domingo, 7 de outubro de 2012

Economia Solidária

Catadores garantem renda com óleo reciclável
 
Catadores garantem renda com óleo reciclávelFortaleza – O óleo usado na cozinha e jogado no ralo da pia, além de agente poluidor, é um recurso energético desperdiçado. Ao ser reutilizado como alimento, o produto faz mal à saúde, mas, se transformado em combustível, gera emprego e renda para catadores cearenses.

Em parceira com a Petrobras, o Sebrae no Ceará desenvolve a Rede de Catadores de Resíduos Recicláveis do estado. Pela iniciativa, os trabalhadores recolhem o óleo usado nas residências e retiram as impurezas na Estação de Coleta e Beneficiamento, que fica na Serrinha, um dos bairros de Fortaleza.

O destino final é a Usina de Biodiesel de Quixadá, que pertence à Petrobras. A unidade tem condições de processar até 170 milhões de litros de óleo por ano. Em nove meses de atividade, a Rede de Catadores entregou 30 mil litros de óleo. A meta até o final do ano é repassar 10 mil litros de óleo de cozinha mensalmente.

A avaliação dos gestores do projeto é que a coleta só não é maior porque as pessoas ainda não têm a cultura do armazenamento e doação do produto usado na cozinha. Nem sabem ainda que a mudança de comportamento pode significar renda para centenas de famílias. A Petrobras paga R$ 1 para cada litro de óleo entregue na estação de coleta.

O trabalho de consultoria promovido pelo Sebrae no Ceará prevê a estruturação e organização da rede, a capacitação dos catadores, a implantação de ecopostos para coleta do produto e ainda uma campanha de sensibilização para aumentar o número de doadores. A coleta deve ser ampliada em breve.

Além das residências, o óleo pode ser recolhido em shoppings, hotéis, restaurantes, lanchonetes e indústrias. O acordo com a estatal, o projeto ainda prevê que a Rede de Catadoras seja a única fornecedora de óleo de cozinha reciclável da usina. Um termo de parceria está previsto para ser assinado com empresas do município de Beberibe e os hotéis e barracas de praia da cidade.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias em 05/10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.