domingo, 29 de dezembro de 2013

Cooperativismo

Índia quer ampliar negócios com empresas e cooperativas do Paraná
Ashok Tomar lembrou que há espaço naquele país para a entrada de maior quantidade de produtos paranaenses de valor agregado
Curitiba (20/12) - Representantes do setor produtivo paranaense estiveram reunidos com o embaixador da Índia, Ashok Tomar, na terça-feira, em Curitiba. No encontro, organizado pelo Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), o embaixador e demais empresários indianos conheceram as oportunidades de negócios existentes no Estado.

Ashok Tomar lembrou que há espaço naquele país para a entrada de maior quantidade de produtos paranaenses de valor agregado. Em 2012, o Brasil exportou cerca de US$ 5,6 bilhões para a Índia, dos quais 62% foram de derivados de petróleo e produtos afins. Outros 23% corresponderam a açúcar, óleo de soja e minério de ferro.

Em contrapartida, a Índia vende para o Brasil uma quantidade significativa de maquinários agrícolas e agroquímicos, por exemplo. Indianos e paranaenses querem ampliar essa relação comercial. O Paraná está entre os quatro estados brasileiros que mais exportam produtos para o país, entre eles a soja, o açúcar, bombas injetoras de combustíveis, feijão e madeira.

A Índia ocupa a 27º posição no ranking dos países para os quais o Paraná mais exporta. Atualmente há 100 empresas paraenses que comercializam produtos para os indianos e 400 que adquirem itens de lá.

POTENCIAL – Atualmente, há entre 400 e 500 milhões de pessoas que integram a classe média na Índia. O país é um dos mais populosos do mundo, com 1,21 bilhão de habitantes e um PIB de US$ 4,78 trilhões. Nos últimos anos, a economia indiana tem registrado crescimento médio anual de 8,5%, que deve ser um pouco menor em 2013, mas ainda é superior ao da maioria dos países ao redor do mundo. O Food Security Bill, que visa subsidiar alimentos para a população carente da Índia, foi apontado como outra oportunidade de negócios para o Paraná.

DELEGAÇÃO – Como um dos resultados do encontro, foi decidido que no ano que vem serão organizadas visitas de empresários paranaenses à Índia para que eles possam conhecer com mais detalhes a realidade daquele país e, assim, dar continuidade ao estreitamento das relações comerciais entre a Índia e o Paraná. (Assimp do Sistema Ocepar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.