terça-feira, 6 de junho de 2017

Cooperativismo

Premiação leva cooperativa de Petrolina a aumentar número de cooperados



A cada dois anos, na cidade de Petrolina, no Sertão pernambucano, as instituições que oferecem algum serviço público, e se destacam na sociedade, são contempladas com a premiação Top Ouro. Entre as diversas categorias do prêmio, tem uma destinada a melhor companhia de transporte complementar do município. E quem é o atual vencedor do prêmio é a Cooperativa dos Proprietários de Transporte do Vale do São Francisco (Coopertranssertão). A cooperativa conseguiu a premiação através de uma pesquisa pública, que apontou a empresa cooperativista como a instituição de melhor atendimento no ramo de atuação. A premiação valorizou o trabalho do cooperativismo na cidade e fez o número de cooperados aumentar na cooperativa de transporte.
Meses antes da data da premiação, uma grande pesquisa foi realizada dentro da cidade. Nela são escutados alunos da rede municipal de ensino, professores, funcionários públicos, pedestres das vias mais movimentadas da cidade e comerciantes. Todos são questionados sobre quais as empresas que mais agradam à população e o porquê. De acordo com a pesquisa, a Coopertranssertão levou o prêmio por ser uma cooperativa com um excelente atendimento às crianças e idosos dentro do transporte, tem horários regulares de saída, além de chegar em localidades onde os ônibus comuns não chegam em Petrolina.
Conquistar a premiação foi uma surpresa para o presidente da cooperativa, Nireu Ferreira, pois ninguém na Coopertranssertão sabia que estavam participando da pesquisa. “Ficamos abismados quando escutamos o nome da cooperativa no prêmio. Depois soubemos que a pesquisa era de livre e espontânea vontade, podendo o entrevistado falar a instituição que quisesse. Isso nos deixou mais felizes ainda”, ressaltou o presidente. Para a premiação, cerca de três mil pessoas foram escutadas na cidade.
Ainda de acordo com Nireu, o prêmio diz muito sobre o método usado pela cooperativa na aproximação com a população. De forma regular, o presidente leva alguns cooperados até as portas de escolas para conversar com pais e alunos com o intuito de saber como a cooperativa pode melhorar na qualidade do serviço. “Já é uma prática da cooperativa separar alguns dias no mês para irmos às ruas e escutarmos as pessoas que dependem da nossa frota de micro-ônibus. Não existe o nosso trabalho sem o público. Necessitamos muito deles. Por isso é nosso dever saber deles onde necessitamos melhorar”, comentou.
Com o sucesso no prêmio, a cooperativa conseguiu atrair mais a atenção na cidade, além de mais pessoas para dentro da instituição. Desde o reconhecimento, a Coopertranssertão saiu dos 22 cooperados para os atuais 57. Agora, para seguir no patamar de qualidade alcançado, a meta é evoluir nos processos internos como cooperativa e colocar transportes cada vez mais novos rodando pela cidade. “Temos como foco, agora, implantar o serviço de bilhetagem eletrônica em todos os carros. Já falamos com parceiros e esse trabalho será concluído durante o segundo semestre deste ano. Também queremos seguir colocando carros novos para a população e evoluir processos internos. Parte dessa meta conseguiremos com o apoio do Sistema OCB/PE”, concluiu Nireu. No final de 2017, o prêmio Top Ouro escolherá, mais uma vez, o nome dos destaques do ano. A Coopertransertão, pela conquista passada e pelo aumento da frota, vê grandes chances de levar outra vez o prêmio.
Fonte: http://www.mundocoop.com.br/destaque/premiacao-leva-cooperativa-de-petrolina-aumentar-numero-de-cooperados.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.