quarta-feira, 21 de março de 2012

Notícias

OCB-AM faz abertura de painel sobre cooperativismo

OCB-AM faz abertura de painel sobre cooperativismoCom abertura no painel sobre o Associativismo/Cooperativismo realizada pela Rádio Cultura do Amazonas durante esta semana, aproveitando que 2012 foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), como o ano Internacional das Cooperativas. O presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas (OCB-AM), Petrucio Magalhães Jr. junto com a presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura no Amazonas (Fetagri-AM) Izete Rodrigues, falaram dos avanços do cooperativismo no Estado do Amazonas.


Na entrevista o presidente da OCB-AM Petrucio Magalhães Jr. começou destacando os avanços do cooperativismo no Brasil, contando como iniciou o processo de cooperativismo desde a década de 70. “Nós temos o movimento cooperativista, muito forte em todo o mundo, pois estamos presentes em todos os cinco continentes. No Brasil o cooperativismo é muito intenso, chegou pela região Sul e Sudeste, trazidos pelos imigrantes europeus, que fugiam de guerras civis e buscavam novas terras para iniciar o trabalho, e disseminaram essa semente do cooperativismo, que hoje ele é uma realidade em todas as regiões do país. No Norte somos mais jovens nesse processo, pois estamos fazendo um cooperativismo não com imigrantes, mas sim, com os nossos regionais, como nosso caboclo, nosso ribeirinho. Enfim, estamos construindo esse processo que não é rápido, mas percebemos que a uma evolução em bastante escala, e graças a informação e a educação, nós temos avançado”. Disse o presidente.


No painel também foi abordado o processo de globalização, no qual permite que pessoas que antes não tinham acesso a informação, passassem hoje, estando em comunidades distantes, ter acesso a essas informações sobre o cooperativismo. Com isso, puderam se organizarem e se unirem, em prol de objetivos comuns, para superar desafios. A agricultura no Estado do Amazonas é um grande exemplo disso, com histórias de sucesso, que são cooperativas produzindo produtos 100% orgânico, com certificação internacional, colocando o produto em diversos países.


Durante a entrevista foi destacada a implantação de uma fábrica para o beneficiamento da castanha no Brasil, em plena selva amazônica, feita pelos próprios moradores da região através do cooperativismo e a presidente da Fetagri-AM Izete Rodrigues, ressaltou como esta caminhando o cooperativismo no Estado do Amazonas.


“O Petrucio foi muito feliz quando ele disse que o trabalho não é muito fácil, até mesmo pela diversidade que nós temos dentro do nosso próprio Estado, a área geográfica que é um desafio muito grande para você trabalhar no Amazonas pela dimensão que ele tem, mas é verdade também que, os agricultores começaram a se organizar, mas esse trabalho não se dá de um dia para o outro. Ele vem se desenvolvendo gradativamente, porém, ainda encontramos muitas dificuldades. Na questão de gestão, que é a principal situação que a gente enfrenta. E vejo que a parte do sociativismo e do cooperativismo, tem contribuído muito para os programas sociais, que hoje temos no Brasil, principalmente no Amazonas e esse espaço é maravilhoso, porque os nossos trabalhadores da agricultura, ficam ociosos, mas diante de um rádio, eles recebem as informações que às vezes estão necessitando e não tem de onde buscar”. Frisou Izete.

Petrucio Jr, afirma ainda que ninguém preservará mais o meio ambiente do que as cooperativas, por que elas são formadas por pessoas da comunidade. “Ninguém mais do que essas pessoas da comunidade, podem desejar que aquele ambiente permaneça sustentavelmente naquele local, do que eles próprios. Mas para isso, é preciso investir na questão de educação, tecnologia e pesquisas, para que o nosso agricultor possa produzir com sustentabilidade. E as cooperativas congregam e tem a facilidade de unir pessoas, em prol de uma cadeia produtiva, pois elas são os guardiões das nossas florestas e tudo que é produzido, volta para a comunidade. Com isso, todos se beneficiam.” Frisou Petrucio.

Fonte: Rádio Cultura do Amazonas em 20/03/2012
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.