sábado, 30 de julho de 2011

Cooperativismo

A importância do Conselho Fiscal

Em certo momento, há cerca de cinco anos passados, perguntou-me uma autoridade pública: quem fiscaliza a cooperativa? Minha resposta foi simples e objetiva? Os cooperados, através dos conselheiros fiscais. Sabe-se que, a partir da entrada em vigor da nova Constituição Federal, em outubro de 1988, restou fulminada a interferência do Estado no funcionamento das cooperativas, por força do comando expresso no inciso XVIII, no artigo 5º, da Carta Ápice.

A partir daí, o Conselho Fiscal das cooperativas passou a exercer, em sua plenitude, a fiscalização dos atos administrativos e operacionais das cooperativas, no limite das atribuições conferidas pela lei e pelo estatuto da sociedade. Assim dispõe o art. 56 da lei das cooperativas: “Art. 56. A administração da sociedade será fiscalizada, assídua e minuciosamente, por um Conselho Fiscal, constituído de 3 (três) membros efetivos e 3 (três) suplentes, todos associados eleitos anualmente pela Assembléia Geral, sendo permitida apenas a reeleição de 1/3 (um terço) dos seus componentes.”.

Com mandato anual – exceto às cooperativas de crédito, cujo mandato é de até 03 anos por força do art. 6º da lei complementar 130/2009 – a esse Colegiado compete exercer assídua e minuciosamente a fiscalização da cooperativa, utilizando, sobretudo, os documentos representativos da escrituração contábil. Há de ser dito ainda que, além dessas atribuições, o Conselho tem o dever de opinar, mediante lavratura de parecer, a respeito do balanço anual, conforme inciso I, do artigo 44, da Lei 5.764/71.

Ainda mais, o Conselho tem legitimidade para convocar assembleia geral, na forma autorizada pelo parágrafo 2º, do artigo 38, da Lei acima citada. Portanto, a saúde administrativa, financeira e operacional da cooperativa deve ser acompanhada e monitorada por seu conselho fiscal, no sentido de manter o funcionamento regular da sociedade, contribuindo para conferir tranqüilidade e segurança aos seus administradores.

*Arinaldo Crispim é Assessor Jurídico.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Artigos científicos

COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: UMA NOVA REALIDADE PARA A PRÁTICA DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA.


Este artigo tem por objetivo mostrar as novas exigências para a prática da docência universitária nas universidades e demais instituições de ensino superior do Brasil, visando a construção de um novo modelo de ensino-aprendizagem que priorize não somente a formação de profissionais, mas, também, a de cidadãos. Fazer uma reflexão sobre a importância da competência pedagógica do novo professor universitário, visando a disseminação e a produção do conhecimento ante atual conjuntura. Promover uma análise crítica sobre a prática da docência nas universidades e demais instituições de ensino superior que, em sua grande maioria, ainda, continuam utilizando práticas conservadoras, com enfoque no professor e no ensino, contrapondo-se à nova concepção da sociedade do conhecimento cujo enfoque está no aluno e na aprendizagem.



Cooperativismo

Dia C - O dia de cooperar

O Dia de Cooperar (Dia C) é uma iniciativa do Sistema Ocemg/Sescoop-MG que, com o apoio e a participação efetiva das cooperativas de Minas Gerais, tem o objetivo de promover e estimular a integração das ações voluntárias de todas as cooperativas, cooperados, colaboradores e familiares, em um grande movimento de solidariedade cooperativista.

O Dia C 2011 será realizado em 03 de setembro. Nesse dia, as cooperativas participantes, individualmente ou em grupo, desenvolverão em suas localidades um elenco de realizações sociais, na forma de projetos, atividades e iniciativas locais que, priorizando o trabalho voluntário, demonstrarão, mais uma vez, a capacidade e o empenho do setor para atuar socialmente.

NOSSA MISSÃO
Ajudar as pessoas a transformar suas vidas.

NOSSA AMBIÇÃOUm mundo mais justo com pessoas mais felizes.

http://www.minasgerais.coop.br/diac/o-dia-c/

Economia Solidária

Caravana Solidária nos campi do IFBA.

No dia 09 de agosto, a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia fará a 3ª Caravana Solidária no Campus Salvador.
O projeto Caravana Solidária tem como objetivo disseminar nos campi do IFBA as práticas do Cooperativismo Augestionário,do Associativismo, da Tecnologia Social e da Economia Solidária. Consiste numa série de eventos (palestras, minicursos,... oficinas de formação e exibição de filmes) destinados aos alunos, técnicos e professores do IFBA. A comunidade externa também participa do evento. Outra ação importante da Caravana Solidária é fomentar ações de incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) nos campi do IFBA.
A ITCP é um espaço dentro da instituição de ensino que se preocupa com a criação de Tecnologias Sociais produtos, métodos, processos ou técnicas construídas a partir da incorporação dos saberes e necessidades dos usuários e que, desse modo, possam promover a inclusão social dos mesmos
Dentro do IFBA, a ITCP, focando-se sempre nos princípios da Economia Solidária, também acompanha empreendimentos solidários como cooperativas e associações formados por costureiras, confeiteiros, prestadores de serviço e outras atividades que são assessoradas pela incubadora.
Durante todo o dia, acontecerá a Feira Solidária paralelamente às atividades da Caravana Solidária.
Programação: 09 de agosto (terça-feira)

9h30min – Abertura e credenciamento
10h – Palestra “Extensão Tecnológica , ITCP e Economia Solidária”
12h – Intervalo para almoço
13h – Clube de Trocas*
16h – Palestra “Extensão Tecnológica , ITCP e Economia Solidária”
19h - Palestra “Extensão Tecnológica , ITCP e Economia Solidária”
21h – Encerramento

O clube de trocas é um espaço solidário, onde as pessoas trazem produtos que não usam mais e trocam por moedas sociais. Estes produtos podem ser: livros, roupas, calçados, discos, bijuterias, quadros, entre outros (desde que estejam em boas condições de uso) e cada unidade deles equivale a 1 SOL (nome dado a nossa moeda social). No dia 09 de agosto, todos os produtos que foram recolhidos serão expostos na frente do Auditório, onde será possível trocar as moedas sociais por novos produtos, ou seja, quanto mais produtos você trouxer, mais você pode levar! O objetivo do clube de trocas é promover o valor de uso das coisas, o desapego material e o desenvolvimento sustentável, uma vez que as pessoas deixam de comprar para trocar. É uma experiência positiva e muito bem recebida por onde passa. Participe você também!
Traga seus produtos, troque por suas moedas e leve novos produtos para casa!O posto de trocas funcionará na ITCP (Pav. 7, na escada ao lado do elevador) nos dias [...] das 14h às 18h.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Notícias

FACAPE estará presente em Feira de Negócios
Yuri Oliveira
Começa amanhã, 27/07, em Juazeiro - Ba, a 22ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada – FENAGRI, evento em que a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – FACAPE estará com stand divulgando seus serviços e ações desenvolvidas na educação do Vale do São Francisco.
Considerada a maior feira de fruticultura irrigada da América Latina, a FENAGRI irá debater os rumos do agronegócio na região apontando para temas como a comercialização, agroindústria, citricultura, valorização da agricultura familiar, agro e enoturismo, logística, transportes e ensino universitário.
A Fenagri ajuda a consolidar o desenvolvimento regional pela promoção e troca de informações e experiências entre empresários, produtores rurais, técnicos, pesquisadores, estudantes, instituições públicas e privadas.
 
O stand da FACAPE irá apresentar os cursos de graduação, os programas de pós-graduação e a estrutura da Autarquia Educacional do Vale do São Francisco – AEVSF, Instituição com 35 anos de contribuição para a melhoria do ensino superior regional. Além de conhecer os serviços oferecidos pela FACAPE, o visitante poderá participar de uma enquete eletrônica realizada através de uma lousa interativa, com posterior distribuição de brindes.
Na feira, o visitante poderá ainda participar de Rodada de Negócios, palestras, Minicursos, e dos Seminários sobre a Agroindustrialização na Bahia e no Vale do São Francisco; Seminário Desenvolvimento Sustentável da Citricultura no Vale do São Francisco e Seminário Regional da Vitivinicultura.
O evento acontece de 27 a 30 de Julho, no campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf, em Juazeiro, com eventos também sediados na Universidade do Estado da Bahia – Uneb.
ASCOM/FACAPE

Notícias

Qualidade de vida será abordado hoje no Programa Panorama Econômico.

Programa PANORAMA ECONÔMICO sob o comando do Prof. Dr. Genival Ferreira (http://www.genival.com.br/) abordará o tema: Qualidade de Vida. Hoje na rádio Ponte FM - 91.5 das 13 às 14h - Petrolina/PE.


segunda-feira, 25 de julho de 2011

Notícias

Cooperativa de Crédito lança campanha...

Visando a captação de depósitos a prazo, a FEDERALCRED Pernambuco lança campanha, sorteando, dentre os prêmios, um cruzeiro marítimo para Fernando de Noronha.  


http://www.federalcred.com.br/ultimas_noticias/?vCooperada=14&vCod=2016

domingo, 24 de julho de 2011

Notícias

Cooperativa de Consumo de Combustíveis é criada no Estado de São Paulo.

Até final do mês de outubro, a Coop – Cooperativa de Consumo deverá concluir a construção do primeiro posto de combustível da rede na cidade de Tatuí, distante 131 km de São Paulo. O posto será anexo à unidade de distribuição, localizada na rua XI de Agosto, 3045.
Segundo Edson Borréia, gerente de Negócios de Postos de Combustíveis da Coop, o investimento na construção deve girar em torno de R$ 1 milhão e abrirá 14 vagas diretas de emprego quando estiver em pleno funcionamento.
Esta construção não deverá passar do prazo de 90 dias, haja vista que a Coop já obteve licença da Cetesb, seu projeto de execução está protocolado na Prefeitura da cidade e o terreno encontra-se em fase de limpeza para terraplenagem.
“O posto ocupará uma área de 538 metros quadrados, com uma área total construída de 453 m2, sendo 305 m2 relativos à cobertura das bombas de abastecimento e 148 m2 à edificação de apoio. O terreno agregado à loja permitirá também a ampliação do número de vagas de estacionamento da unidade de distribuição de 250 para 300”, explica Borréia.
Quanto à bandeira, a Coop ainda não definiu qual será, porém seu nome deverá estar associado à qualidade e credibilidade no mercado. “Nos próximos meses, a Cooperativa também deverá ter algumas definições sobre a construção de postos de combustíveis em outras cidades onde possuímos unidades de distribuição”, antecipa o gerente.
Perfil da Coop: Possui atualmente 29 unidades de distribuição, localizadas no ABC, São José dos Campos, Sorocaba, Piracicaba, Tatuí e São Vicente e mais de 1,5 milhão de cooperados. Fechou 2010 com faturamento bruto de R$ 1,522 bilhão e registrou sobras (lucro) no valor de R$ 8,426 milhões, que estão sendo retornadas aos seus cooperados de forma proporcional às suas aquisições. No ranking da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) figura na 13ª posição.
A Coop possui ainda cartão Private Label Coop Fácil em parceria com o Banco Bradesco e uma linha de produtos de fabricação própria (Delícias da Coop), de marca própria (Coop Plus) e também marcas exclusivas por fazer parte da Rede Brasil de Supermercados – RBS.