quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Notícias

Governador abre rodada de negociações dos APLs alagoanos para 2012

Governador abre rodada de negociações dos APLs alagoanos para 2012
 
As rodadas de negociações do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) para 2012 foram abertas oficialmente na manhã desta segunda-feira (21), pelo governador Teotonio Vilela Filho, durante cerimônia ocorrida no Salão Acquatune do Palácio República dos Palmares.

Coordenada pelo secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, a abertura contou com a participação de representantes de órgãos públicos, instituições financeiras, universidades, além de cooperativas e associações ligadas ao Programa, que é coordenado em Alagoas pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e pelo Sebrae/AL.

Através das rodadas de negociações, os Arranjos vão garantir o apoio das entidades, seja econômico ou financeiro, para contemplar as ações previstas em seus planejamentos estratégicos nas áreas de marketing, gestão, capacitação, tecnologia e infraestrutura.

Durante a solenidade de abertura, o governador Teotonio Vilela Filho destacou a sinergia existente entre a Seplande e o Sebrae na condução do Programa de Arranjos Produtivos Locais, iniciativa que vem fortalecendo a inclusão produtiva e social em todas as regiões do Estado.

“Sabemos que investir no pequeno negócio é uma das formas mais eficazes de promoção do desenvolvimento regional, gerando emprego e renda para aqueles que mais precisam. O governo do Estado está muito satisfeito com os resultados apresentados até agora, mas queremos alçar vôos ainda maiores”, destacou.

Apoio do BNDES

O governador ainda revelou que, durante a última reunião com o presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, a instituição assegurou investimentos para o PAPL em 2012. Segundo Teotonio Vilela, o banco aportará o mesmo volume de recursos do governo do Estado para os Arranjos - previsto em R$ 6 milhões – que, somados aos investimentos do Sebrae e de outros parceiros, poderão atingir a marca de R$ 15 milhões.

Em seu pronunciamento, o secretário Luiz Otavio Gomes falou sobre os resultados obtidos pelo PAPL em Alagoas. Ele destacou, entre outros pontos, o adensamento das cadeiras produtivas que os Arranjos vêm proporcionando, o crescimento de investimentos e do número de empresas formais em Alagoas, fator que implica em uma melhoria na qualidade dos produtos e consequente ampliação de negócios no mercado local.

“Queremos potencializar ainda mais os resultados dos APLs, que vêm crescendo a cada ano, devido à preocupação do governo do Estado em apoiar ações voltadas para a inclusão produtiva. Ainda temos vários desafios a serem superados e vamos trabalhar de maneira precisa para que a capacidade de investimentos desses produtores seja ampliada”, afirmou o secretário.

Luiz Otavio Gomes ainda enfatizou a importância da rodada de negociações, momento que, segundo ele, faz com que as parcerias sejam estabelecidas, possibilitando à coordenação do Programa encontrar ferramentas capazes de viabilizar as ações previstas.

O superintendente do Sebrae/AL, Marcos Vieira, reforçou a necessidade de cada vez mais instituições participarem de maneira direta na execução das ações. Ele também exaltou a participação de três secretarias de Estado – Ciência, Tecnologia e Inovação, Agricultura e Desenvolvimento Agrário e Turismo– para o Programa, além de parabenizar o secretário Luiz Otavio Gomes pelo trabalho de coordenação que vem sendo feito prol do desenvolvimento das cadeias produtivas em Alagoas.

“Desde o início do ano, é notório o esforço do secretário Luiz Otavio no sentido de coordenar, formular e estruturar o Programa de Arranjos Produtivos Locais. Se estamos conseguindo alcançar metas e fortalecer ainda mais os produtores do APLs, é porque um trabalho comprometido está sendo feito”, afirmou Marcos Vieira.

Balanço

A diretora de Cadeias Produtivas e APLs da Seplande, Flaviana Rosa, apresentou um balanço geral do Programa, colocando em evidência os principais avanços obtidos desde o ano do lançamento em Alagoas – 2004. Atualmente, os 13 APLs atendem a 80 dos 102 municípios alagoanos, contando com quase 8 mil produtores, 118 associações, 25 cooperativas, sete fóruns e quatro câmaras envolvidas.

A apresentação ainda elencou as etapas de acompanhamento e implantação das ações e da reestruturação prevista para o Programa em 2012. Outros assuntos abordados na explanação foram os modelos de governança e gestão do PAPL, avanços, metas e novos investimentos.

Dentre eles, foi destacado o Polo Moveleiro Nascimento Leão, que será inaugurado ainda este ano, no município de Arapiraca. O centro contará com 25% dos seus lotes – cada um conta com 1.250 m² - para empresas ligadas ao APL Móveis do Agreste.

“O Polo Nascimento Leão é um projeto do governo do Estado que vai melhorar a vida do microempreendedor individual, como também dos pequenos e médios empresários. Com um ambiente adequado, o setor ganhará maior visibilidade, garantindo também um estímulo na comercialização”, destacou o secretário Luiz Otavio Gomes.

Homenagens

Como forma de destacar o esforço feito durante o ano de 2011 para a consolidação dos APLs em Alagoas, a coordenação do programa homenageou os principais parceiros na execução das ações. Além de instituições como Agência de Defesa Agropecuária de Alagoas (Adeal), Ufal, Desenvolve, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), os deputados federais Célia Rocha e Joaquim Beltrão foram condecorados pela Seplande e pelo Sebrae, por conta do trabalho voltado para a garantia de recursos para os APLs em Brasília.

Também foram agraciados representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Estadual de Alagoas, Senai, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Senac, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH/AL).

Programação

As rodadas já foram iniciadas nesta segunda-feira, no auditório do Sebrae/AL, com as negociações do APL Ovinocaprinocultura. Nesta terça-feira (22), no período da manhã, é a vez dos APLs Turismo Lagoas e Mares do Sul e Apicultura o Sertão apresentarem suas ações para financiamento. No segundo momento as rodadas serão dos Arranjos Turismo Costa dos corais e Laranja Vale do Mundaú.

Já na quarta-feira (23), acontecerão as negociações dos APL Turismo Caminhos do São Francisco, Tecnologia da Informação, Móveis do Agreste e Piscicultura Delta do São Francisco. As rodadas serão encerradas no dia 24 de novembro, com a apresentação do APL Horticultura e Mandioca do Agreste. Os encontros acontecem simultaneamente no auditório e no Salão Design do Sebrae, das 8h30 às 18h.

Fonte: Ascom/Seplande em 22/11/2011
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.