segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Notícias

Energia gerada a partir do Biogás.

Petrolina pode ser o destino de usina de biogás, capaz de transformar lixo em energia limpa . O município recebeu a visita de representantes da Bio Energia Soluções em Grupo, interessados em investir na cidade.

A usina terá capacidade para receber 2 mil toneladas de lixo/dia que, processados, irão gerar uma corrente elétrica de 12 mil volts, suficiente para abastecer uma cidade com 2 milhões de habitantes, sem prejudicar o meio ambiente. É uma produção limpa, na qual os resíduos que servem para gerar energia, também são matérias-primas para o etanol, camada asfáltica e brinquetes de biomassa, espécie de bastões que substituem a lenha.

O vice-presidente mundial da Bioenergia Soluções em Grupo, Johannes Steinacker, disse que a expectativa da empresa é investir R$ 250 milhões na cosntrução da usina e que mais de 10 mil empregos serão gerados em Petrolina e região. Segundo Johanne, a escolha por Petrolina é devido a sua localização de fronteira. "Temos aqui três estados próximos, o que facilita tanto a captação de lixo à expansão de corrente elétrica."

De acordo com Marlize Mainardes, gestora de Usina de Projetos, o município vem procurando conhecer alternativas de geração de energia. "Hoje, existe uma discussão mundial sobre a destinação dos resíduos sólidos e a produção de energia limpa para impedir danos ao meio ambiente. Petrolina também está preocupada com essa questão . Por isso, queremos encontrar um destino para o nosso lixo e garantir o bem-estar das futuras gerações", salientou.

A Bioenergia Soluções em Grupo é a única empresa que possui patente para utilizar esse tipo de tecnologia na produção de energia. No mundo, existem, atualmente, duas usinas em operação e mais 11 em construção, em países como EUA, Grécia e Índia.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.