quarta-feira, 27 de junho de 2012

Cooperativismo

OCEB completa 42 anos em defesa do cooperativismo baiano
 
OCEB completa 42 anos em defesa do cooperativismo baiano"Durante seus 42 anos de história, a OCEB buscou e tem buscado o reconhecimento da sociedade baiana para o cooperativismo. Isso se reflete na colaboração da entidade para a conquista da lei estadual do cooperativismo e sua regulamentação; a criação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia - Sescoop/BA; o reconhecimento do cooperativismo como categoria econômica e sindical; o reconhecimento do cooperativismo na constituição federal", ressalta o presidente da OCEB-SESCOOP/BA, Cergio Tecchio.

O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB é uma sociedade civil sem fins lucrativos fundada em 16 de junho de 1970, filiado à Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB.

A OCEB atua em quatro diferentes frentes: representa as cooperativas baianas junto ao Governo e demais instituições; é órgão sindical patronal; defende os interesses das cooperativas perante as autoridades e a sociedade; além de ser órgão de apoio técnico consultivo ao Governo quando de interesse do Cooperativismo.

Segundo Tecchio, um dos desafios da OCEB é aumentar a participação da sociedade baiana nas cooperativas. "A população precisa perceber as cooperativas como modelo de produção e geração de trabalho, modelo de desenvolvimento econômico e social para a comunidade". De acordo com o presidente, as autoridades baianas e o Estado precisam reconhecer o cooperativismo como um instrumento de desenvolvimento sustentável unindo o econômico e social de forma democrática e solidária.

Em seu cenário atual, o cooperativismo baiano se encontra em desenvolvimento. "Percebemos que a sociedade baiana, aos poucos, tem reconhecido o cooperativismo como forma de se organizar e buscar melhor qualidade de vida. Ainda temos muito que alcançar, por isso buscamos desenvolver uma base sólida para atrair novos adeptos ao cooperativismo, através da formação de professores, de jovens e líderes", informa Cergio Tecchio.

A OCEB busca ser reconhecida como entidade de excelência, promotora da sustentabilidade do cooperativismo na Bahia e do desenvolvimento socioeconômico das pessoas que o integram.
Fonte: Portal Baiano das Cooperativas em 22/06/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.