sexta-feira, 6 de julho de 2012

Cooperativismo

Dia Internacional do Cooperativismo: comemorações em todo o País

No Ano Internacional das Cooperativas, a comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo tem destaque em todo o território nacional.

O início foi a presença do tema cooperativismo na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), ocasião em que foi lançado um selo comemorativo ao Ano Internacional das Cooperativas – 2012, na Arena do Pavilhão Brasil, no Rio de Janeiro, no dia 21 de junho. O selo faz parte das ações do Mapa em homenagem ao Ano Internacional das Cooperativas, como 2012 decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU). A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos produzirá ao todo 40 mil unidades do selo comemorativo.

Para comemorar a data, a Caixa Econômica Federal lançou um bilhete especial para o sorteio da Loteria Federal. Os bilhetes, que podem ser encontrados em todas as casas lotéricas do País, trazem o logotipo criado pela ONU para celebrar 2012 – Ano Internacional das Cooperativas.

No Congresso Nacional, a exposição “Cooperativas constroem um mundo melhor”, que se encerra em 13 de julho, disponibiliza aos visitantes totens eletrônicos com diversificado conteúdo sobre cooperativismo, além de vídeos institucionais. No dia 6 de julho, sessão solene aberta ao público acontecerá a partir das 14h.

O Sistema Ocemg promove, no dia 8 de julho, em comemoração à data, a 1ª Corrida da Cooperação, com opção de caminhada de 3 km e de corrida de 5km e 10km. A participação é gratuita e a largada e a chegada serão na Praça Nova Pampulha. A meta é reunir 3.000 pessoas. A entrega do kit está condicionada à troca de dois quilos de alimentos não perecíveis (exceto sal e fubá). Toda a arrecadação será doada a instituições beneficentes da cidade. No pós-evento, os atletas inscritos ainda receberão uma medalha de participação.

Em Goiás, por exemplo, a homenagem veio na forma de evento na Assembleia Legislativa de Goiás, realizado no dia 3 de julho. Resultado de parceria com a Frente Parlamentar do Agronegócio com a OCB-GO, foi promovido um painel sobre cooperativismo, enfocando as questões regulatórias do setor. Além disso, no dia 7 de julho acontecerá um grande evento gratuito no Parque Flamboyant, com tendas, das 08h às 18h, mostrando uma vitrine de produtos e serviços das cooperativas e shows, das 18h às 22h, com a dupla humorista goiana Nilton Pinto e Tom Carvalho e o cantor e compositor Almir Sater e banda. Algumas das ações contemplam atendimento ao público, realizadas principalmente pelas cooperativas do ramo saúde (como Unimed Goiânia estará e Uniodonto Goiânia) e agropecuárias, que farão degustações de produtos na área de lácteos, mostrando suas marcas próprias em insumos agropecuários.

Além disso, as cooperativas de crédito exporão suas marcas e serviços diferenciados na área financeira e as cooperativas de transporte mostrarão seus serviços nos segmentos de cargas e pessoas, reforçando a campanha de educação para o trânsito que a Agência Municipal de Trânsito (AMT) de Goiânia realizará no local. Em parceria com a prefeitura, a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) realizará uma campanha de educação ambiental, incluindo uma exposição de objetos de decoração e móveis feitos de material reciclado. O Sistema OCB/SESCOOP-GO preparou um kit de mídia para as cooperativas que quiserem reproduzir o material promocional do evento

Em Santa Catarina, vários eventos

A Cooper A1, com sede em Palmitos, desenvolve atividades envolvendo os associados e a comunidade. Até o dia 11 de julho, juntamente com as Reuniões de Avaliação, são disponibilizadas aos associados palestras sobre o tema “Cooperativismo”. As palestras são ministradas pelo especialista em cooperativismo, professor Ney Guimarães, que divulga aos participantes a importância das cooperativas sustentáveis como ferramenta de desenvolvimento econômico e social. O professor enaltece os benefícios das cooperativas aos seus associados e os esforços destas entidades em fortalecer as comunidades onde estão inseridas através da organização e da democracia.
No dia 7 de julho, será desenvolvido, através do Programa Cooperjovem, a Gincana Cooperativa “Por um Mundo Melhor”. A atividade acontecerá no Núcleo Educacional Municipal (NEM) Aluíno Knapp, de Palmitos, escola onde o projeto piloto do Cooperjovem é desenvolvido na Cooper A1, e contará com diversas ações participativas e de cooperação. A gincana deverá envolver os alunos que participam do Cooperjovem e colaboradores da cooperativa.

Para trabalhar a essência do cooperativismo, a Cooperativa Central Aurora Alimentos e a Fundação Aury Luiz Bodanese promovem a campanha “Cooperando é possível”, também no sábado (7), das 9 às 15 horas, em frente a Catedral Santo Antônio, no centro de Chapecó. No evento, a comunidade será atendida com todos os programas e projetos da Fundação: Vivendo Saúde, Atitude Agora, Amigo Energia, Contação de História, Família é Tudo, Projeto Dança, Projeto Canto Coral, A Turminha da Reciclagem e Centro de Memória Fundação Aury Luiz Bodanese. Também serão disponibilizadas ao público diversas atrações, como mateada, pit stop da Kasinski, palestra sobre “Retratos da Cooperação”, orientação sobre cuidados no trânsito e apresentações de danças com o grupo “Vozes do Corpo” e da equipe da Ginástica Rítmica. Além disso, as crianças se divertirão com os brinquedos disponibilizados pelo SESI. Após a solenidade de abertura, as pessoas também poderão participar do “movimento cooperando é possível”, com os voluntários das Unidades da Aurora Alimentos e participação da Banda da Escola Marechal Bormann e dos Agentes de Trânsito da Prefeitura Municipal de Chapecó. Primeiramente descerão pela avenida Getúlio Vargas as motocicletas, e na sequência, os participantes com faixas e cartazes alusivos ao cooperativismo.

O Museu Hering, em parceria com a Viacredi (Cooperativa de Crédito Vale do Itajaí) e a Cooper (Cooperativa de Consumo do Vale do Itajaí), no dia 5 de julho, às 19h30, abriu a exposição “As cooperativas constroem um mundo melhor”, que vai até 12 de agosto, sendo que no dia 8 de julho, o cooperativismo será tema de mais um “Domingo no Museu”, um evento interativo, que vai envolver os visitantes em oficinas, jogos cooperativos e a peça teatral “A Floresta Encantada”. Este espetáculo, indicado para crianças, jovens e adultos, aborda noções e princípios cooperativistas e integra os programas socioeducativos das cooperativas. As atividades do Domingo no Museu são gratuitas (com vagas limitadas).

Ação focada
O sistema Sicredi, de maneira sistêmica, está veiculando a campanha institucional “Gente que coopera cresce”, com alusão aos números e adesão às cooperativas. Além disso, divulgou cases das diferentes centrais, que mostram a força de cooperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.