segunda-feira, 29 de abril de 2013

Notícias

Salles reivindica PAC Semiárido e pede máquinas perfuratrizes para consórcios municipais do Nordeste
 

(Petrolina – PE) – Ao participar nesta terça-feira (23) em Petrolina, na sede da Embrapa Semiárido, dos debates sobre a reestruturação produtiva do semiárido nordestino, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o secretário estadual da Agricultura da Bahia e presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Agricultura (Conseagri), engenheiro agrônomo Eduardo Salles, reiterou a reivindicação para que a presidente Dilma Rousseff lance o PAC Semiárido, destinando recursos não reembolsáveis para ações estruturantes e permanentes de convivência com o semiárido. “Não podemos nos enganar com as chuvas que estão acontecendo agora. A seca não acabou e vai acontecer todos os anos, em maior ou menor intensidade. Precisamos criar condições para produzir e viver com dignidade no semiárido”, disse o secretário.
 
Explicando que a proposta do PAC Semiárido está centrada na implantação de reserva alimentar de palma forrageira em cada uma das cerca de 1,5 milhão de propriedades da agricultura familiar do Nordeste, com recursos não reembolsáveis, e perfuração de poços artesianos e construção de pequenos barramentos nas comunidades para dessedentação animal, Eduardo Salles solicitou ao ministro do MDA, Pepe Vargas que defendesse a proposta junto à presidente Dilma e solicitou ainda a doação de máquinas perfuratrizes, com o conjunto de brocas, aos consórcios municipais do Nordeste, com o objetivo de acelerar a perfuração de poços e a oferta de água para os animais.
 
Salles lembrou que no início deste mês, em Fortaleza, a presidente Dilma anunciou um pacote de R$ 9 bilhões para serem utilizados em medidas de combate aos efeitos da seca no Nordeste, incluindo máquinas retroescavadeira, caminhão-caçamba, carro-pipa, pá carregadeira e motoniveladora, e afirmou que “é importante também que as prefeituras recebam máquinas perfuratrizes”.
 
“Os rebanhos do Nordeste estão se perdendo, e temos que ampliar as ações para minimizar os prejuízos”, disse o presidente do Conseagri, afirmando que com as perfuratrizes, as prefeituras podem cavar os poços com maior celeridade, aumentando o potencial de oferta de água, mesmo que salobra. Ele alertou que apenas as máquinas não adiantam, explicando que tem que ter também equipamentos sobressalentes, a exemplo das brocas, porque as prefeituras não têm recursos para comprá-las, acrescentando que “a doação desse tipo de equipamento é o sonho de todos os secretários de Agricultura do Nordeste”.
 
Fonte:
Ascom Seagri – 24 de abril de 2013
Josalto Alves – DRT-BA 931
71.9975.2354 – 3115.2794

Notícias

Região do São Francisco pode ser a maior exportadora de cortes especiais de caprinos e ovinos
  
 
Foto: Heckel Jr. / Imprensa SEAGRI
“Em breve, a Bahia será a maior produtora de cortes especiais de ovinos e caprinos para o mundo”. Com esta previsão, o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles deu as boas-vindas aos jornalistas que participaram do café da manhã de lançamento da 24º Fenagri e da 7º Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (Expovale), no restaurante baby-beef, em Salvador. O evento acontecerá entre os dias 14 e 19 de maio, no campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro.
 
Salles destacou o potencial da região para a ovinocaprinocultura, que já é a maior exportadora de frutas do Brasil. “A riqueza e a pobreza convivem próximas, mas agora vamos incorporar as duas atividades na mesma região, que apresenta condições ideais de solo, clima e disponibilidade de água em abundância para o desenvolvimento da agricultura de sequeiro, incluindo a terminação desses animais”, explicou.
 
O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho Cavalcante, disse que a junção dos eventos, que antes aconteciam separadamente, vai fortalecer o turismo da região e vender as potencialidades de Juazeiro para o mundo. “Estimamos que mais de 60 mil pessoas circulem pela Feira, que pode movimentar cerca de R$ 100 milhões”, disse.
 
O presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACCOBA), José Teodomiro Teixeira, destacou a importância do evento para a região. “É um momento oportuno para fortalecer a agricultura irrigada e a caprinovinocultura, integrando o pequeno ao grande produtor”, pontuou.
 
Entre os participantes do evento estavam o secretário de Agricultura de Juazeiro, Josival Barbosa; o chefe de gabinete da Serin; o chefe de gabinete da Seagri, Jairo Carneiro; Pedro Alcântara, o presidente da Faeb, João Martins; o representante do Sebrae, Lauro Muniz; o presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão do São Francisco (ACCOSSF), Marcos Rogério, o predidente da Adab, Paulo Emílio Torres; o diretor da EBDA, Marcelo Matos; superintendentes da Seagri: Jairo Vaz e Raimundo Sampaio, dentre outros integrantes da Secretaria.
 
Estrutura – O evento ocupa uma área de 20.000m², são 180 baias para exposição de animais (caprinos e ovinos), onde ainda haverá a realização de mini-cursos, workshops, seminários e leilões. A Fenagri/Expovale é a continuidade de um amplo e expressivo trabalho conjunto, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Juazeiro; Governo da Bahia; ACIAJ; ACCOSSF; Instituto Agrotecnologia; UNIVASF; UNEB; Embrapa Semiárido; IFBA; IF Sertão; FACAPE; Prefeitura de Petrolina; IRPAA; Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro; Instituto da Fruta; Sebrae; Codevasf; Banco do Brasil; Banco do Nordeste; dentre outros.
 
Mais informações estão disponíveis na página do evento: www.fenagriexpovale2013.com.br
 
 
Clique aqui para acessar a galeria de fotos do evento.
 
 
 
Fonte:
Assessoria de Imprensa 
Tel.:(71) 3115-2794 / 2767 / 2737
Site: www.seagri.ba.gov.br
E-mail: imprensa@seagri.ba.gov.br