terça-feira, 19 de junho de 2012

Cooperativismo

Vivências de cooperativas é tema na Pós-Graduação
 
Vivências de cooperativas é tema na Pós-GraduaçãoOs alunos do primeiro curso de pós graduação em Gestão de Cooperativas no Amazonas, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Amazonas (Sescoop/Am), tiveram aulas nesta sexta-feira (15) e neste sábado (16).

O tema de sexta-feira abordou vivências e experiências locais, regionais e nacionais relativas ao cooperativismo, e foi ministrada pelo presidente da OCB-Sescoop/AM, Petrucio Magalhães Jr.. No sábado, o Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho no Amazonas e Roraima, Dr. Jeibson dos Santos Justiniano, abordou aspectos legais e do Direito do Trabalho e Cooperativo.

O objetivo da disciplina foi compartilhar conhecimentos sobre os negócios cooperativos desenvolvidos nas cooperativas das regiões sul e sudeste do país, e promover o debate comparativo e as peculiaridades dos modelos econômicos e sociais praticados, apontando os desafios e oportunidades.

De acordo com o presidente da OCB-Sescoop do Amazonas, Petrucio Magalhães Jr. que ministrou o primeiro dia de aula, a disciplina veio para fazer uma avaliação panorâmica dos casos de sucesso de algumas cooperativas do Amazonas.

“Nós pudemos fazer uma reflexão geral dos aspectos relativos às mudanças, inovação, para que as cooperativas possam continuar em um crescimento sustentável e, para isso, é preciso que as cooperativas entendam a necessidade de continuarem investindo em inovação, introduzindo tecnologia, profissionalizando a gestão. A ideia desse módulo foi baseada nas experiências, nos casos de sucesso local, regional e nacional para saber o que é necessário ser feito colocando em prática, os projetos, visando conquistar mais espaço nos mercados", esclareceu Petrucio.

O procurador do Ministério Público do Trabalho no Amazonas, Jeibson dos Santos Justiniano, abordou temas da relação de trabalho envolvendo o cooperado e cooperativas, a atuação das cooperativas perante a legislação e seu enquadramento legal. “A aula foi bem dinâmica e teve 100% de participação do alunos que aproveitaram para tirar dúvidas acerca da área do Direito do Trabalho, e, principalmente, sobre temas que mereceram destaque, como: licitações, gestão tributária, correções em atos cooperativos e não cooperativos, direitos e deveres dos cooperados, código de defesa do consumidor”, disse o procurador.

A diretora administrativa da Cooperativa UNICREF, Celeste Melo, elogiou a aula ministrada pelo presidente da OCB-Sescoop do Amazonas pelo investimento que vem sendo feito para criar a cultura do cooperativismo no Estado do Amazonas. “O presidente Petrucio é uma pessoa bastante experiente na área do cooperativismo e, as informações que ele esta passando para a turma é de muito importância, principalmente, para o movimento cooperativista aqui no Amazonas, pois alguns colegas não tiveram a oportunidade de conhecer a realidade das cooperativas dos municípios”, disse Celeste.

O aluno Mateus Garcia, que faz parte da Cooperativa Agrofrut que fica localizada no município de Urucará, disse que os temas das aulas foram de extrema importância para seu conhecimento. “Eu acho que é importante para divulgar tudo o que vem sendo feito no cooperativismo aqui no Amazonas, fazer um comparativo com as cooperativas do sul do país e ver a diferença e, de certa forma fazendo também uma avaliação do marketing positivo do cooperativismo no Amazonas. O melhor é termos profissionais da nossa região para esclarecer e tirar nossas dúvidas”, ressaltou Mateus.

Para o diretor técnico da Cooperativa dos Produtores de Leite da Região do Altazes Mirim, Jair Barreto, também concordou, “ A disciplina veio nos dar uma visão geral do cooperativismo nacional e regional, para que possamos ter um olhar diferenciado dos acontecimentos voltados para o negocio das cooperativas e, o que observamos é que as nossas cooperativas aqui no Amazonas são novas e já colhem excelentes resultados e, o que observo é que vem surgindo novas cooperativas com nova visão e novo planejamento de trabalho. Isso vai trazer resultados muito mais rápidos com a ajuda da informatização e a velocidade da troca de experiências, só vem a somar, cada vez mais, para todos nós cooperados”, afirmou Jair.
Fonte: OCB-Sescoop/AM em 19/06/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.