quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Notícias

Legislativo destaca ação das Cooperativas de Resíduos sólidos

Após participar do I Fórum Regional de Cooperativas de Resíduos sólidos ocorrido em 14 de janeiro, a vice presidente da Câmara Municipal Raquel Picelli faz uma análise sobre os assuntos abordados no evento e a atuação do poder público em questões relacionadas às cooperativas.

Raquel, que também é presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal destaca que o objetivo da reunião foi apontar mecanismos para que hajam ações integradas entre as cooperativas da região. Segundo a vereadora, o trabalho em conjunto fortalecerá o setor, poderá gerar mais renda aos cooperados e haverá uma maior atuação em relação ao meio ambiente.

Em Araraquara e São Carlos, as cooperativas que ultrapassam a marca de 100 toneladas recebem verbas da prefeitura, trabalharei para que Rio Claro também tenha esta conquista. Esta foi uma proposta apresentada no Fórum que acompanharei para seja implantada.”

“Em Rio Claro existe apenas uma cooperativa que é a Cooperviva e ela realiza um trabalho em Rio Claro extremamente importante. Eu acompanhei e apoiei a criação desta Cooperativa, por isso estou ciente da relevância dos serviços prestados e das necessidades que ainda existem.”

A vereadora Raquel Picelli ainda lembra que acompanhou e participou politicamente da construção de um novo barracão para a Cooperviva, entregue no ano passado pela prefeitura municipal. Ela colaborou para que as reivindicações e pedidos dos cooperados fossem encaminhados ao poder Executivo e cobrou do órgão ações que beneficiassem a cooperativa.

“Assim como participei do inicio da Cooperviva e da construção de um espaço mais adequado, também estou acompanhando outras ações que podem contribuir para o crescimento da cooperativa. Desta forma, estive no Fórum Regional de Cooperativas de Resíduos Sólidos e pude verificar alguns pontos que podem ser implantados em Rio Claro.”

Para a vereadora Raquel Picelli oferecendo mais respaldo à cooperativa a produtividade também acaba sendo maior. “Com o novo espaço a Cooperviva ampliou a cobertura dos bairros e consegue coletar mais materiais. Isto significa mais geração de renda e uma vida melhor para os integrantes da cooperativa. ”, avalia a vereadora.

Como presidente da Comissão de Meio Ambiente, a vereadora Raquel Picelli analisa que a cidade precisa ampliar os serviços de recolhimento de materiais recicláveis, número coletado ainda é pequeno e para ela reuniões como a realizada no Fórum de Cooperativas é fundamental para o desenvolvimento e crescimento do setor.

A Cooperviva coleta e destina à reciclagem 30% do lixo total. A vereadora defende que na próxima licitação do lixo seja ampliado o número de caminhões utilizados pela cooperativa. “A meta é que nos próximos anos Rio Claro tenha 70% da coleta seletiva.”

Fonte: Canal Rio Claro em 23/01/2012
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.