sábado, 1 de dezembro de 2012

Notícias

Agroecologia, produção orgânica e animais de estimação conquistam espaço em âmbito federal
 
Com a meta de construir o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica instituído pelo Decreto 7.794, em agosto último, no dia 20 de novembro o Governo Federal instalou a Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Cnapo), formada por representantes de órgãos e entidades do Executivo Federal.
 
A secretaria executiva da comissão está sob responsabilidade de Selvino Heck. Integram o grupo 14 representantes de órgãos e entidades governamentais, entre os quais o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho. Outros 14 representantes serão indicados por entidades da sociedade civil.
 
Animais de estimação
 
Um dia antes, em 19 de novembro, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento instalou a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Animais de Estimação, que objetiva debater assuntos para o fortalecimento do mercado de animais de estimação e fomentar as políticas públicas para esse segmento, que, segundo informações do MAPA, atende mais de 101 milhões de animais de estimação, fatura cerca de R$ 20 bilhões por ano e gera em torno de um milhão de empregos diretos e indiretos.
 
A primeira reunião da Câmara Setorial Pet será realizada em fevereiro de 2013. De acordo com o presidente-executivo da Abinpet e presidente da CSPet, José Edson de França, o foco para os debates no próximo ano será o marco regulatório para o setor e a questão fiscal.
 
O Brasil tem o segundo faturamento mundial do mercado pet. De acordo com Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), a perspectiva é de movimentar R$ 13,6 bilhões em 2012. O cachorro é o animal com maior preferência entre os brasileiros, com 35,7 milhões bichos. Em segundo lugar vem os peixes (25 mi), seguido pelos gatos (19,8 mi) e aves (18,5). A população de outros animais é de 2,1 mi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.