sábado, 10 de setembro de 2011

Notícias

Governo abre novas fronteiras para instalação de pequenas vinícolas no Vale do São Francisco
Produtores e investidores gaúchos, que na década de 80 desbravaram o Oeste baiano, podem mudar também a face da região Norte do Estado, com uma nova onda de migração para o Vale do São Francisco. Na primeira quinzena de outubro, a convite do governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura (Seagri), um grupo formado por 50 investidores e produtores de uvas, sucos e vinhos do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, vem à Bahia para verificar in loco as oportunidades de investimentos no Vale.

Essa visita programada é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido há cerca de um ano pela Seagri, e que culminou no começo dessa semana, em Bento Gonçalves, com a apresentação feita pelo secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, aos conselheiros e diretores da Cooperativa Aurora, mostrando as oportunidades e vantagens de investimentos na Bahia.

O secretário reuniu-se também com o Conselho de Administração do Grupo Miolo, para discutir a ampliação dos investimentos do grupo na Bahia, e com a diretoria do Grupo Valduga. Na pauta, a indústria de sucos, geléias e espumantes que a Casa Valduga vai instalar em Juazeiro em parceria com a Special Fruit.

Economia Solidária

Mel produzido em Bodocó é certificado           
O Ministério da Agricultura concedeu o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF) à Associação de Apicultores de Bodocó, beneficiando com o ato 60 famílias que vivem da atividade. Isso porque, com o certificado, os apicultores poderão fracionar sua produção e comercializá-la para outros estados do país, ao invés de entregá-la a atravessadores – que até então ficavam com importante parte do lucro.

Este é o primeiro selo do tipo conquistado pela região do Araripe, maior produtora de mel do estado.

A conquista foi possível graças ao trabalho de consultoria gerencial e tecnológica realizado pelo Sebrae em Pernambuco. “Hoje temos uma equipe treinada para trabalhar dentro de um processo de produção para evitar a contaminação dos produtos”, afirma Romildo Menezes, coordenador da AAPIB. “Éramos rústicos e agora estamos organizados”, compara o apicultor.

Além do mel, os apicultores de Bodocó estão estudando a viabilidade econômica da produção de pólen em plena caatinga pernambucana, trabalho que também conta com a consultoria do Sebrae em Pernambuco. Os resultados até o momento são animadores. Enquanto a produção média por colmeia no país fica em 18g por dia, eles têm conseguido obter uma média diária de 50g por colmeia. Fundada em 1999, a Associação de Apicultores de Bodocó passou a ter o apoio do Sebrae em Pernambuco em suas atividades no ano de 2004. “Tivemos um avanço muito grande de produção. Saímos de 16 toneladas em 2004 para 70 toneladas de mel hoje”, revela Romildo.

Economia Solidária

8ª Festa da Mandioca movimenta Petrolina neste domingo


Com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar, estimular e divulgar a cultura da mandioca na região, ampliar canais de comercialização e valorizar a cultura local, a comunidade de Mudubim, a 76 km de Petrolina, realiza em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Petrolina, a 8ª edição da Festa da Mandioca, neste domingo (11), a partir das 9h.
Durante a festa, que já se tornou tradicional no sertão pernambucano, haverá apresentações culturais, exposição de produtos da agricultura familiar, sobretudo, da culinária e artesanato; além de palestras técnicas sobre produção agroecológica, dia de campo, shows artísticos e almoço com derivados da mandioca. O evento também conta com o apoio da Embrapa Semi-árido, Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Prefeitura Municipal de Petrolina e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.
Os produtos da mandioca utilizados na Festa são oriundos das comunidades de Mudubim, Cruz de Salinas, Volta do Riacho, Castanheiro II, Amargosa, Atalho, Buenos Aires, Icozeiro, Bom Jardim, Carretão, Cacimba do Bomfim, Pereiros, Rajada, Ilha do Massangano e Assentamento Mandacaru, que têm na mandiocultura sua principal fonte de renda.

Economia Solidária



BANCO DO EMPREENDEDOR - Fundo Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios de Petrolina

ANTECEDENTES
Com o entendimento de que o microcrédito é reconhecidamente um instrumento de política ativa de emprego e renda, a iniciativa busca promover o desenvolvimento econômico e social do Município de Petrolina, através do fortalecimento dos empreendedores de baixa renda;
O programa resulta da criação do Fundo Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios, política pública de inclusão do município de Petrolina através da Secretaria Municipal de Finanças em parceria com a Agência do Crédito;
Está inserido no âmbito das ações do PROGRAMA MUNICIPAL DE APOIO AOS PEQUENOS NEGÓCIOS.

OBJETIVOS

Implementar um programa no município, para conceder microcrédito orientado e adequado às atividades dos empreendedores por conta própria, de forma ágil, desburocratizada e acessível, auxiliando-os na sua consolidação e sustentabilidade, promovendo o resgate da cidadania e o protagonismo econômico e social de seus proprietários e suas famílias, com foco nos seguintes objetivos específicos:
Geração de emprego e renda;
Potencializar o empreendedorismo;
Contribuir para harmonizar o desenvolvimento local sustentável;
Promover a inserção social e econômica dos pequenos empreendedores;
Estimular a participação em formas alternativas de organização e orientação à formalização dos PE.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Notícias

Dia do Administrador é comemorado na FACAPE...

Em comemoração aos festejos alusivos ao dia do Administrador, a FACAPE, através do Colegiado do Curso de Administração, iniciou uma série mini cursos que ocorrerem durante todo o dia hoje, 09/09, a partir das 8h e se estenderá até 19h. O evento é totalmente gratuito e tem como público alvo aquelas pessoas que atuam em cargos de gestão dentro das organização localizadas no vale do São Francisco e região, além dos estudantes do cursos de Administração e demais cursos da instituição.

Portanto, confiram a programação abaixo e participem.

Dia 09/09/11 – Palestra Magna: “VISÃO ESTRATÉGICA; Para Uma Gestão Vitivinicola Competente, Numa Sociedade Globalizada”.
Local da Palestra: Auditório da FACAPE
Horário da Palestra: 20h às 21h:15min
Palestrantes: Prof. Dr.António João Coelho de Sousa (Universidade de Évora – Portugal) e Prof. MS.c. e doutorando em Administração de Empresas Pedro Jorge Pereira Ramalho (AEVSF/FACAPE).
Após a palestra será servido um coquetel para os presentes, bem como será lançado, com noite de autógrafos, o livro ESTRATÉGIA EMPRESARIAL: Setor Vitivinicola Brasileiro, Globalização e Empresas do /vale do São Francisco. O livro é da autoria dos palestrantes.
Cordialmente,
Adm.Antonio de Santana Padilha Neto/CRA/PE nº 8815
Coordenador do Curso de Administração – AEVSF/FACAPE

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Notícias

Agroindústrias vão impulsionar beneficiamento de frutas nos Perímetros Irrigados Fulgêncio e Brígida
A construção de duas agroindústrias nos Perímetros Irrigados Fulgêncio e Brígida, localizados nos municípios de Santa Maria da Boa Vista e Orocó, respectivamente, devem impulsionar beneficiamento de frutas na região. As obras custaram aos cofres do Governo do Estado de Pernambuco investimentos da ordem de R$ 650 mil. As informações são da Assessoria de Comunicação da Codevasf.

A construção dos empreendimentos agroindustriais dentro dos Perímetros Irrigados contou com a articulação da Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Petrolina (PE), para minimizar, a médio e longo prazo, os danos causados às plantações de banana pelas chuvas e fortes ventos que ocorreram no início de 2010, além de ampliar as alternativas de comercialização da produção.

De acordo com o gerente geral de Arranjos Produtivos Locais, Gabriel Maciel, da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), mais de R$300 mil serão aplicados na aquisição dos equipamentos. “O empreendimento é uma alternativa que visa aproveitar o excedente da produção e pretende, também, viabilizar a abertura de novos mercados”, explica Maciel.    

Economia Solidária

Conheça mais sobre o que é o Comércio Justo e Solidário!

- Entende-se por comércio justo e solidário“o fluxo comercial diferenciado, baseado no cumprimento de critérios de justiça e solidariedade nas relações comerciais que resulte no protagonismo dos Empreendimentos Econômicos e Solidários (EES) por meio da participação ativa e do reconhecimento da sua autonomia”. 

Objetivos do comércio justo e solidário:

Promover o desenvolvimento sustentável, a justiça social, a soberania, e a segurança alimentar e nutricional;
  • Garantir os direitos dos (das) produtores (ras) e consumidores (ras) nas relações comerciais;

  • Fortalecer a cooperação entre produtores –comerciantes- consumidores e suas respectivas organizações para aumentar a viabilidade, reduzindo riscos e dependências econômicas;

  • Promover a autogestão; equidade de gênero, étnica e de gerações;

  • Garantir a remuneração justa do trabalho,

  • A valorização preservação do meio ambiente, com ênfase na produção de produtos de base agroecológica e das atividades do extrativismo sustentável


  • Características do comércio justo e solidário:

    A existência de relações comerciais mais justas, solidárias, duradouras e transparentes;
  • A co-responsabilidade nas relações comerciais entre os diversos participantes na produção, comercialização e consumo;

  • A valorização nas relações comerciais, da diversidade étnica e cultural e do conhecimento das comunidades tradicionais.

  • A transparência nas relações comerciais, na composição dos preços praticados e na elaboração dos produtos, garantindo acesso a informação acerca dos produtos, processos, e organizações que participam do CJS.



  • Economia Solidária

    Banco do Empreendedor de Petrolina direciona ações para produtores rurais
    O Banco do Empreendedor de Petrolina, em sua segunda etapa, tem como principal foco apoiar os pequenos produtores e agricultores rurais da área irrigada de Petrolina. Na tarde desta segunda (05), o Assessor Especial de Finanças, Alvanílson Pires, acompanhado da equipe do Banco, participou de uma reunião com produtores rurais do Perímetro Irrigado Bebedouro para direcionar ações que busquem a aquisição de dois equipamentos para a colheita de feijão e milho.
    O Banco do Empreendedor de Petrolina é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Petrolina e a Agência do Crédito que é habilitada pelo Ministério do Trabalho, para oferecer acesso ao crédito orientado, ágil e sem burocracia, acessível e adequado aos micro e pequenos empreendedores de Petrolina. Nesta segunda etapa, o Banco ajudará cooperativas em avanços tecnológicos que auxiliam os avanços da colheita, como explica o Assessor Especial de Finanças, Alvanílson Pires. “Agora, temos a oportunidade de apoiar as cooperativas da área irrigada, no sentido de ajudar na aquisição de equipamento que vão auxiliá-los na colheita do feijão e do milho”, declarou.

    Os interessados em utilizar os empréstimos devem procurar a Agência de Crédito, localizada no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, de segunda a sexta-feira, nos horários de 7h30 às 12h e das 13h às 17h. Além do Centro de Convenções, o atendimento se estendeu para a sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), na Rua Valério Pereira, 515, Centro. Os documentos necessários são: Carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

    Notícias

    Campanha contra o uso de agrotóxicos

    Você sabia que todos os dias quando almoçamos e jantamos ingerimos uma quantidade enorme de venenos? Nossos alimentos estão contaminados porque as lavouras em todo o Brasil são pulverizadas com grande quantidade de agrotóxicos.

    O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo desde 2009. Mais de um bilhão de litros de venenos foram jogados nas lavouras, de acordo com dados oficiais.

    Os agrotóxicos contaminam a produção dos alimentos que comemos e a água (dos rios, lagos, chuvas e os lençóis freáticos) que bebemos!

    Mas os venenos não estão só no nosso prato. Todo o ambiente, os animais e nós, seres humanos, estamos ameaçados!

    Os agrotóxicos causam uma série de doenças muito sérias, que atacam os trabalhadores rurais, comunidades rurais e toda a população, que consome alimentos com substâncias tóxicas e adquire muitas doenças.A culpa é do agronegócio!

    Esse é o nome dado ao modelo de produção agrícola que domina o Brasil e o mundo. Esse jeito de produzir se sustenta nas grandes propriedades de terra (o latifúndio), uma grande quantidade de máquinas (que levam à expulsão das famílias do campo e à superpopulação das cidades), no pagamento de baixos salários (inclusive, trabalho escravo), muito lucro para as grandes empresas estrangeiras e na utilização de uma enorme quantidade de agrotóxicos.

    A expansão desse modelo de produção agrícola é responsável pelo desmatamento, envenena os alimentos e contamina a população.

    Ao contrário do que dizem as grandes empresas, é possível uma produção em que todos comam alimentos saudáveis e diversificados. A saída é fortalecer a agricultura familiar e camponesa.

    No lugar dos latifúndios, pequenas propriedades e Reforma Agrária. Desmatamento zero, acabando com devastação do ambiente. Em vez da expulsão campo, geração de trabalho e renda para a população do meio rural.

    Novas tecnologias que contribuam com os trabalhadores e acabem com a utilização de agrotóxicos Proibição do uso dos venenos. Daí será possível um jeito diferente de produzir: a agroecologia.

    Participe dessa campanha para acabar com os agrotóxicos!

    Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida

    terça-feira, 6 de setembro de 2011

    Notícias.

    I SEMINÁRIO DE COOPERATIVISMO DO VALE DO SÃO FRANCISCO.


    CONVITE

    O colegiado do Curso de Administração de Empresas, de Comércio Exterior e de Economia da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de  Petrolina – FACAPE convida  Vossa  Senhoria  para  o  do I SEMINÁRIO DE COOPERATIVISMO DO VALE DO SÃO FRANCISCO,  a ser realizado no dia 22 de setembro de 2011, às 19h no auditório da FACAPE. 

    Palestra: Tendências do Cooperativismo

    Palestrante: Prof. Dr. GILVANDO SÁ LEITÃO RIOS – UFRPE

    segunda-feira, 5 de setembro de 2011

    Notícias

    Professor da FACAPE lança livro...

    Encontra-se à disposição na livraria Cultura (www.livrariacultura.com.br) para comercialização, o livro A IMAGEM DO VALE: Reestruturação Agrícola e Mudança Social  de autoria de Celso Franca, professor de Sociologia da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais - FACAPE.

    O tema do livro, muito bem elaborado pelo autor, apresenta-se como um aporte metodológico para a busca da identidade primária do povo do semi-árido nordestino e aponta para um uso da cultura tradicional  como forma de controle populacional. O estudo inicia-se com um panoramo historiográfico e territorial do Vale do São Francisco, tendo como epicentro as cidades de Juazeiro, na Bahia, e Petrolina no Estado de Pernambuco.

    Celso Franca leva-nos a uma viagem dialética, traçando uma trajetória em que se descortina para nós a compreensão dos diversos fatores, que interferem na agricultura irrigada da região do submédio São Francisco.

    Portanto, divulguem e sirvam-se desta obra.

    domingo, 4 de setembro de 2011

    Notícias

    Jaguarari terá fábrica para beneficiar babosa

    O município de Jaguarari vai ganhar em outubro deste ano uma indústria para processar a Aloe Vera, planta conhecida popularmente como “babosa”. As folhas de Aloe Vera contém um tipo de gel utilizado pela indústria farmacêutica, alimentícia e cosmética. O anúncio da nova fábrica foi feito ao secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, pela diretora da empresa Jung Consult do Brasil Produtos Naturais, Soraya Oliveira Jung, e pelo assessor administrativo, Dirceu Vieira Saturnino, durante café da manhã organizado pelo prefeito de Jaguarari, Antonio Nascimento. O investimento é da ordem de R$ 400 mil e vai gerar cerca de 80 postos de trabalho.

    O secretário Eduardo Salles afirmou que a nova indústria e o fortalecimento da cultura da babosa será uma importante opção para a agricultura familiar do município e do Distrito de Irrigação de Ponto Novo, distante certa de 140 quilômetros de Jaguarari. “A integração da indústria com os produtores locais é muito importante”, disse ele. Segundo Dirceu Vieira, que coordena a implantação da indústria, a idéia não está descartada, mas os agricultores terão que passar por treinamentos e capacitação.

    A implantação da indústria de babosa será apresentada também aos secretários de Infraestrutura, Otto Alencar, e equipe, e também ao secretário da Indústria e Comércio, James Correia, durante audiências que serão solicitadas pelo secretário Eduardo Salles. Na pauta dos encontros, a demanda de energia da indústria, e os incentivos fiscais do governo, através do programa Desenvolve.

    Economia Solidária

    Produtores do Salitre criam Associação de Agroempreendedores da Acerola

    Ocorreu na última quinta-feira (01/09), a Assembléia Geral Extraordinária que criará a Associação dos Agroempreendedores da Acerola do Perímetro Irrigado Salitre. A convocação foi feita pela Comissão de Constituição da entidade, que reúne um grupo de produtores do distrito do junco, em Juazeiro (BA).
    O Edital de Convocação foi lançado no dia 12 de agosto e tem como pauta a eleição e posse da primeira diretoria da associação e a leitura e aprovação do Estatuto Social da entidade. O encontro acontece pela manhã no auditório da Codevasf, no canteiro de obras, localizado no povoado de Lagoa, no Distrito do Junco – Salitre.

    Atualmente cerca de 20 produtores estão implantando a cultura da acerola no perímetro. Conforme dados da equipe de assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), mais de 18 hectares já estão sendo preparados para o cultivo. A acerola deve representar, segundo estimativas, aproximadamente 15% da área plantada no Salitre ainda nesta primeira etapa.

    Economia Solidária

    Doce de xique-xique de Petrolina é destaque no Agrinordeste 2011

    O xique-xique, um tipo de cacto nativo, já é usado como base para a produção de doces. O doce de xique-xique, produzido pela Associação dos Agricultores Familiares do Assentamento Mandacaru - AAFAM, em Petrolina, é uma das novidades apresentada na última sexta-feira, dia 02/09, na Agrinordeste, no Centro de Convenções em Olinda-PE.
    O evento contou com uma feira de produtos eminentemente pernambucanos e de fabricação artesanal. A feira movimenta ainda mostra de produtos derivados do leite (Show de Lácteos) e com um Concurso de Queijos, com os destaques anunciados no último dia. As empresas premiadas ganham selo de recomendação ao mercado.

    A AAFAM produz mais 11 tipos de doces a partir de hortaliças, frutas e legumes como cocada de cenoura, de beterraba, ou geleia de manga. São 70 famílias no assentamento, onde 17 delas estão envolvidas no plantio e colheita dos produtos. Para preparar os doces, um grupo de dez mulheres passou por treinamento e capacitação. Os 300 quilos semanais produzidos atende a uma demanda que lhes chegam sistematicamente. “A produção é entregue ao PAA – Programa de Aquisição de Alimentos do Ministério de Desenvolvimento Social e vai parar na mesa do restaurante popular de Petrolina, além de casas de atendimento filantrópico”, explicou Ozaneide Gomes, presidente da associação.

    Notícias

    Programa Um Milhão de Cisternas já construiu mais de 8 mil tecnologias no Araripe

    “Antes eu botava água em casa para cozinhar e beber duas vezes por dia. Agora eu não preciso mais me esforçar tanto, porque tenho minha cisterna aqui em casa. Hoje eu posso dizer que tenho água limpa: Água da minha cisterna”. São depoimentos como o de Dona Maria Gorete, da Comunidade Lopes II, município de Bodocó-PE, que ressaltam a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Articulação do Semi-Árido Brasileiro (ASA).
    Nos últimos dez anos a ASA já construiu 8.870 cisternas no âmbito do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) no Território do Sertão do Araripe, executadas pela ONG Caatinga, unidade gestora do programa na região. Só neste ano foram construídas 794 tecnologias de captação de água na região, com financiamento do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS) e Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

    Com a construção das cisternas de placas de 16 mil litros do P1MC, milhares de famílias agricultoras têm água suficiente, para beber e cozinhar no período de escassez das chuvas. O Programa atende prioritariamente famílias com renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo, que residam na zona rural e sejam chefiadas por mulheres.


    Notícias

    Palestra Tendências do Cooperativismo

    Em comemoração ao dia Internacional do Cooperativismo, A UNICAP em parceria com SESCOOP-PE realizou no dia 19/08 a palestra Tendências do Cooperativismo. O palestrante, Dr. Roberto Rodrigues, ex-ministro da agricultura, abordou a importância do agronegócio para o Brasil e das cooperativas para promover o desenvolvimento local.

    O evento foi considerado como atividade curricular complementar para os alunos do MBA em Gestão de Cooperativas da UNICAP. Kleber Ávila, professor do FACAPE e aluno do curso prestigiou o evento.


    1ª Reunião da Incorporação: Federalcred-NE

    31 de agosto de 2011
    1ª Reunião - Federalcre-NE_01
    Com o intuito de dar continuidade ao processo de incorporação da Federalcred PE e RN pela PB, houve a 1ª reunião conjunta da Comissão mista e dos Conselheiros das três cooperativas envolvidas.
    A reunião ocorreu no Recife Praia Hotel, no Pina, Recife, PE, às 14:30h.

    Foi definido o novo modelo de governança e a participação política de cada Estado. Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte terão participação no Conselho de Representantes, sendo 2 representantes de Pernambuco, 2 do Rio Grande do Norte, 2 da Paraíba e mais um Gerente Geral da Paraíba.

    Na ocasião ficou definido que o Sr. Freitas, presidente da Federalcred PB será o Diretor Geral e o Sr. Frederico França será o Presidente do Conselho de Administração.

    Em relação ao cronograma, ficou definido inicialmente o dia 28 de outubro para a realização da Assembléia Conjunta, sendo já estabelecido o dia 1º de novembro para o início das operações conjuntas.

    O macro-ambiente mostra que não há outra saída senão o crescimento acelerado das cooperativas de crédito e a forma de crescer sem perder a qualidade é utilizando-se das incorporações, que diminuirá a estrutura de back-office, dando maior ênfase no atendimento e prospecção dos sócios-cooperados.

    O ganho em escala será inevitável e necessário para sobrevivermos às intepéries que uma redução dos spread´s causará.

    Temos que transformar ameaças em oportunidades e esta será a tônica constante de uma administração moderna.

    No dia 30, aproveitando a presença dos Conselheiros dos 3 Estados, mais os Dirigentes e Gerentes da Central, houve uma reunião no Banco Central, onde foram tratados vários assuntos de interesse do Sistema Federalcred.