terça-feira, 4 de março de 2014

Notícias

Ouro e fundo renda fixa foram melhores investimentos em fevereiro


SÃO PAULO  -  Após o choque dos mercados na abertura do ano, o mês de fevereiro parece ter acalmado em parte os ânimos dos investidores, ainda que a aversão a risco não tenha se dissipado. Com os juros básicos agora no maior patamar em mais de dois anos, especialistas indicam que não é preciso fazer mágica para aproveitar as oportunidades ao menos de curto prazo, e reforçam que o ambiente macroeconômico doméstico ainda inspira cautela.
 
Assim, o ouro foi, novamente, a melhor opção de investimento, embora o retorno tenha sido bem menor que o de janeiro. O metal negociado na BM&FBovespa subiu 2,18% (foram 6,73% em janeiro) em termos nominais. Descontada a inflação projetada para o período - de 0,63% pelo IPCA - a valorização real do ouro foi de 1,54% em fevereiro. Os fundos de renda fixa apareceram como a segunda melhor opção do mês, com alta nominal de 1,08% e real de 0,45%.
 
O anúncio da meta de superávit primário e o corte no orçamento anunciados na semana passada proporcionaram um alívio no câmbio e nos juros. O dólar teve a primeira queda após quatro meses seguidos de apreciação em relação ao real. A moeda americana teve baixa nominal de 2,78%, cotada a R$ 2,34, e foi a pior alternativa do mês.
 
Na bolsa, a história é diferente. O Ibovespa teve um novo mês de perdas — o quarto consecutivo —, mas com variação mais suave que a queda de 7,5% em janeiro. O índice recuou 1,14% em fevereiro, para 47.094 pontos. Em um mês de forte volatilidade, em que o Ibovespa se aproximou da linha dos 45 mil pontos, ficou mais claro ao investidor que nem tudo estava no preço. Isso quer dizer que o piso pode estar ainda mais distante, o que não quer dizer que haja oportunidades.


© 2000 – 2014. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.

Leia mais em:
http://www.valor.com.br/financas/3448568/ouro-e-fundo-renda-fixa-foram-melhores-investimentos-em-fevereiro#ixzz2v2TsyXin

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.