sábado, 25 de agosto de 2012

Cooperativismo


COOTEC: MUDANÇAS PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL
Em comemoração ao Ano Internacional, muitas cooperativas estão contando a sua história. Conheça hoje um pouco sobre a Cootec, cooperativa pernambucana do Ramo Trabalho.

Fundada em 1997, com então 21 associados, a Cooperativa de Trabalho em Ciências Agrárias e Meio Ambiente (Cootec), com sede em Jatobá, cidade a 480 km do Recife, tem se estabelecido na região do sertão de Pernambuco, de forma a atender às comunidades em dois grandes segmentos: elaboração de projetos e locação de veículos. Os trabalhos técnicos vieram primeiro e até hoje, com o apoio de instituições como o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste, beneficiam famílias no suporte ao desenvolvimento de atividades agropecuárias. O aluguel de veículos, com e sem motorista, nasceu com a necessidade de expansão dos negócios da cooperativa ante as oportunidades vislumbradas.
O trabalho desenvolvido pela Cootec na área de consultoria e elaboração de projetos voltados ao desenvolvimento da atividade agropecuária surgiu da ideia de técnicos agrícolas que desejavam atender a crescente demanda da região por assistência técnica. Atualmente, um dos principais focos da cooperativa é o projeto de criação de caprinos e ovinos, que atenderá a 18 famílias de Petrolândia, município vizinho a Jatobá, incluindo a elaboração do projeto e uma assessoria, que deve atuar até o final do ano.  Outro projeto de destaque, voltado à fruticultura, encontra-se na etapa inicial, onde há o levantamento de informações para a elaboração do projeto. Outros novos parceiros da cooperativa são o Iterpe e o Mapa, no que concerne a projetos de assentamento rural.

A principal mudança por que passou a cooperativa ao longo de sua atuação aconteceu em 2005, quando, por meio de uma modificação no rol de atividades desenvolvidas, a Cootec passou a oferecer os serviços de locação de veículos, com e sem motorista. A mudança elevou a receita da cooperativa e gerou novas oportunidades, haja vista a carência do município desse tipo de serviço. Uma das mais importantes veio em 2009 com uma parceria entre a Cootec e a prefeitura de Jatobá, por meio da qual os cooperados passaram a fornecer os serviços de transporte de pacientes da zona rural para o centro da cidade. “Atualmente, são 15 comunidades atendidas pela cooperativa, e, em cada uma delas, há um motorista de plantão, que transporta o paciente que necessita de cuidados ao hospital da cidade. A partir daí, dependendo do caso, a prefeitura faz a transferência desses para outros centros de atendimento”, afirma Silvio Augusto Nogueira, presidente da cooperativa. 

A Cootec montou sua estrutura para o mercado de locação por meio das vantagens da intercooperação, quando buscou empréstimo junto a Pernambucred, cooperativa de Crédito, para financiar os veículos necessários, que incluem modelos como vã, caminhão, caminhonete, dentre outros. “Muitos cooperados começaram sem veículos e hoje já possuem os carros. Alguns dos motoristas que ainda não conseguiram usam veículos de outros associados”, afirmou Nogueira.
O olhar voltado para a comunidade, 7º princípio do cooperativismo, é bastante praticado pela Cootec, que é parceira do Programa Cooperjovem em 10 escolas do município: “No âmbito do Programa, apoiamos as escolas com visitas e também fornecendo os recursos materiais necessários para o desenvolvimento de atividades. 

O Cooperjovem é importante, sobretudo, porque estamos criando possíveis sucessores para a cooperativa. Não queremos que o negócio acabe, porque gera muitas oportunidades para as pessoas aqui em Jatobá. No município, todos conhecem a cooperativa”, frisou o presidente. A Cootec também realizou pela segunda vez consecutiva, em parceria com o Sescoop/PE, a Ação Cooperada, Comunidade Beneficiada, evento que levou à comunidade de Jatobá, no último dia 28 de julho, serviços gratuitos como expedição de documentos, corte de cabelo, elaboração de currículos e curso de formação em cooperativismo. “Promover essa ação é uma boa forma de fazer algo pela comunidade”, afirmou Nogueira. 

Silvio Nogueira, que já se encontra em seu segundo mandato como presidente da Cootec, explica o sucesso do negócio cooperativo.  “Quando nos juntamos, nós conseguimos; juntos conseguimos. E é determinante em nosso trabalho vermos as pessoas como seres humanos, não como máquinas”. A Cootec conta atualmente com 55 cooperados e atua nos municípios de Jatobá (sede) Belém do São Francisco, Carnaubeira da Penha, Floresta, Petrolândia, Tacaratu, Inajá, Cabrobó, Águas Belas (municípios de Pernambuco) e Salvador (BA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.