quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Cooperativismo

Com destaque no Enem, cooperativas educacionais oferecem diferenciais para os pais

Com destaque no Enem, cooperativas educacionais oferecem diferenciais para os pais
 
Com a proximidade do fim do ano letivo, muitos pais começam a pensar sobre qual escola é a ideal para seus filhos. Seja por uma nova opção de preços das mensalidades ou uma proposta pedagógica diferenciada, o período é de pesquisa para o próximo ano.

As cooperativas educacionais têm se tornado uma boa opção para os pais que desejam acompanhar de perto o andamento das atividades administrativas e curriculares da escola. No Enem 2011, nove escolas cooperativistas foram as primeiras colocadas em suas cidades. Cooperativas educacionais são escolas constituídas por pais de alunos, que discutem em assembleia os destinos das instituições. Cabe a cada membro votar sobre a escolha do corpo docente, metodologia a ser adotada e a forma de aplicação dos recursos e rateio de despesas.

Além de influenciar na decisão da linha educacional, a participação direta no futuro do ensino dos alunos também pode reduzir custos e resultar em mensalidades mais baratas para os pais. Os resultados obtidos pelos estudantes de cooperativas educacionais no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) reforçam a ideia de que essa redução de custo pode estar aliada à qualidade. Entre as 21 escolas cooperativistas estaduais melhor classificadas no exame, nove conseguiram o primeiro lugar nos seus respectivos municípios. As demais conquistaram até a sétima colocação na prova. Marcos Henrique dos Santos, diretor do ramo Educacional da Ocesp (Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo) elenca os principais motivos para os resultados positivos dos estudantes das cooperativas educacionais no Enem.

“O número de alunos por classe é menor nas cooperativas educacionais, permitindo maior atenção do professor com cada estudante”, explica. Santos aponta ainda a participação efetiva dos pais no dia a dia da escola como elemento de motivação do estudante. “O pai que procura uma cooperativa é uma pessoa que valoriza a educação. Desde o perfil do professor, assim como o material didático são definidos pelos pais”, esclarece.

Entre as cooperativas que os alunos se destacaram no Enem e conquistaram o primeiro lugar nas suas cidades estão a Cooperelp (Lençóis Paulista), a Coep (Pirangi) e a União Salgadense de Ensino (General Salgado).

Fonte: Ocesp em 01/11/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.