domingo, 4 de setembro de 2011

Notícias

Programa Um Milhão de Cisternas já construiu mais de 8 mil tecnologias no Araripe

“Antes eu botava água em casa para cozinhar e beber duas vezes por dia. Agora eu não preciso mais me esforçar tanto, porque tenho minha cisterna aqui em casa. Hoje eu posso dizer que tenho água limpa: Água da minha cisterna”. São depoimentos como o de Dona Maria Gorete, da Comunidade Lopes II, município de Bodocó-PE, que ressaltam a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Articulação do Semi-Árido Brasileiro (ASA).
Nos últimos dez anos a ASA já construiu 8.870 cisternas no âmbito do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) no Território do Sertão do Araripe, executadas pela ONG Caatinga, unidade gestora do programa na região. Só neste ano foram construídas 794 tecnologias de captação de água na região, com financiamento do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS) e Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Com a construção das cisternas de placas de 16 mil litros do P1MC, milhares de famílias agricultoras têm água suficiente, para beber e cozinhar no período de escassez das chuvas. O Programa atende prioritariamente famílias com renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo, que residam na zona rural e sejam chefiadas por mulheres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.