quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Cooperativismo

Sescoop/AM realiza 7º módulo de pós-graduação

Sescoop/AM realiza 7º módulo de pós-graduação
 
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Amazonas (Sescoop-AM) promoveu o sétimo módulo do curso de Pós-Graduação e Extensão (Latu sensu) MBA em Gestão de Cooperativas. As disciplinas Cenários Econômicos e Contabilidade Cooperativa foram ministradas, nesta sexta-feira e sábado (dias 18 e 19), pelo professor José Eduardo Zdamowicz, das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), que disponibiliza portal para atendimento direto aos estudantes, com informações para acompanhamento das aulas.

O curso de pós-graduação, realizado por meio de convênio entre Sescoop/AM, Sescoop/RS e Faccat, está beneficiando 30 dirigentes, conselheiros, cooperados e funcionários de cooperativas localizadas no Estado do Amazonas. As aulas iniciaram em maio deste ano, indo até setembro de 2012. A carga horária é de 360h distribuídas em 15 módulos presenciais. As atividades são realizadas na sede do cooperativismo no Amazonas, no bairro da Cachoeirinha.

De acordo com presidente do sistema OCB/Sescoop-AM, Petrucio Magalhães, o curso tem por objetivo qualificar profissionais para participarem ativamente com competência na gestão das empresas cooperativas, conciliando teoria, prática e técnicas administrativas, com a história e doutrina cooperativista.

No tema Cenários Econômicos, José Zdamowicz, doutor em economia pela Universidade de Leon, na Espanha, tratou de conceitos da macroeconomia, explicando elementos como PIB, mercado financeiro, nível de atividades, taxas de juros e política cambial, além de orientação aos participantes para a leitura de decisões de instituições como Comitê de Política Monetária (Copom), e FED (Banco Central americano). Também foram abordados assuntos como a análise de indicadores financeiros e economia internacional. Discussão que gira em torno do desenvolvimento alcançado por outros países e como o Brasil se insere neste contexto.

Em Contabilidade Cooperativista, o principal assunto é a Lei 11.638, de 28 de dezembro de 2007. Nova legislação que equipara o Brasil aos padrões internacionais de prestação de contas contábeis, estabelecendo critérios de ordem legal e fiscal às cooperativas. Com a nova legislação o País promove uma convergência aos padrões internacionais que determinam a separação entre a contabilidade fiscal e a gerencial.

Fonte: OCB/AM - Foto: Priscilla Torres/Coopcom em 22/11/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.