sábado, 24 de março de 2012

Cooperativismo

Pindorama implantará fábrica de leite UHT
 
 
Pindorama implantará fábrica de leite UHTPindorama é conhecida no Brasil pelo seu modelo de distribuição de renda e a capacidade de inovação. A empresa tem a única usina de cana-de-açúcar de propriedade de pequenos agricultores e, além disso, é referência na produção de frutas, sucos, coco e derivados. Apesar dessas atividades tradicionais, técnicos e gestores da cooperativa sempre estão em busca de alternativas que permitam manter os colonos e suas famílias na terra em condições dignas.

Assim, surgiram nos últimos anos experiências de diversificação das atividades na área da cooperativa, que ocupa 32 mil hectares de terras entres os municípios de Coruripe, Feliz Deserto e Penedo. São pouco mais de 1,1 mil cooperados e 30 mil pessoas vivendo no entorno da Vila Pindorama, um complexo industrial que reúne além da usina, uma destilaria de etanol, uma fábrica de sucos de frutas concentrados, uma fábrica de sucos em pó, uma fábrica de leite de coco, estrutura de logística e gestão.

Um dessas experiências de diversificação que despontou em Pindorama há cerca de 10 anos foi a pecuária de leite. Para atender a produção de cooperados, a cooperativa decidiu investir numa planta de pasteurização de leite. Nos últimos anos, a fábrica de laticínios passou a atender o programa do leite de Alagoas, através da CPLA (Cooperativa da Produção Leiteira de Alagoas).

Até há quatro anos, a produção de leite na cooperativa era mínima porque a atividade sempre foi vista como complementar para a maioria dos cooperados. Tanto que para viabilizar a operação do laticínio, a cooperativa fez a captação de leite até 2009 na região da Bacia Leiteira tradicional, no município de Jaramataia.
Fonte: Gazeta de Alagoas em 23/03/2012
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.