sexta-feira, 19 de abril de 2013

Cooperativismo

Cooperativa educa para a cidadania
 
Cooperativa educa para a cidadaniaThais Rosseto Silva, 9 anos, causou surpresa a sua mãe, ao anunciar a sua candidatura a prefeita da Minicidade criada pela Cooperativa Educacional Magna de Concórdia (SC) – Colégio CEM. Discreta, e de poucas palavras, a garota tem um discurso afinado ao falar do projeto que há cinco anos vem fazendo a diferença, na cidade de Concórdia (SC). “Minha mãe dizia que eu era quieta, e quando eu disse que ia me candidatar ela pensou que eu não conseguiria. Aí, quando ganhei, ela ficou feliz. Agora a minicidade está crescendo e vamos aprender sempre com ela. A minicidade está aberta para vocês”, afirma a jovem que cursa a 5ª série.

Trata-se da minicidade cooperativista do Colégio CEM, um projeto educacional inovador que proporciona que as crianças vivenciem experiências reais de cidadania e vida comunitária. Os próprios alunos são os responsáveis pela condução da pequena comunidade. Por meio de uma eleição, que envolve toda a escola, são eleitos o prefeito, o vice e os vereadores. Os pequenos cidadãos discutem, elaboram projetos e executam ações importantes para a manutenção e o desenvolvimento da minicidade. Todas as atividades estão alinhadas com a filosofia cooperativista e permitem que os alunos aprendam (na prática) como funciona uma cidade e quais os princípios que devem norteá-la. 

O projeto possibilita que os estudantes conheçam os setores básicos para o funcionamento de uma sociedade organizada, incluindo: Prefeitura, Câmara de Vereadores, Sistema Financeiro, Casa Cultural, Livroteca, Centro de Convenções, Secretarias de Meio Ambiente e Turismo, Horta e Praça. Cabe aos alunos, o papel de gerir cada uma dessas áreas. Para isso, os professores sugerem atividades que contemplem um mundo mais humano, solidário e sustentável. A minicidade funciona como uma cidade normal, mas com conceitos diferenciados de cidadania.

Segundo a presidente da Cooperativa Educacional Magna, Elizeth Pelegrini, “o eixo norteador é a vivência em valores humanos e cooperativistas, fazendo com que o aluno perceba e tenha condições de efetivar a mudança de comportamento, paradigma e transformação de sua realidade política e social”. As crianças experimentam na prática importantes demonstrações de associativismo e cidadania, participam e atuam nas várias funções dentro da cidade, o que faz com que se sintam parte do corpo gestor.


Fonte: MB Comunicação em 19/04/2013

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