sexta-feira, 29 de junho de 2012

Cooperativismo


Seminário internacional promove debate sobre economia solidária e cooperativismo
Seminário internacional promove debate sobre economia solidária e cooperativismoPara construir uma rede de contatos entre países que desenvolvem projetos de economia solidária e discutir novas formas de estabelecer suas relações econômicas e sociais, cerca de 250 participantes estão reunidos no Seminário Internacional Economia Solidária: Uma forma diferenciada de Relações Econômicas e Sociais, nesta quarta (27) e quinta-feira (28), em Porto Alegre (RS). O evento realizado pelo Sistema Cresol Central – Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária –, motivado pelo Ano Internacional das Cooperativas, conta com representantes de seis países: Brasil, Uruguai, Canadá, México, Espanha e França.

O secretário nacional da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Laudemir Müller, representou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, na abertura do evento. Müller afirmou que o trabalho das Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária tem papel central de apoio à organização econômica das cooperativas e contribui para a geração de renda dos agricultores e agricultoras familiares brasileiros.

A Cresol tem, portanto, grande importância para a estratégia do MDA de fomento ao cooperativismo. Müller destacou, ainda, que "na implementação das políticas públicas da agricultura familiar, como o crédito e o microcrédito, a Cresol tem sido uma parceira fundamental do MDA para levar o crédito aos agricultores".

Cooperativismo
O encontro promove o debate sobre temas relacionados às microfinanças e cooperativismo com foco no desenvolvimento. A principal pauta das discussões é a necessidade de intervir na economia de forma articulada com as organizações sociais e o poder público para mobilizar recursos que permitam construir um projeto de desenvolvimento econômico e social.

Em debate, estão, também, o papel do cooperativismo (enfatizando o crédito como instrumento de desenvolvimento), os desafios da economia solidária no Brasil e o papel do estado e suas políticas públicas no desenvolvimento solidário.


Fonte: O NORTÃO em 29/06/201
2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.