domingo, 4 de março de 2012

Cooperativismo

Fórum da Ocepar discute desafios e avanços do setor educacional

Fórum da Ocepar discute desafios e avanços do setor educacionalO primeiro Fórum Educacional da Ocepar reuniu dirigentes das cooperativas do ramo e debateu temas de importância para o crescimento do setor. O evento aconteceu na tarde de quarta-feira (29/02), na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. Os participantes do Fórum discorreram sobre a gestão do empreendimento cooperativo, acesso e implantação dos programas de aperfeiçoamento técnico e difusão dos princípios do cooperativismo, por meio do Sescoop/PR, e esclareceram dúvidas sobre comunicação e legislação, conhecendo mais detalhes sobre o trabalho e atribuições das diversas áreas que compõem a Ocepar.

Resultado - Como resultado das discussões, os participantes definiram uma agenda de ações para o ano, com a possibilidade de criação de um Conselho Especializado para o Ramo Educacional no Paraná. Também ficou decidido que as cooperativas irão elaborar material pedagógico para viabilizar junto ao Sescoop/PR um curso de pós-graduação em gestão cooperativa para o ramo educacional. “O Fórum superou as nossas expectativas. Conseguimos tratar todos os assuntos da pauta do encontro e os mesmos tiveram direcionamento no atendimento às demandas das cooperativas”, avaliou o coordenador de Desenvolvimento Cooperativo do Sistema Ocepar, João Gogola. De acordo com ele, a decisão de organizar o evento surgiu das próprias cooperativas, “que sentem a necessidade de buscar um maior intercâmbio e fortalecimento” do setor. “A pauta do Fórum foi elaborada pelas cooperativas que já definiram a data para um novo encontro, que será em agosto, no município de Dois Vizinhos. Acredito que uma semente foi lançada e o Fórum foi o início de um novo tempo para o ramo educacional, que tende a se organizar e se profissionalizar cada vez mais. A troca de informações que se estabeleceu faz com que experiências bem sucedidas numa cooperativa possam ser replicadas às demais”, afirmou Gogola. Em 2011, as cooperativas do ramo educacional tiveram um crescimento de 16% em sua movimentação econômica. Atualmente, o ramo é formado por 15 cooperativas-escolas (três escolas de ensino fundamental e médio, uma escola de idiomas e 11 cooperativas-escolas em colégios agrícolas) que congregam 1.010 cooperados e geram 128 empregos diretos. As cooperativas têm, aproximadamente, 1.020 alunos.

Comunicação - Os participantes do Fórum conheceram detalhes da atuação da Ocepar e dos programas do Sescoop/PR. O coordenador de Comunicação Samuel Zanello Milléo Filho explicou aos cooperativistas os trabalhos realizados pelo departamento, o informativo diário Paraná Cooperativo, a revista mensal Paraná Cooperativo, bem como as ações de marketing promovidas pelo sistema, como a campanha Cooperativas Orgulho do Paraná, Escolha o que é Nosso. Milléo reiterou que os veículos de comunicação do Sistema Ocepar estão à disposição para a divulgação jornalística das realizações das cooperativas do ramo educacional.

Pós-graduação e Cooperjovem -
O coordenador de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Humberto Bridi, explicou aos participantes do Fórum sobre o Sescoop/PR e as alternativas de cursos de pós-graduação para o ramo. Os representantes decidiram que irão preparar um curso especial, voltado às demandas do setor em gestão cooperativista. A coordenadora estadual do Cooperajovem, Vanessa Christófoli, falou aos participantes sobre o Programa e as possibilidades de integração das cooperativas-escolas. A assessora cooperativista do Sescoop/PR, Sigrid U. L. Ritzmann, explicou aos presentes as especificidades da legislação vigente para a formação de uma central cooperativista.

Fonte: Ocepar em 02/03/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.