quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Economia Solidária

Coleta seletiva vai abranger 55% de Ribeirão em oito anos

 
Coleta seletiva vai abranger 55% de Ribeirão em oito anosA PPP (Parceria Público-Privada) do Lixo prevê atender mais da metade da população com o serviço de coleta seletiva após oito anos. Em 2020, a previsão é que a cidade tenha mais de 750 mil habitantes. Os números fazem parte da meta que consta no projeto escolhido para a prefeitura fazer a licitação.

Atualmente, de acordo com os números do projeto que será apresentado à população em audiência pública em fevereiro, apenas 15% da população conta com o serviço porta a porta, o que gera 118 toneladas por mês, de acordo com dados de julho do ano passado. O número representa apenas 0,74% do lixo coletado na cidade.

O trabalho é feito por uma cooperativa. Segundo a proposta, em curto prazo (de um a quatro anos) é exigido que mais uma cooperativa seja formada para fazer o recolhimento do material.

"Hoje, praticamente não tem coleta seletiva e temos muitas reclamações", diz o secretário de Administração, Marco Antônio dos Santos.

De acordo com ele, as metas serão supervisionadas pela agência reguladora de saneamento básico, que será criada até maio, como antecipou A Cidade neste sábado (21). Se as metas forem descumpridas, a agência poderá até multar a concessionária.

Previsão para 20 anos

Em curto prazo, a previsão é que o serviço porta a porta aumente para 35%. Em médio prazo, de quatro a oito anos, o serviço precisará ser estendido para 55% da população.

Em longo prazo, de oito a 20 anos, o serviço terá que estar à disposição de 70% dos moradores de Ribeirão Preto - em 2032, a previsão é que a população do município já estará perto de 1,1 milhão de habitantes, segundo a proposta.
Se isso ocorrer, o lixo reciclável coletado representará 8,36% do total coletado na cidade.

Fonte: Jornal A Cidade / Foto: F.L.Piton - 07.jul.2011 / A Cidade em 23/01/2012
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.