sábado, 21 de abril de 2012

Notícias

Cresol é credenciada para microcrédito

Vinte e cinco cooperativas de crédito singular do Sistema das Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol) foram credenciadas para operacionalização do Programa Gaúcho de Microcrédito, passando, assim, a atuar diretamente com os microempreendedores e agricultores familiares.

Com essa medida, estão inseridas no programa as cooperativas congregadas pela Cresol: Aratiba, Boa Vista, Campo Novo, Centenário, Cerro Largo, Constantina, Cooperslin, Erechim, Getúlio Vargas, Guarani das Missões, Humaitá, Itatiba do Sul, Jacutinga, Marcelino Ramos, Paim Filho, Porto Lucena, Porto Xavier, Quarta Colônia, Sananduva, Santa Maria, Santo Cristo, São Valentim, Sarandi, Tenente Portela e Tiradentes do Sul, atendendo cerca de 350 municípios.

O programa conta atualmente com 37 instituições de microcrédito credenciadas. Dessas, 11 são Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips). Outra instituição parceira é a Sociedade de Crédito ao Microempreendedor (SCM). Além das 25 cooperativas de crédito singulares Cresol. O Microcrédito também conta com a adesão de 111 prefeituras municipais habilitadas a operar o programa em suas localidades.

O Programa Gaúcho de Microcrédito é desenvolvido pelo Governo do Estado e coordenado pela Sesampe e objetiva atender as demandas de crédito das pessoas físicas ou jurídicas, formais ou informais, individuais ou coletivas, que não possuem acesso ao sistema de crédito convencional. Também é destinado às microempresas, à economia solidária, à agricultura familiar e aos profissionais registrados como Microempreendedores Individuais (MEI). Oferece financiamentos entre R$ 100,00 e R$ 15 mil, com taxas de juros de 0,64% ao mês. Os recursos financeiros são oriundos do Banrisul e do BNDES e garantidos pelo Fundo de Apoio à Micro Empresa, ao Microprodutor Rural e Empresa de Pequeno Porte (Funamep).

Toda a operacionalização, solicitação e encaminhamento de propostas de operações de microcrédito serão feitas e conduzidas pelas instituições de microcrédito conveniadas ao Programa Gaúcho de Microcrédito. Para operacionalizar o Microcrédito Produtivo e Orientado, as instituições de microcrédito deverão ser credenciadas pela Sesampe e firmar contrato de prestação de serviços com o Banrisul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.