na AABB – Associação Banco do Brasil, onde o cardápio teve como prato principal o peixe.

Fonte: Jornal O Farol em 23/01/2012

Notícias

Cooperviva sedia 1º Fórum voltado para a Política de Resíduos Sólidos

 
 
Cooperviva sedia 1º Fórum voltado para a Política de Resíduos SólidosA Cooperviva foi a sede escolhida para a primeira reunião do Fórum Regional de Cooperativas de Resíduos Sólidos no último sábado (14). A ideia surgiu da possibilidade de articulação entre as cooperativas de catadores de resíduos sólidos da região central do Estado que estiveram presentes no V ENFAC – Encontro Nacional de Formadores e Apoiadores de Catadores e Catadoras, que ocorreu em Assis de 3 a 5 de novembro de 2011.

Participaram da reunião as cooperativas Acácia (Araraquara), Coopervida (São Carlos), Coopereli (Limeira), Cooperviva (Rio Claro) e Reciclamp (Campinas). O principal foco das discussões foi a formação de uma rede de comercialização de resíduos sólidos entre essas cooperativas. “É muito importante termos conquistado nosso primeiro fórum para possibilitar a troca de experiências”, disse Inair Francisca da Rocha Marcelino (45), presidente da Cooperviva.

O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Ação Social, Sepladema, Centro Público de Economia Solidária de Rio Claro e São Carlos, Incoop - Incubadora de Cooperativas da UFSCar e Fundação Banco do Brasil.

Fonte: Jornal Cidade - Rio Claro em 23/01/2012

Notícias

Cooperativas aguardam liberação de recursos

 
 
Cooperativas aguardam liberação de recursosO governo federal anunciou na semana passada a liberação de R$ 200 milhões para refinanciar dívidas dos produtores rurais atingidos pela seca nesta safra.

Durante entrevista ao Bom Dia Paraná desta quinta-feira (26/02), o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, disse que o setor cooperativista aguarda com expectativa a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) no final da tarde de hoje, liberando esses recursos para que as cooperativas possam atender as demandas dos produtores cooperados. Segundo Ricken esses recursos são necessários, porém, ainda há necessidade de um volume maior para o setor. Assista no link abaixo a íntegra desta entrevista concedida pelo superintendente do Sistema Ocepar.
Fonte: Ocepar em 26/01/2012

Cooperativismo

Com livre admissão, Sicoob Crediforte quer dobrar capital social
  
 
Com livre admissão, Sicoob Crediforte quer dobrar capital socialTentando driblar a alta rotatividade do segmento bancário, que representava um entrave à adesão de novos associados, a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Bancários de Goiânia (Sicoob Crediforte) decidiu mudar para livre admissão.

A alteração foi aprovada em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada em 10 de janeiro. A diretora operacional do Sicoob Crediforte, Maria das Graças Cerqueira Silva, explica que a mudança acompanha a tendência do próprio mercado. “Hoje as pessoas não seguem mais carreira em bancos, como era comum antigamente. Até mesmo os concursados só trabalham no banco até passar em outro concurso, pois os salários não são mais tão atraentes. Tudo isso contribuiu para que optássemos pela livre admissão”, disse Maria das Graças.

Atualmente com 650 cooperados, o Sicoob Crediforte pretende atingir um quadro de mil associados até o final deste ano. A meta de aumento do capital social também é arrojada, com a expectativa de saltar dos atuais R$ 5,9 milhões para R$ 10 milhões. Para atingir esse objetivo, a cooperativa baixou a cota inicial de R$ 3 mil para R$ 200 para pessoa jurídica e R$ 100 para pessoa física. A participação dos cooperados na divulgação da cooperativa também é apontada por Maria das Graças como determinante para alcançar as metas propostas. “Nós vamos apostar nos nossos diferenciais, como a diversidade dos serviços, o atendimento personalizado e a isenção da manutenção da conta para chegarmos a essa meta. Por isso, as indicações de nossos cooperados serão nossa principal ferramenta de marketing nessa nova fase”, explicou a diretora.

Fonte: OCB/GO em 26/01/2012

Cooperativismo

Coopercon fecha 2011 com R$ 160 mi em negócios

 
Coopercon fecha 2011 com R$ 160 mi em negóciosO bom momento econômico, aliado à iminência de grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014, e programas habitacionais do governo, como o Minha Casa Minha Vida; faz surgir a cada dia novos canteiros de obras no Estado.

Na esteira desse cenário de aquecimento, as negociações da Cooperativa da Construção Civil do Estado do Ceará (Coopercon/CE) alcançaram R$ 160 milhões em 2011. O montante é 67% superior ao volume de recursos injetado pelas construtoras que integram o grupo em 2010 (R$ 96 milhões).

"Em âmbito nacional, somos a cooperativa pioneira, com 14 anos de atividades. Nosso modelo e know-how já foi levado a outros estados", comentou o presidente da Coopercon/CE, Marcos Novaes, ontem, durante café da manhã com a diretoria da cooperativa.

Concreto

No último ano, somente em concreto, as 76 associadas à entidade - e que respondem juntas por 80% do Produto Interno Bruto (PIB) do setor no Estado - negociaram R$ 33,4 bilhões (cifra 59% maior ante os R$ 21 bilhões operados em 2010). Houve um incremento de 33% no volume de metros cúbicos comprados.

A segunda maior aquisição de produtos em 2011 referiu-se a elevadores. Foram R$ 30 milhões despendidos para a compra destes equipamentos, contra R$ 15,1 milhões no ano imediatamente anterior.

"Tivemos um recorde nacional de compras coletivas com 261 unidades negociadas, um aumento de 158% em relação a 2010. No País, a partir de um grupo, não existe negociação nesse volume", afirmou Novaes.

Cimento em expansão

Importante insumo para a construção civil, o cimento registrou um volume de compras que alcançou R$ 7 milhões no ano passado. Em valores, as negociações de 2011 foram 140% maiores do que o montante de 2010 (R$ 2,9 milhões).

Apodi amplia mercado

Houve um aumento de 93% no número de sacos do material que foi vendido às construtoras cearenses cooperadas.

"Com a chegada da concreteira Apodi devemos ter condições de, em 2012, abastecer cerca de 50% do mercado cearense e mais os mercados do Rio Grande do Norte e Paraíba", observou o titular da Coopercon/CE.

Missão à China


No intuito de importar produtos a custo reduzido, porém com qualidade, a diretoria da cooperativa partirá em maio para a China, onde fará negociações diretamente com fabricantes durante a maior feira de construção civil do mundo, a Canton Fair, na cidade de Guangzhou.

No gigante asiático também visitarão algumas fábricas de porcelanato, elevadores, metais sanitários e elevadores de cremalheira (máquina segura para transportar trabalhadores pelos canteiros de obras).

Qualificação

Para minimizar a carência de mão de obra no mercado cearense, os empresários do setor reuniram-se e devem construir no decorrer deste ano o Centro Vocacional Tecnológico da Construção Civil.

O equipamento, que tem previsão para funcionar em fevereiro de 2013 tem por objetivo promover a capacitação de dois mil profissionais/ano para os canteiros de obras.

No terreno de 2 mil metros quadrados, doado pelo governo do Estado, será erguido um prédio de dois pavimentos, equipado com quatro laboratórios, cinco salas de treinamento, biblioteca, sala de vídeo conferência e auditório para 230 pessoas.
Fonte: Diário do Nordeste / Foto: Thiago Gaspar em 26/01/2012

Notícias

Exportação: Vendas das cooperativas de Goiás cresceram 174%.

Os dados das exportações das cooperativas brasileiras compilados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) mostram que o cooperativismo goiano teve um resultado bem superior à média nacional, apurando alta de 174% no ano passado. As vendas externas das cooperativas com sede no estado somaram US$ 42,5 milhões no ano passado (em 2010 fechou em US$ 15,4 milhões). Em volume, o crescimento desses embarques cresceu 60%, saindo de 46 mil toneladas em 2010 para 73,8 mil toneladas no ano passado. A pauta de exportações do setor no estado é liderada pelos complexos de soja, açúcar, carnes e café em grão. Os principais destinos no período foram China, Rússia, Espanha, Alemanha, França, Bélgica e Estados Unidos. Pelos dados da Secex, Goiás segue sendo o oitavo estado na pauta brasileira de exportações das cooperativas de agronegócio do país, atrás do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. (Com informações da OCB e MDIC)

Economia Solidária

Município de Careiro da Várzea começa a exportar peixe ornamental de cativeiro

Município de Careiro da Várzea começa a exportar peixe ornamental de cativeiro
 
A produção em cativeiro de peixes ornamentais no município de Careiro da Várzea, na região metropolitana de Manaus, iniciará em fevereiro a exportação de peixes ornamentais. No primeiro momento, o comércio de peixes ornamentais será realizado para o Pará, mas já existe expectativa para exportação internacional.

A exportação será por meio da Cooperativa dos Piscicultores e Aquicultores do Careiro da Várzea (Coopacarv), que há um ano e meio começou a atividade de piscicultura.

Na última sexta-feira, a Coopacarv, que possui 31 associados, recebeu o Certificado de Regularidade do Sistema OCB/Sescoop-AM (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas/Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Amazonas), que confere à ela o reconhecimento a nível regional.

O presidente da Coopacarv, Marcos Silveira, conta que aproximadamente dez mil unidades de peixe ornamental são capturadas por temporada (de agosto a janeiro), número este suficiente para atender o mercado.

O processo de comercialização do peixe para Manaus é realizado por uma empresa particular.

No entanto, segundo Silveira, já há interesse de empresas paraenses para a compra e comercialização dos peixes ornamentais.

Além dos peixes ornamentais, também há a produção de tambaquis, matrinxã e pirarucu, destinados ao abastecimento do mercado local. Por ano, são comercializadas 10 toneladas de tambaqui, conforme dados da própria Associação.

A entidade, desde o início da atividade, vem recebendo apoio da unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), no Careiro da Várzea.

O órgão desenvolve ações, como cursos, palestras e demais atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).

Fonte: ACRITICA.COM em 24/01/2012

Notícias

Copaccardio conclui acordo para retomar operações pelo Ipasgo

Copaccardio conclui acordo para retomar operações pelo Ipasgo
 
Em reunião com o Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo), realizada na última quinta-feira (19), os 16 cirurgiões cardiovasculares associados à Cooperativa dos Cirurgiões Cardiovasculares de Goiás (Copaccardio) decidiram voltar a atender os segurados do instituto.

As cirurgias estavam suspensas desde o início do ano passado, em função de divergências sobre a tabela de honorários. Pelo acordo, os cirurgiões terão uma correção média de 200% nos honorários das operações. Segundo o presidente da Copaccardio, Adélio Ferreira Leite, as negociações igualaram o valor das cirurgias do Ipasgo à tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), com a diferença de que os honorários dos anestesistas não estão incluídos, como ocorre no sistema público de saúde.

Segundo ele, esta categoria negocia diretamente com o Ipasgo, por meio da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas de Goiás (Coopanest). “Apesar de este valor ter ficado bem aquém das nossas reivindicações, conseguimos um avanço nessa negociação. Nós não fomos radicais nesse momento, pois precisávamos entrar em consenso, porque desde 1992 não tínhamos nenhum reajuste”, explicou Leite. Desde outubro, a cooperativa e o Ipasgo discutiam as bases para o acordo assinado nesta semana, que permitiu a normalização do serviço. Com a medida, dobra a capacidade de atendimento aos usuários do Ipasgo nesta especialidade. Existem cerca de 40 pacientes à espera do procedimento, que só vinha sendo feito pelos profissionais em casos de urgência e emergência.

Fonte: OCB/GO em 24/01/2012

Cooperativismo

Sescoop investe em promoção social

Sescoop investe em promoção social
 
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), dando continuidade à execução do planejamento estratégico do triênio 2010/2013,tem como foco em 2012 ações de sustentabilidade e qualidade de vida. Para assumir os trabalhos, chega à instituição nesta segunda-feira (23/1) a gerente de Promoção Social, Maria Eugênia Ruiz Barbosa, que assume a coordenação das ações com bastante empenho e motivação.

Para Maria Eugênia, a chegada ao Sescoop será uma oportunidade de avançar em uma área nova, extremamente importante. “Acredito muito na qualidade de vida e sustentabilidade como fatores motivadores, tanto para a vida profissional quanto pessoal”, diz.

Pela primeira vez, o Sescoop terá uma gerência específica voltada para assuntos de promoção social. Segundo a nova gestora, esta é uma oportunidade perfeita para priorizar as necessidades do sistema e garantir resultados positivos: “É bom desenvolver um trabalho desde o início, pois assim faremos a área crescer e caminhar moldada de acordo com as necessidades e perspectivas da instituição”.

Maria Eugênia, que é formada em Relações Internacionais, possui especializações nas áreas de gestão empresarial e marketing, entre outras, e vem de uma longa experiência no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Gerenciou projetos internacionais na área de desenvolvimento regional, onde adquiriu extenso conhecimento na proposição e implantação de políticas públicas visando o crescimento local.

Fonte: OCB/MS em 24/01/2012

Notícias

Cartão Coop amplia linha de seguros

Cartão Coop amplia linha de seguros
 
Por meio do cartão Private Label Coop Fácil, a Coop – Cooperativa de Consumo lança, a partir do dia 01 de fevereiro, mais uma modalidade de seguro: o Odontológico. A fim de oferecer aos seus cooperados um plano odontológico diferenciado, a Coop firmou parceria com o Banco Bradesco e a OdontoPrev, maior assistência odontológica da América Latina.

Este seguro, de acordo com o plano escolhido, oferece coberturas integrais ou coparticipação em consultas, urgências, restaurações, odondopediatria, radiologia, periodontia, cirurgias e endodontia, além de desconto de 50% na especialidade de prótese.

Segundo Maria de Lourdes Moreno, gestora do Cartão Private label Coop Fácil, este seguro pode ser adquirido por portadores ou não do cartão Coop Fácil e oferece também como vantagem a possibilidade da livre escolha de dentistas e clínicas não credenciais, com reembolso de despesas para procedimentos cobertos.

Sobre a OdontoPrev: Fundada em 1987, é líder nacional no mercado odontológico e a maior da América Latina, disponibilizando cerca de 16 mil cirurgiões-dentistas em todo o Brasil.

Sobre o Cartão Coop Fácil: Atualmente, a Coop possui, na base, mais de 400 mil cartões Coop Fácil, lançado em agosto de 2006, e os seus portadores contam há três anos com a possibilidade de contratar o Saldo Protegido e o Superprotegido. O primeiro deles é um tipo de seguro que quita ou amortiza o saldo a vencer do cartão Private Label Coop Fácil em caso de morte, desemprego involuntário e incapacidade física total temporária do segurado. Já o Superprotegido protege seu cartão em caso de compras indevidas decorrentes de furto, perda ou roubo do cartão, até o limite de crédito.

O cartão Coop Fácil também disponibiliza os seus usuários o seguro de Proteção Pessoal, de acidentes pessoais com cobertura de morte acidental, invalidez permanente ou parcial e, como diferencial de mercado, garante uma renda de internação hospitalar variável, de acordo com a escolha do segurado. Ele também concorre mensalmente a prêmios em dinheiro pela extração da Loteria Federal e a contratação pode ser pelo plano individual ou familiar, atendendo o cônjuge e os filhos do contratante.

 Outro seguro é Segurança Familiar, que garante toda assistência funeral em caso de falecimento do segurado ou de seus dependentes. O serviço encarrega-se de todas as providências para a realização do funeral, inclusive o translado do corpo e a locação de sala para o velório, entre outros itens. Garantia Estendida para os produtos eletroeletrônicos, Seguro Auto e Seguro Residência completam a linha de seguros do cartão Private Label Coop Fácil.

Sobre a Coop: É considerada a maior cooperativa de consumo da América Latina, possui mais de 1,520 milhão de cooperados e 29 unidades de distribuição, espalhadas no ABC, São José dos Campos, Sorocaba, Piracicaba, Tatuí e São Vicente. Fechou 2010 com faturamento de R$ 1,522 bilhão, registrou sobras (lucro) no valor de R$ 8,426 milhões e no ranking da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) figura na 13ª posição.

Fonte: Ocesp em 24/01/2012

Cooperativismo

Cooperartbutantan pede isenção de ICMS

Cooperartbutantan pede isenção de ICMS
 
O secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, Davi Zaia, recebeu em seu gabinete, no dia 17 de janeiro, representantes da Cooperartbutantan e da Ocesp. Com base no Decreto 55.556, de 11/3/2010, a presidente dessa cooperativa de artesãos voltou a solicitar isenção do ICMS. “Em novembro, recolhemos R$ 4.500,00 de ICMS, recurso que poderia estar melhorando a renda dos cooperados”, disse Marina Toledo, afirmando que a Cooperartbutantan se enquadra nas exigências para isenção.

O decreto citado acrescentou na isenção de ICMS cooperativas de artesãos e associações sem fins lucrativos que lidam com artesanato regional. A Cooperartbutantan desenvolve peças que divulgam a cidade de São Paulo. “São trabalhos que incluem fotos antigas e iconografia de São Paulo”, frisa a presidente.

Davi Zaia lembrou que a cooperativa já vem solicitando isenção há um bom tempo e se dispôs a encontrar uma solução para o caso, o mais rápido possível, em avaliação conjunta com a Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades).

Durante o encontro, Zaia lembrou também que 2012 é o Ano Internacional das Cooperativas. “Quero marcar este ano com um programa de qualificação para cooperados”, ressaltou o secretário.

Além de Zaia e da dirigente Marina, acompanharam a reunião a vice-presidente da Cooperartbutantan, Rose Gama, o gerente de Relações Institucionais da Ocesp, Julio Gushiken, e o assessor do secretário, Dario Melo.

Fonte: Ocesp em 24/01/2012
 

Cooperativismo

Exportações feitas por cooperativas de MT crescem 32%

Exportações feitas por cooperativas de MT crescem 32%
 
As exportações de produtos das cooperativas mato-grossenses fecharam o ano gerando renda de US$ 234,8 milhões. O valor é 32,06% superior ante 2010 quando os negócios atingiram US$ 177,8 milhões. Apesar do aumento na arrecadação, a quantidade exportada foi menor, registrando queda de 28,88%. No ano passado, atingiu 256.448.793 quilos enquanto em 2010 fechou em 360.588.800 quilos.

A explicação para essa diferença entre renda e quantidade enviada está no preço médio (contabilizado em dólar) dos produtos vendidos ao exterior que, neste ano, atingiu US$ 0,92/kg ante US$ 0,49/kg em 2010. Deste modo, houve uma valorização de 85,69%.

Os resultados obtidos no ano passado deixaram Mato Grosso em sexto na relação dos Estados com maiores negociações com o mercado internacional. Em primeiro aparece São Paulo, com renda aproximada em US$ 2 bilhões. O Paraná ficou em segundo, com US$ 1,9 bilhão. Minas Gerais (US$ 885 milhões), Rio Grande do Sul (US$ 363,5 milhões) e Santa Catarina (US$ 312,7 milhões) também ficaram à frente do Estado mato-grossense.

Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e apontam ainda que, somente em dezembro, os negócios feitos entre as cooperativas e os compradores internacionais somaram US$ 36,8 milhões, crescimento de 391,54% ante 2010, quando a balança comercial registrou US$ 7,4 milhões. No mês, Mato Grosso teve o quarto melhor desempenho.

Já as exportações das cooperativas brasileiras atingiram US$ 6,1 bilhões, crescimento 39,77% a mais em relação ao ano anterior, quando a balança comercial contabilizou US$ 4,4 bilhões. Foram 8.168.431.079 de quilos de produtos enviados a outros países, 3,63% em relação a 2010.
Fonte: Só Notícias/Karoline Kuhn em 24/01/2012

Cooperativismo

Faturamento da Cocamar cresce 26% em 2011

Faturamento da Cocamar cresce 26% em 2011
 
A Cooperativa de Maringá (Cocamar) cresceu 26% em 2011, para R$ 2,010 bilhões em faturamento, ante R$ 1,6 bilhões registrados em 2010, superando o avanço das demais cooperativas paranaenses, que tiveram expansão de 14%, informou a Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar).

Segundo o presidente da cooperativa, Luiz Loureno, o avanço era previsto pela companhia, visto que no planejamento estratégico elaborado para o período de 2011 a 2015 a meta definida foi de R$ 2 bilhões, com o desafio de atingir R$ 3 bilhões em 2015.

Para ele, o resultado foi impulsionado pela intensificação das atividades na região de Londrina. Desde 2010, a cooperativa atua com 24 unidades operacionais arrendadas da Corol. No total, a Cocamar possui 54 cooperativas e 10,8 mil associados.

A cooperativa registrou também recordes de recebimento de produtos e de vendas varejo e insumos agropecuários. No ano, as entregas de soja atingiram 950 mil toneladas, 4% a mais que em 2010.

O crescimento foi acompanhado também pelas entregas de milho (510 mil toneladas, +19%) e de laranja (6,8 milhões de caixas, +40%).

Já o varejo registrou faturamento de R$ 530 milhões, ganho de 47% sobre os R$ 360 milhões apurados no ano anterior. A comercialização de insumos atingiu R$ 350 milhões, crescimento de 52%.

Ainda de acordo com a Cocamar, o recebimento de café avançou pelo terceiro ano seguido, atingindo 290 mil sacas, 16% a mais que o contabilizado em 2010 (250 mil sacas).

Fonte: www.ultimoinstante.com.br em 24/01/2012

Economia Solidária

Parceria internacionaliza economia solidária

Parceria internacionaliza economia solidária

Uma experiência de integração produtiva entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai vai possibilitar a retirada de cerca de um milhão de garrafas PET, mensalmente, de circulação. A parceria resultou na construção de um centro de beneficiamento do material, sediado em Novo Hamburgo, e que deve começar a operar ainda no primeiro semestre de 2012.

A ideia, motivada pela visita do presidente uruguaio José Mujica ao Rio Grande do Sul em novembro passado, é promover a internacionalização da cadeia de economia solidária. Ao todo serão investidos R$ 4,1 milhões - R$ 3 milhões em aportes federais e R$ 1,1 milhão em contrapartida do Tesouro do Estado - na preparação de uma área de 600 metros quadrados, cedida pela prefeitura de Novo Hamburgo.

O empreendimento deve gerar 30 empregos diretos e mais de 500 novos postos de trabalho para catadores de polos nas cidades de Jaguarão, Santa Cruz do Sul, Novo Hamburgo e Canoas que concentrarão a coleta feita por recicladores gaúchos. O material arrecadado será triturado e transformado em flake. Em seguida, a substância é enviada ao Uruguai e recebe o tratamento necessário para a produção de fibras e retorna ao Brasil, onde outras cooperativas utilizarão a matéria-prima para a confecção de peças de vestuário, como blusas, saias, calçados e bolsas.

Para oficializar a parceria, o governo do Estado e os municípios envolvidos assinam hoje o contrato de instalação. O diretor de Apoio à Microempresa e Economia Solidária da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo de Novo Hamburgo (Sedetur), Ênio Brizola, diz que o prédio está em fase de conclusão e o processo de licitações para a compra de equipamentos deve começar nos próximos dias. “A iniciativa, além de ampliar as fronteiras da economia solidária é de vital importância para a autonomia dos trabalhadores, que passaram a integrar e gerenciar uma rede estruturada para contemplar todas as pontas da produção”, destaca.

O secretário da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Maurício Dziedricki, diz que o modelo de projeto é inédito. Ele classifica a iniciativa como um marco do setor e antecipa que será instituído o Conselho Estadual de Economia Solidária. “O objetivo da internacionalização é a formação de uma matriz de desenvolvimento dentro da economia cooperativa e solidária, um reconhecimento que já acontece na América Latina e na Europa. É um passo decisivo para que se criem forças produtivas necessárias para desvincular o Estado dos interesses especulativos, justamente, por meio do capital social”, defende.

O Rio Grande do Sul conta, atualmente, com 2,5 mil empreendimentos já mapeados e identificados como iniciativas econômicas, rurais e urbanas, em que os trabalhadores estão organizados coletivamente.

Fonte: Jornal do comercio em 26/01/2012
 

Notícias

Cooper Sol inicia trabalho em nova sede

Cooper Sol inicia trabalho em nova sede
 
A partir da próxima sexta-feira (27) os integrantes da Cooper Sol - cooperativa de catadores de lixo reciclável de São Roque realizarão suas funções em uma nova sede, integralmente adequada para a realização da triagem e beneficiamento de materiais recicláveis.

Segundo a Prefeitura de São Roque, por meio do Departamento de Bem Estar Social, as mudanças visam melhorar as condições de trabalho dos cooperados. “Nós vemos o quanto essas pessoas estão se esforçando para manter a cooperativa, então é uma alegria muito grande entregar esse novo espaço para eles”, conta a diretora, Ofélia Zuccala.

Além de melhorias no prédio, a nova central de triagem foi equipada com novos equipamentos, todos adquiridos pela Administração Municipal e doados à cooperativa. “Foram adquiridos uma prensa e esteira, novos carrinhos para o transporte e manejo dos materiais e novas balanças. Pretendemos melhorar o rendimento da cooperativa, que é um projeto de geração de renda e inclusão social do governo municipal”, afirma Ana Caldevilla, chefe da Divisão municipal de Assistência Social.

Além de custear a mudança, a Prefeitura promete continuar dando apoio total a cooperativa, ação desenvolvida desde a fundação da entidade através do custeio de todos os encargos operacionais.

A nova sede, localizada no bairro Marmeleiro possui área total de 7.500 metros quadrados e galpão com 800 m², banheiros exclusivos para homens e mulheres, refeitório e escritório, entre outros benefícios.

“Nosso desejo é proporcionar melhores condições aos catadores e a cooperativa, que por meio do trabalho de reciclagem contribuem diretamente para a preservação da nossa cidade”, afirma o Prefeito Efaneu, que faz um apelo. “A participação da sociedade é vital para que o processo de transformação social tenha sucesso. Portanto, vamos todos fazer a coleta seletiva de lixo”.

Fonte: Guia São Roque em 26/01/2012

Economia Solidária

Segurança alimentar e inclusão produtiva estão no foco do Fórum Social Temático

Segurança alimentar e inclusão produtiva estão no foco do Fórum Social Temático

Porto Alegre, 24 – A importância da segurança alimentar e da inclusão produtiva para a redução das desigualdades foi destacada na abertura da programação do Fórum Social Temático, nesta terça-feira (24), no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Os dois temas estão ligados diretamente à atuação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), representado na solenidade pela secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Maya Takagi. O fórum reúne ativistas de organizações da sociedade civil e representantes de governos de vários países até domingo (29), na capital gaúcha.

Em seu discurso, o governador Tarso Genro disse que a busca ativa de pessoas em situação de extrema pobreza para inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e a redução das desigualdades são respostas aos problemas brasileiros. Ele aproveitou a solenidade para assinar decreto instituindo 2012 como o ano estadual do cooperativismo. Tarso seguiu o exemplo da Organização das Nações Unidas (ONU), que escolheu 2012 como o ano internacional das cooperativas.

“É muito bom estar no início do Fórum Social, principalmente quando os primeiros temas citados são a segurança alimentar e o ano internacional do cooperativismo”, disse Maya Takagi. Ela ressaltou ainda que o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), José Graziano da Silva, também fez menção a temas relacionados às atividades do MDS. “Ele trouxe a pauta das compras públicas, das contas institucionais.” O MDS, acrescentou a secretária, é o gestor do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), política estratégica para impulsionar o cooperativismo.

Em sua primeira visita ao país na condição de diretor-geral da FAO, Graziano lembrou que o Brasil tem uma imagem positiva no cenário mundial. “Quero aproveitar essa imagem para alavancar o apoio mundial ao cooperativismo, meio de difundir as boas práticas, especialmente na agricultura familiar.”

De acordo com Graziano, o prazo limite para erradicar a fome no mundo é o ano de 2015. O Brasil, assinalou, teve avanços significativos na redução da pobreza, graças aos investimentos em programas de transferência de renda como o Bolsa Família – uma das estratégias do Plano Brasil Sem Miséria. Por isso, destacou, o país tem muito a ensinar a outras nações, “especialmente da África”.

Graziano citou o Programa de Cisternas e o PAA como modelos que a FAO pretende adotar em outros países, promovendo a compra de produtos da agricultura familiar para destinar à alimentação escolar, a exemplo do que é feito no Brasil.

Fonte: jornal dia dia em 26/01/2012

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Cooperativismo

Exportações de cooperativas sobem 39,8% e batem recorde em 2011

Exportações de cooperativas sobem 39,8% e batem recorde em 2011
 
As exportações das cooperativas brasileiras cresceram 39,8% em 2011 sobre 2010, atingindo R$ 6,175 bilhões, o maior valor registrado na série histórica desde 2005, segundo informou nesta quarta-feira o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Já as importações tiveram elevação de 29,6% no ano passado em relação ao ano anterior.O saldo da balança comercial das cooperativas terminou positivo em 2011 em R$ 5,819 bilhões, 40,4% acima do registrado em 2010, com importações que somaram R$ 355,2 milhões.

Entre os principais produtos exportados pelas cooperativas destacam-se açúcar refinado (17% do total), café em grãos (13,6%), soja em grãos (11,3%), açúcar em bruto (11%), os pedaços e miudezas coméstiveis de frango (9,2%) e etanol (8,7%). Os destinos das vendas foram 133 países, principalmente, EUA (12%), China (11,9%), Emirados Árabes Unidos (8,5%) e Alemanha (7,2%). 

Fonte: terra em 20/01/2012

Notícias

Escolas estaduais da Bahia terão produtos da agricultura familiar na merenda


O assunto foi debatido nesta quinta-feira (19), no auditório da Secretaria de Agricultura, entre o superintendente da agricultura familiar da Seagri, Wilson Dias e representantes da Secretaria de Educação, diretores de escolas estaduais, o MDA, a UNICAFES-BA, a Agendha e as cooperativas.

A iniciativa atende ao disposto da Lei 11.947, que determina a utilização de no mínimo 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a alimentação escolar, através da compra de produtos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando os assentamentos de reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e as comunidades quilombolas, com um potencial de transferir para os Empreendimentos da Agricultura Familiar um valor de R$ 30 milhões em aquisição dos seus produtos. As informações são da Secretaria de Agricultura da Bahia.

http://www.gazzeta.com.br/escolas-estaduais-da-bahia-terao-produtos-da-agricultura-familiar-na-merenda/