quarta-feira, 25 de abril de 2012

Notícias

Assistência técnica e extensão rural é tema de conferência em Brasília.

Propor diretrizes, prioridades e estratégias para o Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que integra o Plano Brasil Sem Miséria, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Esse é o objetivo da 1ª Conferência Nacional de ATER, que começou nesta terça (24) e vai até quinta-feira (26), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. A secretária adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Mônica Schroder, representou a ministra Tereza Campello na abertura do evento, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Cerca de 700 pessoas – entre pequenos agricultores, moradores de comunidades tradicionais como aldeias indígenas e quilombos e representantes de governos – participaram da abertura da conferência. O evento debate os desafios e as perspectivas da assistência técnica e extensão rural no país.

Representante da Secretaria de Estado do Índio de Roraima, Francinete dos Santos Raposo, considera importante ampliar a assistência técnica nas áreas indígenas. “Antes, as comunidades tiravam a subsistência de sementes tradicionais que produzem alimentos o ano inteiro. Agora, passamos a receber sementes que favorecem a variedade do cultivo, mas que exigem mais tecnologia e conhecimento para o cultivo e a colheita. Precisamos de pessoas capacitadas para repassar esses conhecimentos aos indígenas.”

Fernanda Lattarulo
Ascom/MDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.