sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Cooperativismo

Cooperativismo é homenageado no 8º Agrimark
 
 
Cooperativismo é homenageado no 8º AgrimarkAconteceu, na manhã desta quinta-feira (25), na Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), o 8º Seminário Brasileiro de Marketing no Agronegócio. O evento foi promovido pelo Instituto Universal de Marketing em Agribusiness (I-UMA), com o apoio do Sescoop/RS e da Escoop.

Declarado pela ONU como o Ano Internacional das Cooperativas, especialmente pela contribuição socioeconômica, redução da pobreza, geração de emprego e integração social, o tema exposto foi escolhido para destacar a consciência pública sobre as cooperativas e a interrelação com a educação no agronegócio.

Com a presença do embaixador da ONU, Roberto Rodrigues, o evento teve como objetivo convidar governos e autoridades a pensarem políticas adequadas, legislações, incentivos e oportunidades de diálogo indispensáveis para o crescimento e a transformação das cooperativas.

A abertura do evento foi realizada pelo presidente do Instituto I-UMA, José Américo Silva, em que foi enfatizada a necessidade do Seminário de apoiar e capacitar o desenvolvimento das cooperativas agrícolas e alimentares. Após, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, saudou os cerca de 180 participantes e agradeceu a homenagem ao cooperativismo, além de apresentar alguns dados que demonstram a força do cooperativismo. “A ONU afirmou que as cooperativas constroem um mundo melhor. Isso significa dizer que podemos, então, construir um Rio Grande do Sul melhor”, completou.

Em seguida, o Seminário contou com o Painel das Agroindustrias, que abriu espaço para um debate objetivo e focado na missão e atividades cooperativistas. O primeiro painel apresentou os cenários da cadeia de grãos, representada pelo presidente da Cotrijal, Nei Mânica, e pelo vice-presidente de Assuntos Corporativos da Syngenta, Valter Brunner.

O painel sobre cadeia produtiva de carnes foi apresentado pelo presidente da Cooperativa Majestade, Loreni Domingos Foscarini, e por Renato Kreimeier, vice-presidente da Cooperativa Languiru, cujo projeto sobre juventude cooperativista receberá o prêmio Pesquisador Gaúcho 2012.

Cases de gestão e mercado foram abordados pelo presidente da Cosuel, Gilberto Piccinini, e por Frederico Hansen, na ocasião representando o consultor Mário Hansen, no terceiro painel sobre a cadeia produtiva láctea. No último painel, o presidente da Ibravin, Alceu Dalle Molle, e o diretor executivo da Fecovinho, Hélio Marchioro, apresentaram práticas de governança da cadeia produtiva vitivinicultura.

Após o recebimento de uma placa em sua homenagem, oferecida pelo Instituto I-UMA e pelo Sescoop/RS, Roberto Rodrigues proferiu a palestra sobre “O Cooperativismo como Fonte de Transformação nos Mercados do Agronegócio”, em que abordou a importância do cooperativismo para a economia mundial. Para Rodrigues, as novas lideranças cooperativistas precisam ser treinadas e capacitadas para unir a oferta e a procura, enfatizando a necessidade de novos projetos nesta área .

Rodrigues acredita que, para que o mundo cresça em 20% sua produção de alimentos, o Brasil pode e precisa crescer 40% no agronegócio nos próximos anos. E afirma que isso é possível através do treinamento de lideranças cooperativistas, administração estratégica e gestão de marketing profissional. “O Ano Internacional do Cooperativismo não é o fim de uma comemoração, é o começo de um trabalho orientado para satisfazer o bem estar das pessoas e a realidade do mercado”, finalizou.

O 8º Agrimark foi encerrado com um almoço, oferecido pela Federasul.

Fonte: Sistema Ocergs-Sescoop/RS em 26/10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.