sexta-feira, 20 de abril de 2012

Notícias

Embrapa será parceira da Rede Brasil Rural com tecnologias para cooperativas da agricultura familiar
 
 
Embrapa será parceira da Rede Brasil Rural com tecnologias para cooperativas da agricultura familiarA Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é a nova parceira do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) na consolidação de produtos e serviços para a Rede Brasil Rural (RBR).

A parceria vai permitir a oferta de tecnologias de produção da Embrapa para as cooperativas e associações da agricultura familiar. São sementes de cultivares adaptadas aos vários biomas brasileiros, mudas de frutíferas, embriões e material genético animal. Todos de alta qualidade genética e adaptados à realidade da agricultura familiar brasileira.

O coordenador da Rede Brasil Rural no MDA, Marco Antônio Leite, apontou que a entrada da Embrapa como parceira vai facilitar o acesso dos agricultores familiares à tecnologia de ponta para o meio rural. “Estamos trazendo a Embrapa para dentro da Rede Brasil Rural com a possibilidade de termos à disposição dos agricultores familiares tecnologias adaptadas para essa realidade”, destaca.

Leite ainda lembra que, com essa parceria, os agricultores familiares vão ter acesso a insumos associados a assistência técnica. “Vamos disponibilizar para os participantes da rede mudas, sementes e insumos produzidos com tecnologia da Embrapa que vão poder ser acessados em qualquer lugar do País, juntamente com informações para o bom uso destes itens”, informa.

O Diretor Executivo de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Waldyr Stumpf Junior, destacou que a entrada na Rede Brasil Rural aproxima a Embrapa da realidade da agricultura familiar. “Esta é uma oportunidade da Embrapa poder ter um contato mais próximo com a agricultura familiar e captar as demandas e necessidades dos arranjos produtivos que compõem este importante segmento produtivo brasileiro”, avalia.

Stumpf lembrou ainda da tradição e presença da Embrapa no Brasil. “Da mesma forma que a agricultura familiar, a Embrapa está presente em todo o País, temos 47 unidades em todos os estados e podemos disponibilizar soluções e tecnologias que estão sendo desenvolvidas ao longo dos anos para este tipo de agricultura”, afirmou.

Para o diretor da empresa pública, a Rede Brasil Rural é um instrumento que aproxima o agricultor das instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), da pesquisa e do Estado. “A rede nos proporciona o contato direto com os agricultores familiares que em sua grande parte ainda não conhecem os produtos da Embrapa, empresa pública que tem uma tradição de produção de sementes e mudas de alto valor genético. Esta parceria vai, sem dúvida, qualificar os sistemas produtivos e melhorar a renda dos agricultores familiares”, enfatiza.

Sementes e transferência de tecnologia

A Embrapa vai incorporar produtos de alta qualidade genética à lista de insumos da plataforma, o que vai permitir que os agricultores familiares tenham acesso a sementes, mudas e material genético animal certificados pela Embrapa dentro do mecanismo de compras coletivas da rede.

A Embrapa também vai oferecer na RBR suas publicações, que são direcionadas tanto a agentes de assistência técnica quanto aos próprios agricultores com orientações sobre o uso dos produtos da Embrapa, controle de pragas e melhorias na produção.

Rede Brasil Rural

A Rede Brasil Rural é uma ferramenta eletrônica criada pelo MDA para auxiliar os agricultores familiares na compra de insumos e na venda de seus produtos. A plataforma exige o cadastramento de cooperativas de agricultores familiares. A partir do momento que fazem parte da rede, os usuários podem comprar produtos, insumos como sementes, máquinas e equipamentos. As compras coletivas ajudam a baratear o preço dos insumos, reduzindo o custo de produção e tornando o produto final dos agricultores mais competitivo. A rede pode ser acessada ainda por potenciais clientes, que contarão, assim, com um canal de compras mais eficiente para a aquisição de produtos da agricultura familiar.

Fonte: Portal Brasil em 20/04/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.