sábado, 13 de abril de 2013

Cooperativismo

Crise financeira de cooperativa no RS está preocupando os agricultores
                     
Crise financeira de cooperativa no RS está preocupando os agricultores
Foto: Reprodução TV/Globo Rural
 
 
A Cotrijuí, Cooperativa Agropecuária e Industrial, tem 20 mil associados e deve mais de R$ 270 milhões para produtores e fornecedores.

O principal temor dos agricultores é que os grãos depositados sejam confiscados e usados para o pagamento dessas dívidas.

Na semana passada, muitos produtores fizeram fila com caminhões para retirar os grãos que já tinham sido estocados em duas unidades de recebimento da cooperativa.

Depois de muitas tentativas, a cooperativa conseguiu na Junta Comercial do Rio Grande do Sul, que nove, das 22 unidades da Cotrijuí, passassem a operar na modalidade de armazém geral. Com a mudança, o grão estocado passa a ser de propriedade dos agricultores e não da cooperativa, o que impede a retirada de produtos por credores.

Segundo a atual direção, a dívida existe há mais de 15 anos, mas só foi divulgada no fim de março, quando mudou a gestão, conforme explica o novo presidente da cooperativa, Vanderlei Fragoso. “Pelas nossas contas, esses débitos iniciaram em 1997 e foi uma dívida que não foi tendo manutenção de débito", diz.

Segundo a assessoria de comunicação da Cotrijuí, a diretoria está se reunindo com várias entidades agrícolas do estado para estudar como proceder diante da crise.

Fonte: Globo Rural em 10/04/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.