sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Notícias

Novo reitor da Federal de Pernambuco é empossado

O novo reitor assina o termo de posse, observado pelo ex-reitor Amaro Lins (esq), pelo ministro e pelo secretário Luiz Cláudio Dutra (foto: Fabiana Carvalho)O ministro da Educação, Fernando Haddad, deu posse nesta quinta-feira, 6, ao novo reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anísio Brasileiro de Freitas Dourado. Eleito para mandato de quatro anos, ele sucede no cargo ao professor Amaro Lins.

Anísio Brasileiro Dourado é engenheiro civil pela UFPE e doutor em transportes pela École Nationale des Ponts et Chaussées, da França. Fez pós-doutorado no Laboratoire Téchniques, Territoires et Société (LATTS), associado à École Nationale des Ponts et Chaussées, à Université Marne La Valée e à Université Paris XI.

Anísio Brasileiro é professor associado da Universidade Federal de Pernambuco, na qual exerceu a função de pró-reitor de extensão. Participou do Comitê Gestor do Fundo Setorial de Transportes, representando a comunidade acadêmica, e representou o Brasil no Comitê Técnico Internacional do Congreso Latinoamericano de transporte publico y transito.

O foco da nova administração estará na atenção aos estudantes. “Nós queremos que os estudantes se sintam bem com cursos de graduação e pós-graduação de qualidade e a humanização do câmpus”, disse o reitor.

Anísio foi empossado em cerimônia que contou com a presença do ex-reitor Amaro Lins e do secretário de Educação Superior do MEC, Luiz Cláudio Dutra.

Assessoria de Comunicação Social
Palavras-chave: educação superior, UFPE
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17118:novo-reitor-da-federal-de-pernambuco-e-empossado-&catid=212&Itemid=86

Notícias

Governo investirá R$ 11 milhões em extensão no Centro-Oeste

A partir de 2012, as universidades do Centro-Oeste poderão contar com o auxílio do governo federal no valor de R$ 11 milhões para implementação do Programa Nacional de Extensão (PNEX). Marcelo Dourado, diretor Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), autarquia vinculada ao Ministério da Integração Nacional, apresentou a proposta no IV Seminário de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste (Serex), realizado nos dias 4 a 7 de outubro, na UnB.

http://www.editoraatlas.com.br/Atlas/webapp/Jornal/34/10.html

 

Economia Solidária

Buscador Solidarius: mapeamento e divulgação de produtos e serviços da economia solidária
Buscador Solidarius: mapeamento e divulgação de produtos e serviços da economia solidária 
 
Com grande alegria informo que já está disponível a versão atualizada do Buscador Solidarius para mapeamento e divulgação de empreendimentos, produtos e serviços de economia popular e solidária. Esta versão traz novas funcionalidades para facilitar a organização de redes de economia solidária

Ao realizar-se uma pesquisa geral, o Buscador Solidarius cruza todos os dados de produtos, insumos e resíduos de até quatro mil empreendimentos por vez e apresenta sugestões de conexão de rede entre eles, listando por ordem de conexões possíveis os itens que são mais produzidos, demandados e descartados no território ou na rede pesquisada - seja para compras e contratações solidárias, seja para comercialização e logística solidária, seja para remontagem de cadeias produtivas ou para organização de intercâmbios solidários entre as iniciativas.

Ao clicar sobre uma das sugestões apresentadas, ela é desdobrada em nova busca por cadeia produtiva informando todos os empreendimentos que oferecem, demandam, consomem ou descartam aquele item, no âmbito da rede colaborativa ou do nível territorial pesquisado.

A pesquisa pode ser filtrada tanto por quem valida a informação (por exemplo, SIES, Fair Trade Federation, etc), como também pelas redes das quais a iniciativa faça parte, ou ainda pelo nível territorial desejado (que vai de um país a um bairro) bem como pelo ano de publicação da informação.

Assim cada qual pode filtrar os resultados considerando os critérios que considerar melhor e inclusive cruzar informações de mapeamentos diversos, realizados por atores governamentais ou não-governamentais em períodos diversos.

Outra ferramenta permite gerar projeções de demanda de consumo final para famílias por estados, municípios, regiões e Territórios da Cidadania.

Nesta ferramenta de cadeias logísticas, fazendo apenas a consulta geral para um determinado território, tem-se a lista completa de consumo mensal das famílias, ajustadas com meta-dados gerados pelo Solidarius a partir de dados do IBGE. Se algum produto for indicado, é gerada a demanda existente no âmbito pesquisado e igualmente todos os empreendimentos mapeados que produzem, consomem ou descartam aquele item. A projeção tanto pode ser feita por volumes consumidos quanto por valores gastos nesse consumo.

Outra ferramenta de busca permite encontrar planos de viabilidade de empreendimentos elaborados com a ferramenta de projetos do Solidarius e que tenham sido disponbilizados pelos usuários no Banco de Projetos.

Uma vez encontrado o projeto, você pode clicar sobre ele para copiá-lo para a sua área reservada e então abri-lo para edição, podendo ajustá-lo conforme sua necessidade.

Algumas Dicas de uso

Organização de Redes

Inclua no Buscador Solidarius os dados de cada empreendimento da rede. No campo rede, indique um código para ela. Informe esse mesmo código em todos os empreendimentos incluídos. Ao fazer a busca, use o código da rede como chave de pesquisa no campo rede. Serão sugeridas conexões apenas para os empreendimentos da rede pesquisada. Cada empreendimento pode incluir e atualizar seus dados a seu próprio tempo, ou uma pessoa pode incluir os dados para todos eles. Como for melhor para a rede.
Organização de Feiras.

Inclua no Buscador Solidarius os dados de cada feirante, informando seus produtos, insumos necessários para produzir e resíduos descartados. No campo rede, indique um código para a feira. Proceda do modo já informado no item anterior para realizar o diagnóstico de conexões de rede entre os feirantes. E durante a feira, com esse diagnóstico, é muito interessante fazer reuniões com os participantes que compram um mesmo insumo, que vendem os mesmos produtos ou que podem comprar ou fornecer entre si. Assim, de um dia de feira pode nascer uma rede para toda a vida.

Grupos de Trocas

O Buscador Solidarius tem agora uma ferramenta específica para grupos de trocas. Basta incluir os dados de cada participante, suas ofertas, demandas e descartes de resíduos. E informar o grupo de trocas ou as redes de que ele faça parte. Você pode usar tanto o nome da moeda social quanto do grupo como chave de identificação no campo rede. Se o participante está inserido em mais de um grupo ou rede, pode-se incluir os vários grupos e redes separando-os com ponto e vírgula.

Quando você fizer o diagnóstico de cadeia produtiva, apenas indique o nome da moeda social, do grupo ou da rede como chave de pesquisa no campo rede. O resultado será não apenas um catálogo com todas as ofertas, demandas e resíduos descartados pelo grupo, mas também um elenco de sugestões de conexões de rede entre os participantes. Se nenhuma chave for incluída, mas apenas for indicado como setor "Trocas", serão analisados em conjunto todos os dados dos grupos de trocas existentes na base de dados do Solidarius. A pesquisa também pode ser filtrada por regiões. Legal, né?

No momento atual ainda não há grupos de trocas inseridos na base de dados. Seria interessante fazer esse mapeamento, não é mesmo?

Essas ferramentas são de uso gratuito. Para incluir dados, basta fazer o cadastro de acesso no sistema e clicar em Buscador Solidarius, no menu inicial.

Fazemos o possível para oferecer o nosso melhor serviço, mas se falhas forem detectadas por favor nos informem pelo canal Comunicar uma Falha: http://www.solidarius.com.br/ajuda/comunicar_falha.php

Para comentários e sugestões, vocês podem usar o canal Fale Conosco. http://www.solidarius.com.br/ajuda/fale_conosco.php

Quem quiser colaborar no desenvolvimento ou na sustentação solidária do portal pode entrar em contato comigo pelo email: euclides.mance@solidarius.com.br

Solidarius, soluções inovadoras para Economia Solidária!

Praticando a economia solidária nós construímos um mundo melhor!

Veja aqui: www.solidarius.com.br/buscador/buscador.php

Fonte: Por Euclides Mance em 14/10/2011
http://www.cooperativismo.org.br/cooperativismo/noticias/noticia.asp?id=15827

Cooperativismo

Unicred Centro Pernambucana completa 18 anos e inaugura sede própria
 
 
Unicred Centro Pernambucana completa 18 anos e inaugura sede própria 
 
A Unicred Centro Pernambucana, hoje cooperativa de crédito de livre admissão de associados, completa 18 anos de fundação e inaugura no dia 14 de outubro a sua sede própria na Rua Saldanha Marinho, 34, no Maurício de Nassau, em Caruaru. A cooperativa foi criada em maio de 1993 e autorizada a funcionar pelo Banco Central em agosto do mesmo ano com a denominação de Unicred Caruaru. “Quando 35 médicos decidiram constituir uma cooperativa de crédito, contribuindo mensalmente com apenas R$ 39,00 para a formação do seu capital social, seria impossível imaginar que, em menos de 18 anos, ela iria se transformar numa empresa de grande porte, com seis agências e aproximadamente 3.840 associados”, recorda o diretor administrativo, Fernando Antônio, um dos fundadores da cooperativa.

Em permanente evolução, sintonizada com as tendências de gestão de uma governança cooperativista contemporânea, a cooperativa – de acordo com a vontade da maioria em suas assembleias e com aprovação do Banco Central do Brasil – abriu os seus quadros para todos os profissionais de saúde e agora, recentemente – passou a ser cooperativa de livre admissão de associados – ou seja – aberta para a cooperação de pessoas jurídicas e físicas aptas e adeptas da doutrina e princípios do cooperativismo. “Hoje, com ativos da ordem de R$ 48,4 milhões e uma carteira de crédito que ultrapassa R$ 38 milhões, pode-se perceber que foi uma escalada de vertiginoso sucesso, diante de todos os cenários econômicos enfrentados neste país e da pouca cultura do cooperativismo em nossa região. Foi com muita coragem, trabalho sério, determinação e transparência que construímos o maior patrimônio desta instituição financeira, que é a credibilidade e a satisfação que tem sido aferida entre os cooperados, colaboradores e usuários dos serviços da Unicred Centro Pernambucana”, frisa o presidente Aníbal Cantarelli.

Inauguração

No próximo dia 14 de outubro a Unicred Centro Pernambucana inaugura a sua sede própria, na Rua Saldanha Marinho, 34, no Maurício de Nassau, uma quadra abaixo do Shopping e Empresarial Difusora. “Vamos oferecer todos os serviços de uma agência bancária, com conforto, segurança e um amplo estacionamento. A nova sede foi construída em uma área de mil metros quadrados - de acordo com as normas exigidas pelo Banco Central para as instituições financeiras de grande porte”, destaca o diretor financeiro Alcindo Menezes. A Unicred Centro Pernambucana, além de Caruaru, possui agências em Gravatá, Garanhuns, Arcoverde e Serra Talhada, além de outro posto de atendimento no Centro Médico do Agreste. Com o seu acelerado ritmo de crescimento, a cooperativa segue contribuindo de forma significativa na geração de emprego e renda no Agreste e Sertão Central, financiando empreendimentos diversos, e facilitando o acesso ao crédito a uma grande parcela da população, com as melhores taxas de juros do mercado.

Fonte: Victor Vargas (assessoria de Comunicação) em 14/10/2011
http://www.cooperativismo.org.br/cooperativismo/noticias/noticia.asp?id=15828

Cooperativismo

Catadores de quatro entidades participam de capacitação para organizar o trabalho de reciclagem em Porto Velho 
 
 
Catadores de quatro entidades participam de capacitação para organizar o trabalho de reciclagem em Porto Velho 
 
A secretaria municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur) reuniu na quarta-feira, dia 12, no auditório da Biblioteca Francisco Meirelles, representantes das quatro associações e cooperativas de catadores de Porto Velho que atuam na reciclagem de resíduos. O treinamento, que abordou a conscientização sobre cooperativismo, foi ministrado pelo economista e professor universitário João Bosco, do Sebrae, entidade parceira da Semdestur, através do seu Departamento de Economia Solidária.

Catadores que atuam nas associações Catanorte e Ascavip, situadas na Vila Princesa, e também na Asprovel e Unidos Pela Vida, ambas da zona Leste de Porto Velho, aprenderam a elaborar um plano de ação para facilitar o trabalho junto aos galpões de reciclagem, onde os resíduos recicláveis são separados e organizados para serem comercializados. “Eles estão tendo uma oportunidade que nunca tiveram, de aprender a conhecer melhor seu próprio negócio”, salientou a chefe do setor de Economia Solidária da Semdestur, Ana Cristina Aguiar. Com os programas de incentivo à separação do lixo, mantidos pelo setor de educação ambiental da secretaria municipal do Meio Ambiente (Sema), a produção de materiais recicláveis deve aumentar muito na Capital nos próximos anos. Atualmente, quatro bairros da cidade já têm o lixo recolhido de forma separada.

Bosco, que participou da capacitação gratuitamente, colheu informações com os catadores para saber das dificuldades enfrentadas por cada um no seu ambiente de trabalho. “A intenção é se buscar soluções internas, num primeiro momento, e, mais tarde, soluções externas, através de parcerias”, explicou.

O catador Lourival Vieira, que atua na Ong Unidos pela Vida, explicou que seu trabalho busca preservar a natureza e o meio ambiente. “Fazemos isso com muito carinho, a cidade fica mais bonita, e ainda temos a oportunidade de gerar renda”, lembrou. Para Cleonice Almeida, também da Unidos, a capacitação ajuda a aproximar as quatro entidades, que precisam trocar experiências e iniciar um intercâmbio que irá promover melhorias no trabalho de todos. “É preciso se unir, sem nenhuma desavença. Estamos aqui por um propósito, vai ser melhor para todos”, explicou.

De acordo com Ana, a prefeitura quer estabelecer convênios para seguir oferecendo capacitações em 2012 para todos os setores da economia solidária. “Queremos agora trazer de São Paulo, o Carlos Antonio dos Reis, o Carlão, presidente da Ong Vira-lata, considerada a maior associação de Reciclagem do Brasil”, disse. Carlão virá a Porto Velho falar da sua experiência no comando da entidade, que saiu de um déficit de R$ 600 mil para obter lucro com o lixo reciclável em menos de dois anos. Todos os trabalhadores que participaram da capacitação na quarta-feira receberam um exemplar da Cartilha do Empreendedor, produzida pelo Sebrae e distribuída pela Semdestur.

Fonte: Portal Na Hora OnLine em 14/10/2011
http://www.cooperativismo.org.br/cooperativismo/noticias/noticia.asp?id=15824 

Economia Solidária

Programação de Economia Solidária e Comércio Justo e Solidário em Rondônia


Programação de Economia Solidária e Comércio Justo e Solidário em Rondônia 
 
Cerca de 60 empreendimentos da agricultura familiar e empreendimentos econômicos solidários de outros segmentos reuniram-se, de 06 a 09 de outubro, na Praça Madeira Mamoré, na capital Porto Velho, durante a Feira Estadual de Economia Solidária de Rondônia. O público conheceu a diversidade da produção da agricultura familiar, que ofereceu desde verduras e legumes orgânicos até material de limpeza e artesanato. Paralelo a Feira, momentos de formação com painéis sobre Produtos Orgânicos, Produtos Agroecológicos e Certificação pelo Sistema Participativo de Garantia.

Dentro da programação dos eventos de Economia Solidária, destacou-se, ainda, no dia 08 de outubro (sábado), o Seminário do Sistema Nacional do Comércio Justo e Solidário de Rondônia, uma realização do Instituto Marista de Solidariedade (IMS) e Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes / MTE), com apoio do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), Faces do Brasil e a parceria local da Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS).

O seminário contou com a participação de 35 pessoas, entre expositores e integrantes do Fórum Municipal de Economia Solidária de Porto Velho. Os participantes conheceram o histórico e a atual conjuntura do Comércio Justo e Solidário no Brasil e debateram as questões mais importantes para construção do Sistema no estado.

Já no dia 10 (segunda-feira), a assessora do IMS, Cláudia Lima, realizou visita e aplicação do questionário sobre o Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário (SCJS) no empreendimento Casa de Crioula, grupo selecionado em edital para compor o SCJS. Durante todo o dia foi construído o retrato da comercialização do empreendimento, especificando seus principais produtos e mercados. A visita estendeu-se ao ponto fixo da Casa de Crioula, situado no Mercado Cultural, no Centro de Porto Velho. No local, uma diversidade de biojoias, artesanatos, fitoterápicos e produtos alimentícios de empreendimentos econômicos solidários de Rondônia. A assessora visitou ainda, como última atividade, a oficina de produção de biojoias do empreendimento.

Fonte: Instituto Marista de Solidariedade em 14/10/2011
http://www.cooperativismo.org.br/cooperativismo/noticias/noticia.asp?id=15826 

Cooperativismo

Encontro reúne professores do Programa Cooperjovem
 
Encontro reúne professores do Programa Cooperjovem 
 
Nos dias 06/10 e 07/10, os professores do Programa Cooperjovem participaram de um encontro em Pesqueira/PE, que reuniu 120 participantes. Sob o tema: Cooperar para educar - repensando o papel do professor, os docentes discutiram pontos importantes do pensar educacional, preparando e apresentando trabalhos sobre a importância de se adotar diferentes linhas de pensamento na educação voltada para o cooperativismo. Eles produziram trabalhos em grupo e individuais, demonstrando as habilidades de desenho, de pintura, composição literária, canto, dentre outras, ao lado de exposições teóricas e exposições práticas.

No segundo dia, após a realização dos trabalhos em grupo, os professores assistiram à explanação do deputado federal Paulo Rubem, que é titular da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal e da Comissão que analisa o Plano Nacional de Educação. Na oportunidade, o deputado falou dos desafios existentes no âmbito da educação e frisou a relevância de eventos como o encontro: "Esse encontro é muito importante por duas razões: por trabalhar com o educador, o que reflete na formação dos educandos, e também por colocar como ponto de partida a experiência econômica do cooperativismo, que tem por trás de si a cooperação, a solidariedade, a construção coletiva", afirmou.

Foram realizadas no evento quatro palestras com Hamilton Werneck, professor e conferencista responsável pela moderação dos trabalhos em grupo:  Aula Cooperativa, Leitura Cooperativa, Avaliação Cooperativa e Realizando-se como Professor. “O evento foi gerado de cooperação contínua, o tempo todo, mesmo durante as palestras, e nos trabalhos de grupos que foram apresentados”, afirma Werneck, que focou em vários momentos a importância de se trabalhar com projetos: “Quando você trabalha com esse recurso, cada disciplina passa a ser um auxílio, passa a ser um recurso imediato para o projeto. E o professor passa a ser aquele elemento consultado para solucionar problemas que os projetos possam ter. O projeto toma a posição de gerador do processo. Na escola de hoje, a disciplina está no centro do processo e o projeto não existe. O aluno não consegue concretizar aquilo que ele aprendeu. Isso é muito desanimador para uma geração que é agitada, que é criativa e que exige rapidez na aplicabilidade de tudo que ela aprende”, concluiu.

O evento teve uma carga horária de 16 horas e reuniu professores dos seis municípios parceiros do Programa: Afogados da Ingazeira, Ingazeira, São José do Egito, Santa Cruz do Capibaribe, Jatobá e Pesqueira. Na oportunidade os professores receberam como material de apoio o livro Se você finge que ensina, eu finjo que aprendo, do próprio palestrante. O Programa Cooperjovem conta com 350 professores parceiros em  28 escolas da rede pública do Estado e atende a cerca de 12.000 alunos no Estado.

Fonte: OCB-PE em 14/10/2011
http://www.cooperativismo.org.br/cooperativismo/noticias/noticia.asp?id=15830

Cooperativismo

Aerotáxi recebe Registro Provisório 
 
 
Aerotáxi recebe Registro Provisório 
 
A Aerotáxi (Cooperativa de Transporte de Táxis Convencionais) recebeu, em 6 de outubro, o Registro Provisório da OCB/RJ. A entrega foi feita na sede do Sistema.

A Aerotáxi opera há 20 anos no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão). Hoje, tem um quadro de 188 cooperados e 26 funcionários.

Os veículos possuem quatro portas, ar-condicionado, seguro e são vistoriados diariamente pelo conselho de ética e disciplina da cooperativa.

A Aerotáxi oferece a seus passageiros que retornam ao Galeão, desconto de 20% nas corridas. Para os cooperados, uma das vantagens é o Fundo de Auxílio, que oferece tranquilidade no desempenho do seu trabalho.

Fonte: Leonardo Poyart - Montenegro Comunicação, Assessoria do Sistema OCB/Sescoop-RJ em 14/10/2011
http://www.cooperativismo.org.br/cooperativismo/noticias/noticia.asp?id=15831

Notícias

Assembleia da Fecoop/NE elege Malaquias Ancelmo como presidente
 
 
Assembleia da Fecoop/NE elege Malaquias Ancelmo como presidente 
 
 
Hoje (14/10) pela manhã, na sede da Federação dos Sindicatos e Organizações das Cooperativas do Estado do Nordeste (Fecoop/NE), foram eleitos os membros da diretoria, do Conselho Fiscal da federação, bem como os representantes do órgão junto ao CNCOOP.

Na oportunidade, foi eleito para a presidência da Fecoop NE, por unanimidade, o atual presidente da OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira, que, a partir de agora deve mobilizar os membros para a elaboração do planejamento da federação. A documentação necessária, a exemplo da ata com os novos nomes, seguirá para o cartório e, em seguida, para o ministério do Trabalho para formalizar a eleição. Estiveram presentes representantes das OCEs dos estados do Piauí, do Ceará, da Paraíba, de Sergipe e de Pernambuco, que também discutiram outros assuntos deliberativos.

Confira abaixo os nomes que irão representar a Federação junto ao CNCOOP:

Titular: Malaquias Ancelmo de Oliveira (OCB/PE)
Suplente: Frederico França (OCB/PE)

Titular: João Nicédio (CE)
Suplente: Frederico Joffily(CE)

Titular: José Pinto de Alencar (OCB/PI)
Suplente: Raimundo de Carvalho Noronha Araújo (OCB/PI)

Titular: André Pacelli (OCB/PB)
Suplente: João Feitosa Neto (OCB/PB)

Titular: José Milton de Almeida (OCB/SE)
Suplente:José Francisco do Nascimento (OCB/SE)

Fonte: OCB-PE em 14/10/2011
http://www.cooperativismo.org.br/cooperativismo/noticias/noticia.asp?id=15829

Notícias

 Mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social da UCSAL

A Universidade Católica do Salvador - UCSal, através da Superintendência de Pesquisa e Pós-Graduação - SPPG, apresenta à comunidade baiana o Mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social. Logo que foi implantado em 2005, o curso obteve o conceito 04 (quatro) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

O Mestrado é de caráter acadêmico e tem o objetivo de criar competências acadêmicas em planejamento da cidade e da região, realizando estudos interdisciplinares que inter-relacionam os fenômenos territoriais às questões sociais e ambientais, com ênfase nas formas de intervenção planejada, tendo em vista as
condições de vida no território.
 
Etapas do Processo Seletivo 2012

PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 01/09 a 10/11/2011
 
LOCAL E HORÁRIO PARA INSCRIÇÃO:
SECRETARIA DOS MESTRADOS
Superintendência de Pesquisa e Pós-Graduação - Av. Cardeal da Silva, 205 - Federação, CEP: 40.231-902, Salvador - BA
Horário de atendimento: 08:00 às 12:00h e das 14:00 às 17:00h
Telefone: (71) 3203-8967 / 8969
 
TURNO: matutino e vespertino. Nos primeiros dois semestres, o ideal é que o aluno disponha de três manhãs por semana, para cumprir os créditos em disciplinas.
A integralização dos créditos para a obtenção do título de mestre corresponde a 23 (vinte e três) créditos disciplinares e 12 (doze) créditos correspondentes à dissertação, totalizando 35 créditos.
 
 
ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO 2012:
Para ingressar no Mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social, o candidato deve participar do Processo de Seleção que constará de 02 (duas) fases.


A primeira fase compreenderá:
 
- Avaliação do anteprojeto de pesquisa;
- prova escrita: redação, sem consulta, sobre assunto a ser definido pela Comissão de Seleção, de acordo com a temática do curso; e
- Prova de língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol), constituindo-se de tradução livre, com uso de dicionário, de um texto de uma página sobre a temática do curso (com uso de dicionário).
 
 
A segunda fase compreenderá:
 
- entrevista individual dos candidatos aprovados na primeira fase, versando sobre o anteprojeto, interesses de pesquisa e motivos de opção pelo curso.
 
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
·     - duas vias do formulário de inscrição preenchido (veja aqui);
·     - duas cópias autenticadas do diploma de graduação obtido em curso de duração plena ou de graduação tecnológica devidamente registrado ou, excepcionalmente, certidão de conclusão de curso de graduação de duração plena ou de graduação tecnológica, regularmente autenticada, com a indicação da data de colação de grau;
·     - duas cópias autenticadas do histórico escolar do curso de graduação plena ou de graduação tecnológica;
·     - duas cópias autenticadas do Registro Geral de Identificação / RG;
·     - duas cópias autenticadas do CPF;
·     - comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 (cem reais);
·     - duas fotos recentes, 3x4;
·     - Curriculum Vitae, gerado na plataforma LATTES do CNPq (http://lattes.cnpq.br); e
·     - anteprojeto de pesquisa com, no mínimo, 6 (seis) e, no máximo, 10 (dez) laudas, apresentado em 3 (três) vias, sendo 01(uma) via com identificação completa e 02 (duas) vias sem identificação de autor, observadas as normas vigentes na ABNT e seguindo o formato sugerido pelo Programa, (clique aqui).
É vedada a entrega de quaisquer documentos encadernados (espiral e capa dura).
 
OBSERVAÇÕES
Os candidatos poderão formular seus pedidos de inscrição pessoalmente ou mediante Procuração ou ainda por correspondência registrada pelo sistema AR/SEDEX, contendo toda a documentação exigida no Edital, dirigidos à Comissão de Seleção do Mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social,  para o endereço indicado acima.


COORDENAÇÃO DO CURSO
 
INFORMAÇÕES:
 
Fone: (71) 3203 8968 ou Fax: (71)3203 8975
 
Recomendado pela CAPES

http://www.ucsal.br/download/atos_editais/Mestrado%20em%20Planejamento%20Territorial%202012.1.PDF

Notícias

Combate à extrema pobreza e segurança alimentar são temas de debate na UNICAMP.

O Plano Brasil Sem Miséria e as ações de segurança alimentar e nutricional serão discutidos no debate “Combate à extrema pobreza e segurança alimentar”, promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa), da Universidade de Campinas (Unicamp), nesta quinta-feira (13). Os representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) no encontro serão as secretárias de Segurança Alimentar e Nutricional, Maya Takagi, e para a Superação da Extrema Pobreza, Ana Fonseca.

O debate integra as atividades da Semana Mundial da Alimentação 2011 e da série Fóruns Permanentes Meio Ambiente e Sociedade. O fórum pretende discutir as mais recentes pesquisas na área de políticas de combate à pobreza e segurança alimentar e nutricional, que estão sendo desenvolvidas naquela universidade. Durante o evento, será lançada a terceira edição da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), elaborada pela Unicamp.

O encontro ocorrerá no Centro de Convenções da universidade, com início às 9h e término às 16h45. Divide-se em duas mesas, que tratarão das questões ligadas à pobreza urbana e rural.

Dimas Ximenes
Ascom/MDS
http://www.brasilsemmiseria.gov.br/noticia/combate-a-extrema-pobreza-e-seguranca-alimentar-sao-temas-de-debate-na-unicamp/

Notícias

 BRASIL comemora Dia Mundial da Alimentação com avanços em políticas de combate à fome.

Neste 16 de outubro, domingo, comemora-se o Dia Mundial da Alimentação. Em todo o planeta, mais de 180 países organizam atividades e se mobilizam a fim de reduzir a fome, que afeta 925 milhões de pessoas. Isso significa que não têm acesso à alimentação saudável, de qualidade, em quantidade suficiente e permanente.

A data, celebrada há 31 anos, marca o aniversário de 66 anos de criação da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A volatilidade e o aumento dos preços dos alimentos são apontados como grandes responsáveis pela insegurança alimentar em nível mundial e motivo de preocupação para a comunidade internacional. Por isso, este ano o tema é “Preço dos alimentos – Da crise à estabilidade”.
A união contra a fome se torna realidade quando Estado, organizações da sociedade civil e setor privado trabalham em parceria em todos os níveis para derrotar a fome, a extrema pobreza e a subnutrição. Exemplo disso dá o Brasil que, segundo estudo da organização não governamental Action Aid, pelo terceiro ano consecutivo é o país mais preparado na luta contra a fome. O levantamento se baseou na avaliação das ações de 28 países em desenvolvimento.

Segundo a Action Aid, o País conquistou essa colocação devido à combinação das políticas de proteção social, inclusão do direito à alimentação na Constituição Federal, criação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, apoio à agricultura familiar e o plano para adaptação a mudanças climáticas.
Segundo a FAO, o Brasil tem demonstrado, ao longo dos últimos anos, que é possível aliar crescimento econômico e redução da pobreza.
Linha da pobreza – Milhares de famílias brasileiras têm motivo especial para celebrar a data. Nos últimos anos, 28 milhões de pessoas ultrapassaram a linha da pobreza e 36 milhões entraram para a classe média. Com isso, o Brasil já superou o primeiro e principal Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que estipulou como meta para o mundo erradicar a fome e reduzir pela metade, até 2015, a extrema pobreza registrada em 1990.

Para esses resultados, contribuem as políticas sociais do Governo Federal e a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), que engloba 19 ministérios em ações que garantam refeição adequada, saudável e em quantidade permanente, a inclusão do direito à alimentação na Constituição Federal, a publicação do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e o convite à adesão dos estados ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).
Em 2011, o tema está sendo amplamente discutido em conferências municipais, territoriais e estaduais, todas preparatórias para a nacional, que ocorrerá de 7 a 10 de novembro, em Salvador, Bahia, com expectativa de presença de 2 mil pessoas.
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) coordena ações que asseguram às famílias transferência de renda e direito à alimentação. Entre elas, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que compra a produção da agricultura familiar e repassa às redes socioassistenciais e equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional; Restaurantes Populares, que fornecem alimentação a baixo custo e de qualidade; cisternas, que garantem água a milhares de pessoas no Semiárido; e o Bolsa Família, que transfere renda a 13,179 milhões de famílias em todo o País.

Para Maya Takagi, secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, é preciso assumir a realidade. “O Governo Federal reconheceu o tema como prioritário e chamou a sociedade civil. Avançamos na política, principalmente voltada para agricultores. Ampliamos a transferência de renda, com o Bolsa Família, e o acesso aos serviços.”
A primeira ação que garante a segurança alimentar, para a secretária, é o acesso à água. “A meta é construir cisternas para 750 mil famílias no Semiárido e a partir daí ampliar para outras regiões.”

Brasil Sem Miséria – Apesar de tantas conquistas, no Brasil ainda há 16,2 milhões de pessoas vivendo na extrema pobreza. Por isso, o governo criou o Plano Brasil Sem Miséria, que aperfeiçoa e amplia o melhor da experiência brasileira na área social. A proposta é retirar dessa condição a população mais vulnerável, rompendo o círculo vicioso da exclusão social. O plano busca elevar a renda familiar per capita e ampliar o acesso aos serviços públicos e às oportunidades de ocupação e renda.

Adriana Scorza
Ascom/MDS
http://www.brasilsemmiseria.gov.br/noticia/brasil-comemora-dia-mundial-da-alimentacao-com-avancos-no-combate-a-fome/

Economia Solidária

Governo Federal lança Brasil sem Miséria na região Sul. 

A presidenta Dilma Rousseff lança nesta sexta-feira (14), em Porto Alegre, o Brasil Sem Miséria no Sul. Com a presença de ministros, governadores, prefeitos, empresários, agricultores familiares e beneficiários dos programas sociais, serão anunciadas ações de inclusão produtiva rural e urbana, parcerias com os supermercados e inclusão digital.

No encontro, o Governo Federal, os governadores do Paraná, Beto Richa; do Rio Grande do Sul, Tarso Genro; e de Santa Catarina, Raimundo Colombo; e representantes das associações de municípios assinam termo de compromisso para retirar da miséria 716 mil pessoas. Estarão presentes os ministros Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome, MDS), Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário) e Mendes Ribeiro (Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Nos três estados, 61% da população mais pobre estão na área urbana. No País, a meta do Brasil Sem Miséria é atender 16,2 milhões de pessoas (4,3% delas no Sul), com transferência de renda, acesso a serviços públicos nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica, e inclusão produtiva.

Durante entrevista coletiva nesta quinta-feira (13), o diretor de Inclusão Produtiva do MDS, Luiz Muller, destacou que a assinatura do Pacto Sul cumpre o papel fundamental de integrar o desenvolvimento social com a geração de empregos. “Não existe inclusão social e superação da pobreza sem dialogar com o mundo do trabalho.”

Entre os acordos que serão assinados pela ministra Tereza Campello, está o de cooperação técnica entre o MDS e a Câmara Brasileira da indústria da construção (Cbic), que prevê a mobilização de 61 entidades em todo o País pra estimular a qualificação social e profissional do público do Plano Brasil Sem Miséria.

SERVIÇO

Lançamento do Brasil Sem Miséria na Região Sul
Data: sexta-feira (14)
Horário: 10h30
Local: Auditório da Assembleia Legislativa, Porto Alegre (RS)

Ascom/MDS
http://www.brasilsemmiseria.gov.br/noticia/governo-federal-lanca-brasil-sem-miseria-na-regiao-sul/

Cooperativismo

Campanha 'a gente pensa diferente' estreia em mídia nacional 
 
 
Campanha a gente pensa diferente estreia em mídia nacional


O Brasil está cheio de pessoas que pensam diferente. Pessoas que reciclam, que contribuem para o desenvolvimento de suas comunidades, que pensam no coletivo, que se preocupam com o meio ambiente e com o futuro das próximas gerações. Pessoas que buscam um estilo de vida diferente, onde a cooperação e a união são valores sempre presentes. É com este conceito que o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), maior sistema de cooperativas de crédito do país, lança a campanha nacional de divulgação do sistema.


Usando como ideia principal o conceito “a gente pensa diferente”, a campanha tem o objetivo de apresentar para a sociedade uma instituição financeira diferente, e reforçar o cooperativismo de crédito como uma alternativa ao modelo tradicional, onde o cooperado é dono do negócio, participa dos resultados e utiliza os serviços e produtos oferecidos pela entidade. “Nossa campanha é muito mais que uma simples campanha. É um manifesto. Um grande movimento. Juntos, vamos mostrar para todo o Brasil que o Sicoob é uma instituição financeira especial, feita para pessoas que pensam diferente”, afirma a gerente de Marketing do Sicoob Confederação, Andrea Hollebach Athayde.

Na mídia impressa, anúncios serão veiculados em revistas de circulação nacional. Será veiculado um spot em rádios nacionais e rádios locais e um VT terá exibição nacional. Foram criados ainda um hot site, agentepensadiferente.com.br, e outdoors serão colocados nas principais regiões do país.  

Sobre o Sicoob

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) possui 2 milhões de associados em todo o país e está presente em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal. O Sicoob é composto por 576 cooperativas singulares, 15 centrais de crédito e a Confederação Nacional de Cooperativas de Crédito do Sicoob (Sicoob Confederação). Compõe ainda o Sistema o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob), um banco comercial privado, sociedade anônima de capital fechado, cujo controle acionário pertence às cooperativas centrais, e que opera como provedor de produtos e serviços financeiros para as cooperativas. A rede Sicoob é a sexta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com aproximadamente 1.900 pontos de atendimento. As cooperativas inseridas no sistema oferecem uma ampla rede de serviços e produto para todos os associados e proporciona o acesso a recursos financeiros especiais para empréstimo, investimento e capital de giro, com taxas e juros mais acessíveis.


Cooperativismo

Cooperativistas do Amazonas tem Encontro 
 
 
Começa hoje, 14/10, o Encontro Anual do Cooperativismo Amazonense, que este ano será realizado no município de Presidente Figueiredo, distante de Manaus 107 quilômetros.

Oitenta representantes de cooperativas confirmaram presença no Encontro que está dividido em dois eventos: IX Encontro de Presidentes e Representantes do Cooperativismo Amazonense e III Encontro do Cooperativismo Agropecuário do Amazonas.

O Encontro será Hotel Iracema Falls e o translado para presidente Figueiredo será às 10h,  em ônibus fretado pelo Sistema OCB-Sescoop/AM, partindo da sede que fica no bairro da Cachoeirinha, zona Sul de Manaus.
 
Fonte: OCB-AM em 13/10/2011

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Cooperativismo

Agricultores familiares inauguram sede de cooperativa em Abunã
 
Era um sábado de sol como muitos outros, mas para os cooperados da Coopertap foi um dia simbólico e de festa. O evento contou com a presença dos cooperados e de diversas instituições parceiras de Tempo de Empreender Rondônia, um projeto do Instituto Camargo Corrêa (ICC) desenvolvido em parceria com o Sebrae e a construtora Camargo Corrêa. Todos vieram prestigiar a inauguração da sede oficial da cooperativa que representa para os agricultores familiares um grande passo em direção ao futuro empresarial em que serão capazes de armazenar em uma câmara fria os abacaxis que produzem e a comercializar, sem intermediários, a safra de seus produtos.

“Os últimos dias foram de grande esforço e empenho. Os cooperados tiveram que contribuir financeiramente, além de ajudar com a mão de obra da construção da sede. Muitos vieram de suas propriedades para trabalhar no mutirão de bicicleta ou a pé. A ação durou uma semana e nós daremos continuidade à obra nos próximos dias. Ainda falta finalizar as paredes, apesar disso estamos muito orgulhosos de termos construído tudo com recursos próprios em contrapartida aos benefícios que recebemos das ações de Tempo de Empreender”, explica a Diretora Administrativa da Coopertap, Sandra Pereira de Miranda.

Segundo Cristóvão Fernandes, representante do ICC, Tempo de Empreender é um dos investimentos sociais que a entidade realiza em diversos estados brasileiros. A inauguração da sede da cooperativa demonstra que os agricultores correspondem aos conhecimentos e aos incentivos que têm recebido ao longo dos 14 meses de atuação do projeto.

Osvino Juraszek, Diretor Administrativo-Financeiro do Sebrae Rondônia, ressaltou a importância do cooperativismo para a agricultura familiar e também da cooperação entre as entidades parceiras do projeto.

Após a inauguração os representantes das entidades parceiras presentes visitaram uma plantação de abacaxi onde os agricultores tiveram a oportunidade de explicar como é realizado o plantio e quais foram os novos conhecimentos adquiridos pela assistência técnica prestada através do projeto.

Parceiros

Tempo de Empreender Rondônia é uma realização do Instituto Camargo Corrêa, Sebrae, construtora Camargo Corrêa em parceria com Emater, Prefeitura de Porto Velho, Organização e Planejamento em Biodiversidade, Universidade Federal de Santa Catarina, Sescoop, Embrapa, Federação do Comércio, Federação da Agricultura, FCDL, Federação das Indústrias, Facer, Secretaria de Finanças de Rondônia, Sedam, Incra, Ibama, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal, Sedes e Semagric.
Fonte: Portal Rondonia Agora em 13/10/2011

Cooperativismo

Sicredi aposta em R$ 42 mi em movimentação financeira
 
 
Sicredi aposta em R$ 42 mi em movimentação financeira
 
 
A nova unidade da cooperativa de crédito Sicredi Noroeste Paulista, inaugurada na manhã de ontem no Centro de Catanduva, estima movimentação de R$ 42 milhões em seus primeiros meses de funcionamento. O valor será proveniente dos seus atuais quatro mil associados e vão fomentar a economia local.

A afirmação é de José Paulo Rodrigues, presidente do Sicredi, que aposta no modelo de cooperativas para apresentar à população uma alternativa ao atual sistema bancário. “Toda essa movimentação será investida e fomentará a economia de Catanduva, sem nenhum tipo de intermediário, como ocorre com o atual sistema bancário do país”, assegurou.

As novas instalações da agência em Catanduva vão garantir maior segurança aos clientes e usuários da cooperativa. Através das cooperativas de crédito do Sicredi, pessoas físicas ou jurídicas podem ter acesso a produtos financeiros como conta corrente, cartão de crédito, investimentos, seguros, além de facilidades como caixas eletrônicos e serviços pela internet. “Vamos oferecer todas as operações que os bancos convencionais oferecem, com a diferença que a movimentação financeira será aplicada em Catanduva”. A agência funcionará na Rua Alagoas, 104.

Fundada em São José do Rio Preto por um grupo de médicos, a cooperativa Sicredi, que possui aproximadamente quatro mil associados, é hoje uma cooperativa de livre admissão, ou seja, todas as pessoas e empresas da comunidade podem se tornar associadas.

O presidente da Central Sicredi, Manfred Alfonso Dasenbrock, explicou ainda que a estabilização do Real tem sido o fator responsável pelo crescimento das cooperativas de crédito.

“A estabilização da moeda torna o mercado altamente concentrado e competitivo. Mesmo com a mudança no Banco Central, que hoje é comandado por Alexandre Tombini, o foco foi mantido. Hoje, as cooperativas são as alternativas de concorrência ao atual sistema bancário no país”, explica.

O gerente do Sicredi em Catanduva, Ezequiel Marques da Silva, argumentou que 2012 será o ano do cooperativismo no Brasil. “Segundo a ONU, o cooperativismo será fundamental para o crescimento do país no próximo ano. É com base nisso que apostamos no crescimento da região de Catanduva”, disse, durante seu discurso.

Operações

O Sicredi opera em grandes e pequenos centros urbanos com 119 cooperativas de crédito e mais de mil pontos de atendimento em 11 Estados brasileiros. A sua organização em sistema através de cinco Cooperativas Cetrais, uma Confederação, um Banco Cooperativo e demais empresas ligadas, com atuação de forma integrada, proporciona ganhos de escala, fortalecimento da marca e maior competitividade.

Fonte: O Regional On-line - Catanduva em 13/10/2011

Cooperativismo

Coop completa 57 anos e tem crescimento superior à média do varejo paulista
 
 
Coop completa 57 anos e tem crescimento superior à média do varejo paulista
 
 
A Coop – Cooperativa de Consumo completa neste mês de outubro 57 anos de fundação e seu fornecimento de janeiro a julho apresentou crescimento real (descontada a inflação pelo IPS – Índice de Preços dos Supermercados) de 2,07% em comparação ao mesmo período do ano passado, percentual superior aos 1,48% registrado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS). 

A expansão no volume de negócios, segundo o presidente Antonio José Monte, foi impulsionada por diversos fatores e um deles refere-se ao fato da maioria de suas lojas estar instalada em regiões onde os índices de desemprego foram mais amenos. 

Outro fator que auxiliou no bom desempenho da Cooperativa foi o trabalho realizado  por meio do projeto Gestão de Cooperados, que consiste numa maior aproximação com os cooperados com ações e promoções  específicas, que proporcionam maior  fidelidade nesse relacionamento, com o incremento de R$ 22,6 milhões no faturamento total, somente nos sete primeiros meses de 2011. 

Para comemorar os 57 anos, a Cooperativa também lançou no último dia 1º de outubro sua campanha de aniversário com expectativa de elevar em 10% seu fornecimento: até 30 de novembro os cooperados poderão concorrer a diversos prêmios.

Serão mais de 155 mil brindes, 60 prêmios e sorteio de um automóvel Renault Fluence 0 KM. 

Desde o início do mês de setembro, a Coop está produzindo panetones de marca própria Delícias da Coop, cujo volume está projetado em 560 toneladas, cerca de 28% maior que a produção de 2010.

Para auxiliar no processo produtivo, foi necessária a contratação de mão-de-obra temporária de 35 pessoas, que trabalharão até o dia 20 de dezembro.

Os panetones são fornecidos nas versões 500 gramas e um quilo, nos sabores tradicional de Frutas, Chocolate e Floresta Negra, sendo este último apenas em caixas de 500 gramas. 

Perfil da Coop: Possui atualmente 29 unidades de distribuição, localizadas no ABC, São José dos Campos, Sorocaba, Piracicaba, Tatuí e São Vicente e mais de 1,5 milhão de cooperados.

Fechou 2010 com faturamento bruto de R$ 1,522 bilhão e registrou sobras (lucro) no valor de R$ 8,426 milhões, retornadas aos seus cooperados de forma proporcional às suas aquisições.

No ranking da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) figura na 13ª posição. 

A Coop possui ainda cartão Private Label Coop Fácil em parceria com o Banco Bradesco e uma linha de produtos de fabricação própria (Delícias da Coop), de marca própria (Coop Plus) e também marcas exclusivas por fazer parte da Rede Brasil de Supermercados – RBS.

Fonte: MP & Rossi Comunicações / Foto: Élcio Moreno em 13/10/2011

Cooperativismo

Palestra sobre Cooperativismo de Crédito teve a participação de acadêmicos
 
 
Palestra sobre Cooperativismo de Crédito teve a participação de acadêmicos
 
 
Os acadêmicos de Administração e Ciências Contábeis da UNIGUAÇU/FAESI (Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu) participaram da palestra sobre “Cooperativismo de Crédito como agente de desenvolvimento local” com o Sr. João Carlos Leite, fundador e atual diretor-presidente da Saromcredi (Cooperativa de Crédito de São Roque de Minas Ltda).

O palestrante apresentou a história da implantação da Cooperativa de Crédito do município de São Roque de Minas-MG e as principais ações desenvolvidas, de uma forma descontraída e agradável.

“O segredo principal da implantação de nossa cooperativa foi a organização e o trabalho. Ética, transparência e capacidade de organizar pessoas e ir além do que se imagina, também fazem parte do cooperativismo”, ressaltou João Carlos.
 
Aos acadêmicos, o palestrante lembrou que procurem conhecer bastante sobre cooperativismo de crédito porque nenhum país desenvolvido se desenvolveu sem dar atenção ao crédito cooperativo. “Ele é diferente do sistema de crédito tradicional que concentra a renda. Um país onde a concentração de renda é forte, o desemprego é menor”.
 
O palestrante João Carlos Leite ficou impressionado com a UNIGUAÇU/FAESI. “É uma faculdade bonita, aberta e dá ideia de ser muito democrática. Tive uma bela impressão”.

A Coordenadora do curso de Administração, Reinalda Blanco Pereira, enfatizou que os acadêmicos foram incentivados a participarem da palestra, porque na nossa região o cooperativismo de crédito é forte. “Temos vários estudantes que trabalham nesse setor e também serviu para orientar os futuros trabalhadores da área”.

Fonte: Jornal O Farol em 13/10/2011

Economia Solidária

A cadeia solidária do PET
 
 
A cadeia solidária do PET
 
 
As garrafas PET já são transformadas há algum tempo em sacolas, calçados, curtinas, muchilas e camisetas em cadeia que se desobra por várias etapas. Ela parte do recolhimento das garrafas e sua compactação. Na etapa seguinte, o material é lavado e picotado, processo conhecido por flake; transformado em fio e tecido logo a seguir e, finalmente, na confecção para o consumidor. Da etapa inicial à final, o valor agregado se multiplica por 30, explica a diretora da Secretaria Estadual da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Nelsa Fabian Nespolo. A partir de janeiro deste ano, as etapas vêm sendo coordenadas em cadeia binacional.

Cadeia de cooperativas

Os catadores gaúchos reunidos em cooperativas continuam fazendo a compactação do PET só que não o vendem mais a intermediários, mas a outras cooperativas. A primeira delas, que faz a transformação em fibra, é do Uruguai. De lá a fibra volta ao Brasil e vai a uma cooperativa de Minas Gerais, que faz o fio e o tecido, saindo de lá para as costureiras confecionarem os produtos ao consumidor.

Os polos de catadores

A meta da coordenação desta cadeia é organizar os catadores gaúchos em cinco polos regionais para assumirem também a etapa do flake, picotando o PET para posterior transformação em fibra, já agregando maior valor. Só que esta fase, explica a diretora Nelsa, encontra maiores dificuldades, porque exige mais recursos para compra de máquinas que atingem R$ 250 mil cada, ou R$ 1,25 milhão as cinco dos polos.

Fonte: Jornal do Comércio - Rio Grande do Sul em 13/10/2011

Cooperativismo

Programa de treinamento destaca Liderança Colaborativa
 
 
Programa de treinamento destaca Liderança Colaborativa
 
Gerentes e encarregados de setor da Cooperja fazem parte de um programa de treinamento denominado Liderança Colaborativa. Os encontros acontecem duas vezes por mês, sendo que os próximos acontecerão nos dias 19 e 20 de outubro. Quem conduz os trabalhos é Fabio Otuzi Brotto, mestre em Ciências do Esporte com foco em Jogos Cooperativos; Professor de Educação Física; Bacharel em Psicologia e; Facilitador Credenciado do "Jogo da Transformação" – InnerLinks (EUA) e Findhorn Foundation (Escócia).

As duas primeiras reuniões aconteceram nos dias 31 de agosto e primeiro de setembro. O palestrante abordou e continuará com o objetivo de estimular o desenvolvimento da Liderança Colaborativa, como um estilo de Gestão de Equipes e Organizações, por meio da Cooperação. Assim, será possível conciliar produtividade com bem-estar comum. Dentre os processos utilizados, destacam-se: Diálogo, Jogos Cooperativos, World Café, Dança Circular e Open Space.

De acordo com Brotto, para criar e realizar soluções cooperativas diante de desafios comuns é preciso desenvolver um conjunto de habilidades de relacionamento colaborativo, tais como: comunicação empática, confiança mútua, co-responsabilidade, criatividade e inovação compartilhada, liderança circular, cooperação. “Estas outras competências colaborativas essenciais para a realização de metas, solução de problemas e harmonização de conflitos na organização”, afirma o palestrante.

A psicóloga da Cooperja, Janaina Cibien explica que a Cooperja espera que com este programa de treinamento, suas lideranças desenvolvam todas as habilidades propostas para aumentar a qualidade do serviço prestado. “Atingiremos este ideal com harmonização do clima organizacional; propagação da cooperação como atitude e comportamento e; maior adesão e comprometimento com a cultura corporativa”, declara a psicóloga. O programa de treinamento deve continuar até o mês de novembro.

Fonte: Assessora de Comunicação - Cooperja em 13/10/2011

Cooperativismo

Sescoop/SP oferece 300 vagas para curso gratuito de inclusão digital
 
 
Sescoop/SP oferece 300 vagas para curso gratuito de inclusão digital
 
 
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP) oferece 300 vagas para o curso gratuito “Cooperativismo e Mundo Digital”. A proposta das aulas é proporcionar aos cooperados, empregados de cooperativas, familiares e comunidade, acesso a conhecimentos básicos de informática.

O curso tem carga horária de 46 horas dividida em dois módulos e a primeira turma começa no dia 19 de outubro. As inscrições podem ser feitas pelo site www.sescoopsp.org.br ou por meio dos telefones (11) 3146-6218 (com Cátia) ou (11) 3146-6230 (com Dirce). As aulas serão ministradas nas salas instaladas à Rua Cesário Galeno, 448/475 – Tatuapé – Metrô Carrão, e no Coletivo Digital, à Rua Cônego Eugênio Leite, 1.117 – Pinheiros.

Maria Ester Duarte, coordenadora de Formação Técnica do Sescoop/SP, explica que o curso tem por objetivo apresentar essa importante ferramenta para as cooperativas e a comunidade em geral. “Nosso intuito é estimular o uso da internet para acessar o sistema cooperativista, além de outras ferramentas de gestão, administração e formação, que estão disponíveis em nosso portal. A comunidade vai conhecer mais sobre cooperativismo e sobre o mundo digital como uma ferramenta de trabalho e conhecimento, possibilitando até mesmo a constituição de novas cooperativas”, ressalta.

O primeiro módulo do curso tem 30 horas/aula e contempla conceitos de cooperativismo, tecnologia da informação e comunicação, além dos desafios da tecnologia em tempos de globalização. A primeira fase vai explicar ainda sobre software livre, internet, redes sociais, aplicativos de suítes de escritórios e multimídia. No segundo módulo, com 16 horas, os instrutores vão desenvolver um projeto construído a partir das necessidades das cooperativas e da própria comunidade. “Uma cooperativa poderá, por exemplo, construir o seu site e assim potencializar o alcance dos seus negócios. Essa será a oportunidade especial para o desenvolvimento de projetos como este. ”, exemplifica Maria Ester.

Serviço

Cooperativismo e Mundo Digital
Início: 19 de outubro
Inscrições pelo site http://www.sescoopsp.org.br ou por meio dos telefones (11) 3146-6218 (com Cátia) ou (11) 3146-6230 (com Dirce)
Número de vagas: 300
Preço: gratuito
Locais: Rua Cesário Galeno, 448/475 – Tatuapé – Metrô Carrão, e no Coletivo Digital, à Rua Cônego Eugênio Leite, 1.117 – Pinheiros

Fonte: Ocesp em 13/10/2011
Sescoop/SP oferece 300 vagas para curso gratuito de inclusão digital
Sescoop/SP oferece 300 vagas para curso gratuito de inclusão digitalO Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP) oferece 300 vagas para o curso gratuito “Cooperativismo e Mundo Digital”. A proposta das aulas é proporcionar aos cooperados, empregados de cooperativas, familiares e comunidade, acesso a conhecimentos básicos de informática.


O curso tem carga horária de 46 horas dividida em dois módulos e a primeira turma começa no dia 19 de outubro. As inscrições podem ser feitas pelo site www.sescoopsp.org.br ou por meio dos telefones (11) 3146-6218 (com Cátia) ou (11) 3146-6230 (com Dirce). As aulas serão ministradas nas salas instaladas à Rua Cesário Galeno, 448/475 – Tatuapé – Metrô Carrão, e no Coletivo Digital, à Rua Cônego Eugênio Leite, 1.117 – Pinheiros.


Maria Ester Duarte, coordenadora de Formação Técnica do Sescoop/SP, explica que o curso tem por objetivo apresentar essa importante ferramenta para as cooperativas e a comunidade em geral. “Nosso intuito é estimular o uso da internet para acessar o sistema cooperativista, além de outras ferramentas de gestão, administração e formação, que estão disponíveis em nosso portal. A comunidade vai conhecer mais sobre cooperativismo e sobre o mundo digital como uma ferramenta de trabalho e conhecimento, possibilitando até mesmo a constituição de novas cooperativas”, ressalta.


O primeiro módulo do curso tem 30 horas/aula e contempla conceitos de cooperativismo, tecnologia da informação e comunicação, além dos desafios da tecnologia em tempos de globalização. A primeira fase vai explicar ainda sobre software livre, internet, redes sociais, aplicativos de suítes de escritórios e multimídia. No segundo módulo, com 16 horas, os instrutores vão desenvolver um projeto construído a partir das necessidades das cooperativas e da própria comunidade. “Uma cooperativa poderá, por exemplo, construir o seu site e assim potencializar o alcance dos seus negócios. Essa será a oportunidade especial para o desenvolvimento de projetos como este. ”, exemplifica Maria Ester.


Serviço


Cooperativismo e Mundo Digital

Início: 19 de outubro
Inscrições pelo site http://www.sescoopsp.org.br ou por meio dos telefones (11) 3146-6218 (com Cátia) ou (11) 3146-6230 (com Dirce)
Número de vagas: 300
Preço: gratuito
Locais: Rua Cesário Galeno, 448/475 – Tatuapé – Metrô Carrão, e no Coletivo Digital, à Rua Cônego Eugênio Leite, 1.117 – Pinheiros

Fonte: Ocesp em 13/10/2011

Notícias

Grupo associado a Cooperativa Paulista de Teatro apresenta peça em Portugal
Grupo associado a Cooperativa Paulista de Teatro apresenta peça em Portugal
Durante esta semana, a companhia, associada à Cooperativa Paulista de Teatro, Lá Vem o Rizzo apresenta seu espetáculo Quem é a Fofinha em dois festivais de teatro em Portugal.

A primeira apresentação foi realizada ontem, dia 10/10, na cidade de Maia, durante o ”Festival cômico da Maia”. Já no sábado, dia 15/10, o espetáculo entra na programação do 5º Ciclo de teatro Brasileiro de Arcos de Valdevez, na cidade de mesmo nome.

A peça, que tem direção e texto assinados por Ênio Gonçalves, em parceria com a atriz Beth Rizzo, aborda os problemas enfrentadas por Mada Lena (Rizzo), uma mulher com sobrepeso, fora dos padrões estéticos atuais, que, após sofrer uma decepção amorosa, invade uma sessão de terapia em grupo.

Ela acaba, então, conhecendo um terapeuta (interpretado por Ronaldo Barbosa) que a auxiliará em uma revisão de sua vida e na busca por respostas sobre sua verdadeira identidade.

“A peça, apesar de ser uma comédia, tem certo peso dramático por tratar de uma assunto muito sério, que é o dos preconceitos sofridos por pessoas que, de algum modo, não se encaixam nos padrões de beleza difundidos na sociedade”, declara Gonçalves. Segundo o diretor, a peça deve entrar em cartaz, em São Paulo, ainda neste ano.

Fonte: Cooperativa Paulista de Teatro em 13/10/2011

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Cooperativismo

Corrida do Cooperativismo movimenta a capital alagoana no final de semana
 
Corrida do Cooperativismo movimenta a capital alagoana no final de semana 
 
Um das paixões nacionais é o esporte. É por isso, que o Cooperativismo Alagoano realizará a 1ª Corrida e Caminhada do Cooperativismo no dia 16/10/2011, na orla da Pajuçara. Quem desejar participar pode inscrever-se diretamente pelo site:

www.corridadocooperativismo.com.br ou procurar uma das Agências das Cooperativas: JURISCRED, UNICRED, COMCRED e FEDERALCRED. As inscrições custam apenas R$30,00 e encerram-se no próxima dia 13/10.

O evento une a preocupação com o social, com a qualidade de vida e homenageia o Cooperativismo que está em ascensão no Estado, contribuindo para a economia local. Com o tema: “Quer Resolver? Eduque.”, o evento possibilita que todos reflitam sobre o papel da Educação para solucionar as mais diversas situações existentes na sociedade.

A Corrida de Rua é um fenômeno mundial, mas Alagoas é o primeiro Estado a ter este evento esportivo voltado para o Cooperativismo. Além disso, a Corrida e Caminhada do Cooperativismo possui outros diferenciais: Corrida de 5km e Corrida de 10km com premiação em medalha e em dinheiro para cooperados e não-cooperados; Caminhada com premiação em medalha; Premiação em dinheiro por categoria/faixa etária e Premiação em dinheiro e medalha para os portadores de necessidades especiais.E o último diferencial adotado foi a inclusão da corrida de 200m para o público infanto-juvenil.


O evento contará também com área de lazer para as crianças, serviços de saúde e muito mais. Dentre os benefícios que serão oferecidos aos participantes, destaca-se o fato de o TRE disponibilizar, no dia do evento, um atendimento exclusivo para o recadastramento biométrico na FITS.

A Corrida e Caminhada do Cooperativismo premiará com medalhas todos os participantes e com dinheiro o 1º colocado de cada categoria (faixa etária) e os 1º, 2º e 3º lugares da Classificação Geral.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones da Assessoria de Comunicação e Marketing da JURISCRED: 9999-9374/3036-2000 ou no site: www.corridadocooperativismo.com.br.

Fonte: Portal Primeira Edição em 11/10/2011
http://www.easycoop.com.br/cooperativismo/noticias/noticia.asp?id=15787

Cooperativismo

Coamo realiza leilão de veículos, caminhões e máquinas pesadas
 
 
Coamo realiza leilão de veículos, caminhões e máquinas pesadas 
 
No dia 17/10, a Cooperativa Agro-industrial Brasileira (Coamo) irá leiloar veículos, caminhões e máquinas pesadas, em virtude de um programa de renovação de sua frota e de seu parque industrial.

Ao todo, são 72 lotes localizados em Campo Mourão, no Paraná, entre os quais se destacam: 10 VW Gol 1.0 G3 2004/2004, 12 VW Gol 1.0 G3 2004/2005, 7 VW Gol Special 2004/2004, 4 VW Kombi 2004/2005, 7 Caçambas de calcário para Caminhão Truck Semag 1984/1984, Pá Carregadeira Volvo L70 2004/2004 e NoBreak Equisul GPL NB Enterprise Trifásico 3F 20KVA.

Os interessados em participar do leilão eletrônico, devem se cadastrar no site www.superbid.net e ofertar lances via internet até 17/10, às 11horas, data de encerramento do leilão.

As fotos e descrições completas dos lotes também estão disponíveis no site. Além do leilão eletrônico haverá pregão físico na Alameda Lorena, nº 800, no bairro do Jardins, na cidade de São Paulo.

Para mais informações os interessados devem entrar em contato com a central de atendimento da Superbid, através do telefone (11) 2163-7800 ou via e-mail: cac@superbid.net.

Fonte: Globo Rural On-line em 11/10/2011
http://www.easycoop.com.br/cooperativismo/noticias/noticia.asp?id=15789

Cooperativismo

Goiás: 'Balada Responsável' aumenta demanda por táxi na capital
 
 
Goiás: Balada Responsável aumenta demanda por táxi na capital 
 
A “Operação Balada Responsável” já está fazendo o goianiense programar um táxi na ida e volta aos bares da capital. Deflagrada no último dia 30 pelo Departamento Estadual de Trânsito em Goiás (Detran-GO) e Polícia Militar (PM), a operação consiste em realizar blitze nas imediações das principais regiões dos bares e restaurantes da capital para apertar o cerco da chamada Lei Seca. O diretor da Cooperativa de Trabalho dos Motoristas de Táxi do Terminal Rodoviário de Goiânia (Rodotaxi), Epitácio Rodrigues, disse que no último final de semana o aumento foi de aproximadamente 20% devido à grande quantidade de festas “open bar” (pagamento por consumo ilimitado de bebida) na capital. “No primeiro final de semana da campanha os nossos taxistas reclamaram muito, pois o movimento tinha caído justificado pela greve dos bancos e Correios e por ser final de mês. Os chamados na madrugada ainda são poucos e houve um aumento na quantidade de pagamento com cartão de crédito. Este final de semana o movimento foi intenso por causa dos shows”, afirma Rodrigues.

A Rodotaxi tem uma frota de 63 carros e 43 motoristas cooperados. O presidente da Cooperativa de Transporte em Táxi de Goiânia (Coopertaxi), Luiz Roberto Alves dos Santos Alves dos Santos, acredita que o número reduzido de carteiras apreendidas pode justificar o aumento da procura por táxis. Ele disse ainda que nos dias de maior movimento, quintas, sextas e sábados, a frota gira em torno de 60 veículos, 200% a mais que nos outros dias da semana em que rodam de 15 a 20 veículos. A diretoria da Coopertáxi percebeu um crescimento de 15% nas corridas durante a madrugada após a campanha, mas disse que isso ainda não significou um aumento na lucratividade. “Está ocorrendo uma adequação do mercado. Inclusive, implantamos paradas próximas aos principais bares e restaurantes da capital, facilitando o acesso de quem deixa o carro em casa por causa da bebida. O aumento começou a ser sentido. Se o governo permanecer multando e se a campanha continuar, com o tempo vai criando a demanda”, afirmou Alves dos Santos.

O presidente da Coopertáxi explica que, caso o aumento seja muito significativo, podem faltar táxi e que a o tempo de espera pelo carro vai virar rotina. Goiânia, segundo ele, precisaria de 200 veículos a mais para suprir a demanda de eventos da capital. “O número de carros para atender ligações quando tem algum evento grande na capital não é suficiente. Para sanar a falta de taxis a prefeitura deveria conceder mais alvarás”, explicou Alves dos Santos. A Coopertáxi tem hoje 80 motoristas cooperados e conta com a frota de 90 veículos. Em balanço preliminar da operação apresentado ontem (10) pelo Detran-GO, o número de motoristas autuados foi de pouco mais de 10% dos 1097 submetidos ao teste do bafômetro.

Fonte: OCB-GO em 11/10/2011
http://www.easycoop.com.br/cooperativismo/noticias/noticia.asp?id=15797