segunda-feira, 5 de março de 2012

Cooperativismo

Cooperativas de Laticínios de MT avançam na integração
 
Cooperativas de Laticínios de MT avançam na integraçãoO início de março marcou a data do II Encontro das Cooperativas de Laticínios de MT. O evento aconteceu em Araputanga, cidade sede da Coopnoroeste, detentora da marca e produtos Lacbom. O evento promovido pela Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso (OCB-MT) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Cooperativa no Estado de Mato Grosso (Sescoop-MT), em parceria com as cooperativas, já está na sua segunda etapa e busca a integração entre as coirmãs e o debate aberto sobre os temas chave da cadeia produtiva do leite.

Durante o primeiro dia, os participantes receberam mais informações sobre o Programa do Leite, da OCB Nacional. Tiveram um panorama geral das atividades da cooperativa anfirtriã - Coopnoroeste, que é hoje a única do estado a envazar leite em embalagens UHT - o famoso leite de caixinha. Também puderam tirar dúvidas sobre as linhas de crédito disponíveis via Sicredi para o financiamento de investimentos e custeios, tanto para as cooperativas quanto para os cooperados.

Segundo Ademar Furtado, Presidente da Coopnoroeste, as cooperativas de crédito são cruciais do desenvolvimento do cooperativismo local. "Temos que estabelecer sólida parceria com as cooperativas de crédito. Atendento a cooperativa e os cooperados, o crescimento das atividades é sólido e certo, além de ressaltar a importância da sustentabilidade, girando o dinheiro dentro da própria comunidade", afirmou Ademar.

A Embrapa que também esteve presente no evento falou das parcerias com o governo do Estado. Segundo Lineu Domit, Chefe de Comunicação e Negócios da Embrapa Agrossilvipastoril, de Sinop, as cooperativas tem que se fazer ouvir. "É crucial que as cooperativas participem de todos os segmentos organizados de parcerias, em especial as do leite. Essa presença permite que sejam ouvidas, vistas como fator importante que são", afirmou Lineu.

Após as apresentações, o grupo formado por cooperativas de Terra Nova do Norte - Coopernova, Guarantã - Cooperguarantã, Sinop - Cooperselene, Lucas do Rio Verde - Cooagril e Jaciara - Comajul, além de parceiros como a Embrapa, Imea e Sedraf, realizou um debate amplo sobre assuntos como demandas externas - oficializada com a visita dos chineses às cooperativas do estado e a criação de um selo que identifique os produtos de cooperativas aos consumidores, bem como uma campanha de divulgação para o tema. "´Foi bom poder trocar idéias e visitar a Coopnoroeste in loco. Alám da integração saímos daqui com definições que dificilmente teríamos em outras oportunidades", afirmou Daniel Robson da Silva, presidente da Coopernova.

Na outra etapa do evento, os convidados puderam visitar as propriedades de associados que participam do Programa "Leite a Pasto", promovido pelo Sescoop-MT, em parceria com a Coopnoroeste. "Buscamos trabalhar a sustentailidade das relações - homem e meio ambiente, em todas as iniciativas da OCB/Sescoop-MT. A parceria do "Leite a Pasto" reforça esse posicinamento", afirma Adair Mazzotti, superintendente da OCB/Sescoop-MT.

A terceira etapa dos encontros ficou marcada para a primeira quinzena de maio, num roteiro que abrangerá 5 municípios do Nortão - Lucas, Sinop, Colíder, Guarantã e Terra Nova do Norte. "A expectativa desse evento foi superada, principalmente pela acessibilidade entre as cooperativas e com a OCB-MT. A integração foi fundamental as decisões que tomamos nesse encontro. No próximo evento a Coopnoroeste se fará presente não apenas com a Diretoria, mas com o corpo técnico para um intercâmbio ainda mais efetivo", afirmou Adermar Furtado.

No encerramento das atividades, o superintendente destacou a importância da formação de equipe coesas nas cooperativas. "Fomos recebidos muito bem aqui na Coopnoroeste, e isso é resultado de um trabalho de base, que forma um equipe unida e alinhada em seus objetivos. A preocupação com as pessoas, é o primeiro passo para o desenvolvimento das cooperativas", afirmou Mazzoti em seu discurso de encerramento.

Fonte: Assessoria OCB/Sescoop-MT em 05/03/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.