terça-feira, 4 de março de 2014

Cooperativismo

Cooperativa impulsiona mão de obra feminina com curso de bordado
                     
Cooperativa impulsiona mão de obra feminina com curso de bordadoVinte mulheres moradoras do povoado Pindorama, em Coruripe, irão participar gratuitamente de um curso de bordado com a técnica de rendendê (ou renda de dedo). O curso é fruto da iniciativa da Cooperativa Pindorama, a partir do seu Núcleo Incubador de Empresas (Niep) e do Centro de Treinamento Rural de Pindorama (Cetrup), onde acontecerão as aulas, que terão início a partir do próximo dia 11 de março.

Com duração de três meses e aulas duas vezes na semana, as futuras bordadeiras irão alinhar conhecimento, resgate cultural de um artesanato tipicamente alagoano, além de desenvolverem a sua capacidade empreendedora. A faixa etária atinge jovens de 16 anos e vai até algumas alunas idosas.

Para a coordenadora do Niep, Marinalva Nanes, a iniciativa dá continuidade ao trabalho de inclusão produtiva entre as mulheres da cooperativa. “Será mais uma ação para qualificar a mão de obra feminina em Pindorama. No final do curso algumas delas podem fornecer seus trabalhos para a Coopshop, loja de artesanato amparada pelo Niep, ou ainda explorar o potencial turístico existente na região de Coruripe”, avalia a coordenadora do núcleo.

O bordado tipo rendendê é tradicional em muitos municípios da região do Baixo São Francisco, como Porto Real do Colégio, Traipu, São Brás, além do povoado Entremontes, em Piranhas. A Pindorama pretende, por meio do curso, dar incremento à técnica em artesãs do litoral sul do estado.

Fonte: Assessoria em 27/02/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.