domingo, 4 de setembro de 2011

Economia Solidária

Doce de xique-xique de Petrolina é destaque no Agrinordeste 2011

O xique-xique, um tipo de cacto nativo, já é usado como base para a produção de doces. O doce de xique-xique, produzido pela Associação dos Agricultores Familiares do Assentamento Mandacaru - AAFAM, em Petrolina, é uma das novidades apresentada na última sexta-feira, dia 02/09, na Agrinordeste, no Centro de Convenções em Olinda-PE.
O evento contou com uma feira de produtos eminentemente pernambucanos e de fabricação artesanal. A feira movimenta ainda mostra de produtos derivados do leite (Show de Lácteos) e com um Concurso de Queijos, com os destaques anunciados no último dia. As empresas premiadas ganham selo de recomendação ao mercado.

A AAFAM produz mais 11 tipos de doces a partir de hortaliças, frutas e legumes como cocada de cenoura, de beterraba, ou geleia de manga. São 70 famílias no assentamento, onde 17 delas estão envolvidas no plantio e colheita dos produtos. Para preparar os doces, um grupo de dez mulheres passou por treinamento e capacitação. Os 300 quilos semanais produzidos atende a uma demanda que lhes chegam sistematicamente. “A produção é entregue ao PAA – Programa de Aquisição de Alimentos do Ministério de Desenvolvimento Social e vai parar na mesa do restaurante popular de Petrolina, além de casas de atendimento filantrópico”, explicou Ozaneide Gomes, presidente da associação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.