sábado, 1 de dezembro de 2012

Cooperativismo

Cooxupé prevê queda de 25% na safra de café em sua área em 2013       
          
 
Cooxupé prevê queda de 25% na safra de café em sua área em 2013A safra de café na área de atuação da Cooxupé, maior cooperativa de cafeicultores do Brasil, terá queda em 2013 de 25 por cento na comparação com 2012, informou a instituição nesta quinta-feira, em sua primeira estimativa de produção para o próximo ano.

A safra de 2013 será a de baixa no ciclo bianual do café arábica, no qual a produção normalmente cai após uma grande colheita. O Brasil teve uma safra recorde em 2012.

A cooperativa estimou a sua colheita em 7,25 milhões de sacas de 60 kg, contra 9,68 milhões de sacas neste ano, quando a área da Cooxupé respondeu por quase 20 por cento da produção do Brasil, o maior produtor e exportador global da commodity.

"É uma quebra substancial na produção em 2013. Apesar de ser o primeiro indicativo, se esse percentual abranger o restante do Brasil, não ficaremos imunes de uma quebra significativa na produção vindoura", disse o presidente da Cooxupé, Carlos Paulino da Costa, em nota.

A área de ação da cooperativa abrange 12 mil produtores do grão nas regiões do Sul de Minas Gerais, Cerrado Mineiro e também no Estado de São Paulo.

O levantamento da Cooxupé apontou que, por região da cooperativa, a quebra seria a seguinte: 26,1 por cento no Estado de São Paulo; de 25,9 por cento no Sul de Minas; e 23,7 por cento na área do Cerrado Mineiro.

A safra de café arábica começa a ser colhida entre maio e junho. A colheita de 2012 está finalizada.

Os dados são fruto de uma pesquisa promovida pela equipe técnica da cooperativa, composta por engenheiros agrônomos e técnicos. Eles visitaram propriedades e fizeram avaliações de campo logo após a florada e durante a fase em que o café se encontra na forma de "chumbinho", geralmente nos meses de outubro e novembro.

"Ao ter uma previsão dos números, tanto a Cooxupé quanto os produtores têm condições de se programarem com relação às suas produções", comentou José Eduardo Santos Júnior, superintendente de Desenvolvimento dos Cooperados da instituição.

Fonte: Reuters em 30/11/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.