sábado, 27 de julho de 2013

Economia Solidária

Encontro: Contabilidade e Economia Solidária - SP
 
Fonte: Raoni Fernandes Azeredo
 
Dia 01 de agosto ocorre em São Paulo o encontro Contabilidade e Economia Solidária : Avanços e desafios na incubação de empreendimentos econômicos solidários, promovido pela ITCP-USP. Abaixo a programação do evento:
Programação :
09h - Abertura
Apresentação dos presentes e da programação da atividade
09:30h – Palestra - Selene Moraes - Desafios da implementação da nova Lei das Cooperativas – Aspectos jurídicos e tributários
10h - Rodas de conversa :
Roda 01 - A estruturação das equipes de assessoria em contabilidade na EcoSol – A experiência das incubadoras, públicas ou universitárias, e dos escritórios de contabilidade.
Roda 02 - Relato de Experiências de gestão financeira nas cooperativas pelos cooperados
11h - Plenária :
15' Apresentação - Roda 01 - Estruturação da assessoria
15' Apresentação - Roda 02 Experiências
30' Debate e sistematização
12h as 14h – Almoço na Cooperativa Monte Sinai USP ou FEA USP
14:00 – Mesa 01 - Representantes das Cooperativas - A contabilidade do ponto de vista dos cooperados
- Sinai (Cris) – São Paulo
- CooperPires (Joana) – Ribeirão Pires
- CooperLimpa (Tadeu) - Diadema
- CooperNatuz (Marineide) - Osasco
- CooperVivaBem ( Paulo ITCP)
- Banco Comunitário de Desenvolvimento ( a definir)
15:30h – Mesa 02 – Representantes da contabilidade - A assessoria técnica aos EES do ponto de vista da contabilidade
João - Antecedentes - ITCP USP, NESOL, PVR, Consultábil, CNX - Projeto HSBC, exibição do video - Perspectivas para o período 2013-2015
Raoni – Incubes - Cartilha de incubação contábil / TCC Raoni / Perspectivas do trabalho da Incubes para 2013-2015
Francisco - Consultábil - Experiência de assessoria contábil para cooperativas e demais empreendimentos e com as ITCP’s USP Osasco, FGV
Reinaldo – Custeio por atividades em central de triagem
16:30h – Coffe Break
17h - Plenária de Sistematização e Encerramento
19h – Jantar e Atividade Cultural Opcional
Informações e inscrições com Raoni - raoni_jpa@hotmail.com Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo

Notícias

Mulheres discutem políticas públicas em Conferência de Desenvolvimento Sustentável 
 
Foto: Marta Grosso
Com a participação de aproximadamente 150 pessoas, as mulheres do Território Piemonte Norte do Itapicuru deram voz ontem (25), à II Conferência Territorial de Desenvolvimento Sustentável e Solidário no município de Senhor do Bonfim. Em uma plenária setorial intitulada “A expressão da mulher na luta por um Brasil e uma Bahia Rural Sustentável e Solidária”, agricultores familiares e o público em geral iniciaram as discussões relativas às necessidades da comunidade rural do território, representado pelos nove municípios que o compõem.
 
“É necessária a busca por uma igualdade que não é de gênero e sim de direitos; as mulheres precisam ser iguais nos direitos e no acesso às políticas públicas no campo e na cidade”, afirmou Bernadete Simões, articuladora territorial da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia (SEPLAN).  
 
As discussões apresentadas deram conta das necessidades cotidianas das mulheres que vivem no campo e que são, muitas das vezes, chefes de família dentro das unidades de produção familiar. De acordo com Marenize de Jesus Oliveira, representante do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assentados e Acampados (CETA), as mulheres precisam perder o medo de participar politicamente das discussões para tornar a sociedade um espaço justo “do jeito que a gente quer”, afirmou.
 
Para complementar as colocações, Telma Magalhães, representante da EBDA, que compôs a mesa, chamou atenção para a necessidade de um grande envolvimento e participação do público na conferência como um todo, para que suas necessidades reais sejam apresentadas e sanadas, pelo poder público, por meio de politicas públicas direcionadas.
 
Nesta manhã, as atividades seguiram com debates realizados em grupos de trabalho, e temáticas, como Reforma Agrária e Democratização do Acesso à Terra e aos Recursos Naturais, Abordagem Territorial   como   Estratégia   de  Desenvolvimento  Rural   e  Promoção   da Qualidade  de Vida , os mais procurados; Desenvolvimento Socioeconômico e Ambiental  do Brasil  Rural  e Fortalecimento da Agricultura Familiar, Gestão e Participação Social.
 
Fonte:
EBDA/Assimp
(71) 3116-1910/ 1803
ebda.imprensa@ebda.ba.gov.br

Economia Solidária

Pescadores de Ilhéus recebem curso de mecânica em motores marítimos
 
Foto: Ascom / Bahia Pesca
Diversos pescadores de Ilhéus poderão navegar pelo litoral e rios do estado com mais segurança e melhor produtividade a partir de agosto. Mais de 20 profissionais estão participando de um curso de Mecânica de Motores Marítimos, que irá ajudá-los a resolver problemas antes das viagens ou mesmo emergências em alto mar. As aulas - fruto de um convênio entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura - estão acontecendo no Terminal Pesqueiro de Ilhéus até o dia 30 de julho.
 
Entre os temas das aulas estão os princípios de funcionamento dos motores, componentes do sistema, gases de escape, dentre outros. A realização do curso no terminal permite um melhor aproveitamento dos alunos nas aulas práticas, já que o espaço conta com áreas para atracação de embarcações, embarque e desembarque de pescados, comercialização de óleo diesel e fábrica de gelo.
 
“O conhecimento adquirido pelos pescadores servirá em diversas oportunidades. Além de dar mais segurança, permitir que os barcos passem mais tempo no mar e melhorar a auto-estima dos profissionais, o aprendizado também proporcionará mais economia às comunidades pesqueiras”, analisa o Presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto.
 
Fonte:
Ascom/Bahia Pesca
26.07.13

Notícias

I Feira de Fruticultura Irrigada Sátiro Dias
 
 
Foto: EBDA
A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), através do escritório local de Sátiro Dias, participa neste fim de semana (27 e 28), da I Feira de Fruticultura Irrigada do município. O evento será realizado às 8h, no Povoado Colônia Cidade de Deus, localizado a 12 km da cidade.  
 
A feira tem como objetivo divulgar tecnologias de irrigação para produtores rurais com ênfase na agricultura familiar. O chefe de escritório local, Manoel Cardoso dos Reis, comenta que o evento tem como principal proposta difundir as tecnologias utilizadas para a captação de água. “O uso de equipamentos de irrigação por aspersão é uma das tecnologias mais eficientes utilizadas no momento, com ela o agricultor terá água em quantidade suficiente e no momento certo assegurando a produtividade da plantação”, destaca Cardoso. 
 
Além de equipamentos a feira também traz para exposição frutas tropicais e hortifrutigranjeiros que poderão ser comercializados no local. Ainda na programação do evento estará à distribuição mudas de maracujá e laranja para agricultores familiares que visitarem o estande da EBDA. 
 
Palestras sobre: fruticultura irrigada, cultivo do coco e cultura da mandioca completam as atividades da EBDA no evento. 
 
Fonte:
EBDA/Assimp, 26/07/2013    
(71) 3116-1910/ 1803
ebda.imprensa@ebda.ba.gov.br