quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Notícias

Prefeito Domingos Sávio participa do lançamento do VinhuvaFest em Petrolina

Na última sexta-feira (19), o prefeito em exercício,Domingos Sávio Guimarães, acompanhado pelo Secretário Municipal deDesenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos, Luís Cláudio Dias,recepcionou a abertura da 7ª edição da Vinhuva Fest 2011 em Petrolina, um dosdestaques do enoturismo na região. A tradicional Festa da Uva e do Vinho érealizada desde 1999 pela prefeitura de Lagoa Grande/PE. Na noite delançamento, estiveram presentes também os 37 membros do Conselho Estadual deTurismo, além da prefeita de Lagoa Grande, Rose Garziera (PMDB).

Durante a apresentação do formato do evento deste ano, osconvidados falaram sobre o enoturismo na região e como captar recursos e buscarcada vez mais empreendedores. O prefeito em exercício, Domingos Sávio, passoutodo o dia acompanhado dos membros do Conselho Estadual de Turismo – Contur edo Secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, onde realizaram aquiem Petrolina a primeira reunião do órgão que é formado por representantes dediversos segmentos do turismo do estado. Aproveitaram, também, para conheceralguns pontos turísticos de Petrolina e Lagoa Grande.

O prefeito destacou a importância de Petrolina ter sidoescolhida para realizar o lançamento da maior Festa da Uva e do Vinho doNordeste. “Petrolina sente-se honrada em ser vizinha de Lagoa Grande e nossentimos muito feliz por estarmos lançando esta festa que engrandece ainda maiso enoturismo da região”, salientou. O prefeito aproveitou a reunião com osmembros do Contur e com o Secretário Estadual de Turismo para reivindicar amelhoria de alguns equipamentos para a cidade. “Apresentamos propostas comreivindicações concretas como a reforma e ampliação do Centro de Convenções,apresentamos também o projeto da Ilha do Vinho e o projeto de modernização doBodódromo e pedimos também pela conclusão da enoteca localizada em Lagoa Grandee sua ajuda para interceder ao governo da Bahia para a complementação dos 6kmque falta da estrada da Tapera”, destacou.

Segundo a prefeita de Lagoa Grande, Rose Garziera, a festaeste ano conta com inovações. “Com esse foco no agricultor, vamos promover o ISeminário sobre Agricultura Familiar, mostrando o caso de uma família que sócom tomate gera 32 produtos diferentes, e a Feira de Oportunidades – em queessas pessoas poderão desde negociar com empresários até comprar terras”,afirmou.

O Vale de São Francisco é a segunda maior região produtora de vinhos do Brasil e a  Vinhuva Fest, assim como acontece em outras regiões, tem como principal objetivo valorizar aprodução de uva, a maior geradora de trabalho e renda da região. A edição 2011da festa acontecerá entre os dias 6 a 9 de outubro no Parque da Uva e do Vinho,localizado no município de Lagoa Grande/PE. 

Texto: Mônica Silvestre

Economia Solidária


1 ª CONFERẼNCIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES


Nos dias 30 e 31 deste mês de agosto de 2011, será realizada a 1ª - Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Petrolina. Movimentos sociais, entidades, representantes governamentais, imprensa, conselhos populares e sociedades civis organizadas, interessados se reunirão com objetivo de discutir e elaborar políticas públicas voltadas à construção da igualdade, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres, contribuindo para a erradicação da extrema pobreza, das desigualdades entre homens e mulheres e para o exercício pleno da cidadania das mulheres no município de Petrolina.

PROGRAMAÇÃO
DIA 30 – TERÇA - FEIRA
17hs 18hs:30min– Credenciamento
18hs30min – Composição da 1º mesa - Autoridades
19hs – Leitura e aprovação do regimento
19hs15min – Coffee break
19hs 30min– Palestra: “Violência contra a mulher: da agressão simbólica conquista da cidadania – Sr. Darlindo (Mestre em Psicologia)
20hs - Debates
21hs 30min– Encerramento
DIA 31 - QUINTA-FEIRA
08hs – Composição da 2º mesa – comissão organizadora
08hs 30min – Palestra - “ Economia solidária como instrumento de emancipação das mulheres “ Kleber Avila Ribeiro, economista, MBA em Gestão de Cooperativas e professor universitário das disciplinas Economia Solidária e Responsabilidade Social, Cooperativismo e Microeconomia. 
9hs – Debate
9hs 30 min – Divisão dos grupos de trabalho ( Gts )
EIXOS TEMÁTICOS:
* EIXOS I – construir autonomia pela profissionalização, trabalho, geração de oportunidades para as mulheres;
* EIXOS II - análise da realidade social, econômica, política, cultural e dos desafios para a construção da igualdade de gênero e direitos humanos no Município de Petrolina; 
* EIXOS III – avaliação e aprimoramento das ações e políticas de saúde da mulher desenvolvidas no Município de Petrolina.
* EIXOS IV – planejamento, decisão e o desafio na manutenção da rede de combate à violência doméstica;
*EIXOS V - inclusão social pela terra, casa própria e condições para superação das dificuldades de mulheres rurais, negras, quilombolas, indígenas, ou com necessidades especiais.
11hs 30min – Almoço
12hs 30min – Entrega de moções e painéis
13hs – Apresentação dos painéis
13hs 30min - Aprovação das proposta s e moções
15hs – Coffee break
15hs 30min – Plenária final – eleição de delegadas
18hs - encerramento

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Economia Solidária

Ato Político de lançamento da Campanha da Lei de Iniciativa Popular da Economia Solidária
Ato Político de lançamento da Campanha da Lei de Iniciativa Popular da Economia Solidária
 
O Fórum Brasileiro de Economia Solidária organizou no dia 18/08,  o Ato Político de lançamento da Campanha em prol da Lei de Iniciativa Popular da Economia Solidária, em Brasília - DF.

Neste momento, estarão presentes os membros da Coordenação Nacional do FBES, em sua X Reunião Nacional, que realizarão debate junto a movimentos sociais e representantes do governo para discutir as contribuições da Economia Solidária e da Campanha para o desenvolvimento justo, sustentável e solidário do país.

Estão confirmadas as seguintes presenças na mesa com movimentos sociais: Concrab, Marcha Mundial de Mulheres, Articulação Nacional de Agroeocologia, Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional, Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, Movimento dos Atingidos por Barragens e Movimento Nacional de Combate à Corrupção.

Já a mesa com o governo, confirmaram presença: Senaes, MDA, Frente Parlamentar de Economia Solidária, Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e Secretaria Geral da Presidência.

O evento está aberto para a participação de interessados, e será realizado no Instituto Boaventura, na 915 Norte, Brasília - DF, entre 19:30h e 22h.

Fonte: Coordenação Executiva do FBES em 18/08/2011

Cooperativismo

Casa Apis, Comapi e Cocajupi negociam com Wal-Mart e Pão de Açúcar

Nas próximas semanas, produtos da Casa Apis (Central de Cooperativas Apícolas do Semi-árido Brasileiro), Comapi (Cooperativa Mista dos Apicultores da Micro Região de Simplício Mendes) e Cocajupi (Central de Cooperativas de Cajucultores do Estado do Piauí) estarão nas prateleiras de duas importantes redes de supermercados: o Wal-Mart e Pão de Açúcar. A informação foi dada pelo gerente de projetos de agronegócios do Sebrae Piauí, Francisco Holanda, durante a sétima edição do evento Piauí Sampa, realizado no Shopping Eldorado, de 8 a 14 de agosto.

De acordo com Holanda, as negociações foram feitas inicialmente com o Wal-Mart e Pão de Açúcar da região Nordeste, que em breve comercializará os produtos. Também foi acordada a venda de castanha de caju, mel e cajuína nas mesmas redes de supermercados em São Paulo. “Nossa proposta é abrir mercado para as empresas que o Sebrae apóia junto a outros parceiros e consolidar a Casa Apis, Comapi e Cocajupi em todo o País”, disse Holanda.

Durante o Piauí Sampa ficou clara a aceitação dos produtos das cooperativas pelos paulistanos. Para o gerente administrativo da Comapi, Paulo José da Silva, o mel é o carro chefe. Outro sucesso é o gergelim orgânico que, apesar de novo no mercado, teve boa aceitação. “Nossa maior conquista este ano foi superar as 400 toneladas de mel produzido e a confirmação da certificação orgânica. Até o fim do ano vamos preparar e lançar mel com florada única e em embalagem diferenciada”, anunciou Silva.
O gerente administrativo da Cocajupi, Luiz Eduardo, mencionou que os produtos da cooperativa é um diferencial em São Paulo e faz questão de apresentar ao público a maneira como o empreendimento é gerido nos moldes da Economia Solidária. “A partir de outubro vamos incluir novo produto no mercado. Agora a cajuína fará parte da lista de itens que já comercializamos”, informou.

A Casa Apis, que recebeu título como a quarta maior exportadora de mel do País em junho deste ano, busca agora novas parcerias em São Paulo e nos demais estados para divulgação da marca. “Atingir a quarta posição no ranking é uma grande conquista para um empreendimento da Economia Solidária. De janeiro a junho de 2011 exportamos 310 toneladas e no segundo semestre a expectativa é chegar a 600 toneladas”, ressaltou o gerente comercial da Casa Apis, Wellington Dantas.

Durante as reuniões que ocorreram em paralelo ao Piauí Sampa, o coordenador geral da UNISOL Brasil, Alexandre Antonio da Silva, aproveitou para conversar com os representantes das três cooperativas.

Piauí Sampa – Contou com a participação de 70 empresas piauienses, cuja expectativa é movimentar cerca de R$ 2 milhões nos próximos seis meses. A semana começou com rodadas de negócios nas áreas do artesanato, turismo e reuniões empresariais no setor de agronegócios. A mostra é uma realização do Sebrae Piauí, em parceria com o Sebrae Nacional e patrocínio do Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Teresina, Governo Federal, Banco do Nordeste e Banco do Brasil.
5
8769