sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Cooperativismo

Cooperativa Delta atua somente dentro do Piauí
 
A Cooperativa Delta de Parnaíba no passado foi referência em leite pasteurizado. Agora em declínio, busca vencer os entraves através de um Plano de Recuperação dos Débitos. O resultado da decadência vem de penhoras feitas desde 1970, que são evidentes em documentos. A organização muitas vezes foi posta como garantia. Outro fator também é um débito com o INSS. O fato é que 3% dos lucros da produção não eram repassados o órgão previdenciário. Antônio dos Santos Silva assumiu a presidência em abril deste ano. Ele tem consciência do desafio e da situação da empresa.

A cooperativa tem a produção de cinco mil litros de leite por dia, antes eram 60 mil. O quadro era de 520 produtores e atualmente conta com 120. De acordo com Silva, como forma de reduzir gastos, a empresa vai passar seis meses sem o Selo de Inspeção Federal, o SIF, e está atuando com o Selo de Inspeção Estadual, o SIE. Desta forma só pode comercializar com as cidades do Estado do Piauí.

Como solução mais urgente diante dos débitos, a Delta pretende vender 15 hectares de terreno de sua propriedade, caso haja acordo entre os profissionais que tem ligação com a empresa. Mas segundo a Advogada Moraes, a proposta mais cogitada é a de um possível arrendamento de uma indústria cearense de laticínio.

Diante da realidade, a Cooperativa de Leite Delta demitiu 70% de seu quadro de funcionários e está atuando com poucos profissionais. Uma vez tida como referencia na qualidade do leite, a empresa declinou devido a gestões que geraram problemas internos que acumularam e se tornaram o grande desafio de sobrevivência desta cooperativa.
 

Notícias

Pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas visita Petrolina para acompanhamento do PRODETUR Nacional 


O Ministério do Turismo conta com o apoio da Fundação Getúlio Vargas para levantar informações e dados referentes ao desenvolvimento de atividades turísticas no campo do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR). Durante os dois dias, a pesquisadora Gabriela Serpa esteve em Petrolina entrevistando as secretarias de Infraestrutura, Planejamento e Urbanismo, Sedectur, além de entrevistar o prefeito Julio Lossio. “Esse acompanhamento é muito importante para nossa cidade, que a cada dia cresce mais e abre suas portas para receber bem o turista”, destacou o prefeito Julio Lossio.

Gabriela Serpa ainda visitou alguns equipamentos turísticos como o Aeroporto Senador Nilo Coelho e a Rodoviária, além de realizar um passeio de barca até a Ilha do Massangano, onde conheceu o Samba de Véio e o Samba de Véio Mirim, através de entrevista com a vereadora Raimunda Sol Posto. “Os dados levantados aqui através de um questionário pré-estruturado foram frutos de conversas com os Secretários Municipais das pastas relacionadas. Sobre o Trade Turístico, fiz visitas técnicas e a partir do preenchimento deste questionário, as perguntas serão tabuladas por um sistema e o resultado da avaliação dos polos turísticos e das cidades será entregue aos estados para que cada um possa usar da maneira que for conveniente”, declarou Gabriela Serpa.

“Este estudo está sendo realizado pelo Ministério do Turismo e Fundação Getúlio Vargas – FGV pela segunda vez em Petrolina e tem como objetivo acompanhar o andamento dos programas e projetos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR) com base em cinco componentes: Estratégia de Produto Turístico, Estratégia de Comercialização, Fortalecimento Institucional, Infraestrutura, Serviços Básicos e Gestão Ambiental. Os resultados fornecidos pelo Ministério do Turismo nos darão respaldo para encaminhar projetos estruturadores e fomentar o desenvolvimento do turismo. Além de nos fornecer ferramentas para avaliar com segurança os índices de crescimento do município em vários segmentos, entre 2010 e 2011”, salientou a técnica em Turismo da Sedectur, Nadja Batista.

Texto 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Petrolina
(87) 3862-9232
www.petrolina.pe.gov.br
Nas últimas quinta e sexta-feira (11 e 12), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Eventos de Petrolina (Sedectur) recebeu a pesquisadora Gabriela Serpa, da Fundação Getúlio Vargas, para realizar pesquisa de campo de acompanhamento do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR).

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Notícias

Senador Cristovam Buarque acredita no cooperativismo para revolucionar a educação brasileira

Teve início na manhã de ontem o primeiro Encontro Nacional de Educação Cooperativa (Enec). A abertura contou com a presença e palestra do senador Cristovam Buarque, que defendeu a educação cooperativa como forma de iniciar a transformação necessária ao sistema educacional brasileiro.
 
O presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Márcio Lopes de Freitas, destacou o papel fundamental exercido pela instituição agindo na formação da base cooperativista e também junto à sociedade. Ele resumiu o objetivo do encontro: “Estão reunidas aqui nesses três dias as pessoas que coordenam esse trabalho de formação por todo o país, com o intuito de discutir e reavaliar o rumo da nossa educação cooperativista. Além dos programas nacionais do Sescoop, existem outros, fantásticos, executados em cada estado. O que nós queremos é socializar, ver o que cada um está fazendo, e promover um alinhamento geral, respeitando as diversidades regionais.”
Freitas ressaltou, ainda, a importância do engajamento do senador para alavancar as discussões sobre o tema: “sua presença hoje aqui é de fundamental importância, pois o cooperativismo educacional e a educação cooperativista no Brasil precisam de um ‘padrinho’.”

Autor de vários projetos no Senado Federal com o objetivo de aprimorar cada vez mais a educação brasileira, Cristovam Buarque se mostrou verdadeiramente entusiasmado com a proposta cooperativista e afirmou: “Eu mesmo não sei por que ainda não foi proposto, por que motivo eu não fiz, um projeto de lei para incluir o cooperativismo nos currículos escolares.” Para Cristovam, o cooperativismo, ensinado nas escolas não apenas como valor, mas como atividade econômica, é uma oportunidade que a juventude brasileira busca para se desenvolver e crescer profissionalmente.

Mais adiante, o senador convocou os educadores cooperativistas a lutar pela mudança no sistema educacional brasileiro. “O ensino do cooperativismo vai exigir uma revolução do sistema, que é totalmente necessária e possível. E vocês, enquanto líderes cooperativistas, precisam ajudar o Brasil a ter escolas capazes de ensinar o cooperativismo”. E complementou: “O progresso vem da educação; e eu sou defensor da escola cooperativa.”

O Enec segue até quinta-feira (18/8). Na programação estão previstas diversas oficinas de trabalho para que os participantes possam discutir profundamente os projetos realizados em todo o Brasil.

http://www.ocbms.org.br/noticias/senador-cristovam-buarque-acredita-no-cooperativismo-para-revolucionar-educacao-brasileira

domingo, 14 de agosto de 2011

Notícias

Plano Nacional de Resíduos Sólidos será lançado em agosto

A primeira versão do Plano Nacional de Resíduos Sólidos será apresentada à sociedade em agosto de 2011 segundo anúncio do secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Nabil Georges Bonduki.
Um grupo de trabalho interministerial criado semana passada está produzindo o texto que, ao ser apresentado, será debatido em seis seminários a serem realizados em 2012.

A previsão do governo é de lançar a versão final do plano no final do próximo ano.

Previsto na lei que cria a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o plano deverá conter um diagnóstico da situação atual dos resíduos sólidos no Brasil e metas de redução de rejeitos e de eliminação e recuperação de lixões.

Notícias

Dilma vai criar mais quatro universidades federais

A presidente Dilma Rousseff resolveu consolidar a política de interiorização do ensino superior praticada nos dois mandatos do ex-presidente Lula. Sua primeira medida será o anúncio oficial da criação de mais universidades, no próximo dia 16, em reunião com reitores de todo o país. As novas instituições ficarão localizadas nos estados da Bahia (duas delas), Ceará e Pará. Além disso, serão construídos novos campi em universidades já existentes nesses estados e em outros quatro: Santa Catarina, São Paulo, Goiás e Maranhão. Dilma vai anunciar também a instalação de novos institutos federais de ciência e tecnologia.

Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, a nova expansão busca atender os estados que têm menos de dez vagas de ensino superior para cada 10 mil habitantes. O objetivo é consolidar a interiorização do ensino superior. "Precisamos pensar de maneira estratégica, a longo prazo", disse o ministro em reunião com a Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
Os reitores receberam bem a notícia e elogiaram a iniciativa, mas cobraram as promessas da primeira expansão, iniciada no governo Lula. "Somos sempre a favor da criação de novas oportunidades, desde que elas venham acompanhadas das condições necessárias à sua implementação", afirma João Luiz Martins, presidente da Andifes. "Precisamos começar essa nova etapa com o Reuni equacionado. As coisas do dia-a-dia precisam ser resolvidas para que tenhamos tranquilidade de discutir um projeto estratégico de longo prazo".
Uma das "coisas do dia-a-dia" é o projeto de lei que cria novos cargos para professores e técnicos das universidades. Segundo o secretário de Ensino Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa, o projeto ainda está sendo discutido e o número de vagas ainda permanece indefinido. "Precisamos enviá-lo ao Congresso Nacional antes do dia 31, quando começa a ser discutida a lei orçamentária de 2012", afirmou.
Outra pendência é a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), que deverá ser responsável por todos os 46 hospitais universitários do país. "Se isso não for resolvido neste ano, teremos uma crise profunda em 2012", afirma Natalino Salgado, reitor da Universidade Federal do Maranhão. Os hospitais funcionam com 26 mil funcionários contratados sem concurso – o que é ilegal – e tem mais de 1.500 leitos desativados. A empresa seria a solução para resolver esses problemas. O secretário de Ensino Superior diz que há consenso no Congresso Nacional a respeito do tema e que a criação da empresa deve ser aprovada sem maiores percalços.
"O espaço para uma nova expansão existe, mas é preciso consolidar o que foi iniciado", afirma o reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Júnior. "Precisamos agora reformar a estrutura antiga, onde existem muitos problemas, e também qualificar a reestruturação acadêmica, que é o outro lado da expansão". O ministro Haddad garantiu que tudo o que foi pactuado com as universidades será cumprido.
José Geraldo também quer discutir a autonomia das instituições, garantida pela Constituição. Um dos pontos que ele colocou em discussão na Andifes foi a liminar que determinou que 50% dos servidores técnicos em greve voltassem ao trabalho. Embora a ação tenha sido impetrada pela Advocacia-Geral da União (AGU) em nome das universidades federais, elas não foram consultadas.
O presidente da Andifes disse que espera que a reunião com a presidente Dilma no dia 16 estreite os laços entre academia e governo. "Funcionamos melhor quando estamos juntos, isso diminui os erros".
Fonte: Andifes

Notícias



Um ano da Política Nacional de Resíduos Sólidos
A sanção da Lei n.º 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS) já foi discutida. E nesse dia 2 de Agosto de 2011, a PNRS completou um ano, sendo considerada um marco regulatório para a gestão dos resíduos sólidos, após estar em debate, por mais de 20 anos, no Congresso Nacional.
Segundo um estudo encomendado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o País perde cerca de R$ 8 bilhões por ano quando deixa de reciclar o resíduo que poderia ter outro fim, mas que é encaminhado aos aterros e lixões das cidades. Somente 18% (aproximadamente), dos municípios brasileiros dispõem de um serviço de coleta seletiva (Pesquisa Nacional de Saneamento Básico/2008).
De acordo com o presidente do Instituto Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (IBDS), Carlos Renato Garcez do Nascimento, o processo de diálogo e engajamento entre poder público, setor produtivo e sociedade civil é de fundamental importância para o alinhamento e a potencialização das orientações da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
E assim, a PNRS estabelece princípios para a elaboração dos Planos Nacional, Estadual, Regional e Municipal de Resíduos Sólidos, onde os municípios têm até Agosto de 2012 para apresentarem seus planos municipais de gestão integrada de resíduos sólidos ao Ministério das Cidades.
Nascimento diz que espera que o Governo Federal coloque em prática a referida Lei, que é uma legislação muito clara e objetiva, e que trata de todos os assuntos relacionados com os resíduos sólidos, sejam eles de que natureza e responsabilidades forem, inclusive obrigando os municípios brasileiros a criarem aterros sanitários e não mais lixões, que ficam proibidos de serem utilizados. Nós temos o útil e o agradável ao nosso alcance. Só falta agora o Governo Federal e os governos estaduais e municipais fazerem a sua parte, e a sociedade civil e os empresários cumprirem com sua obrigação.
Para o Ministério do Meio Ambiente, a nova política não só definiu um conjunto de normas a serem seguidas, como vem despertando na sociedade novas formas de consciência ambiental, onde alguns conceitos como a responsabilidade e a solidariedade estão sendo resgatados no enfrentamento de um dos maiores e mais atuais desafios da sociedade, que é o manejo e a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos.