sexta-feira, 15 de junho de 2012

Economia Solidária

Rio+20: participantes degustarão produtos do Cerrado

Formada por 35 organizações de sete estados do Brasil, a cooperativa Central do Cerrado reafirmará na Conferência das Nações Unidas (Rio+20) – entre os dias 13 e 22 de junho, no Rio de Janeiro – que sustentabilidade e boa mesa podem estar diretamente ligadas. Com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), cerca de 40 itens produzidos de forma socioambiental no bioma Cerrado poderão ser degustados e adquiridos no evento. A lista de iguarias inclui biscoitos de jatobá, buriti e babaçu, além de polpa de cagaita, bacuri, coquinho azedo, mangaba e outras.

Esta não é a primeira vez que a cooperativa participa de grandes eventos com o apoio do MDA. Os produtos da Central já foram apreciados em feiras internacionais, como o Salão Europeu de Comércio Justo. O representante da cooperativa explica que pretende repetir na Rio+20 o sucesso de vendas obtido, há dois anos, na Feira Nacional da Agricultura Familiar (Fenafra), realizada pelo ministério, em Brasília, quando comercializaram aproximadamente R$ 60 mil em produtos.

Para a ocasião, a Central preparou uma novidade: o lançamento de uma rede virtual própria para vendas em âmbito nacional.

Central do Cerrado
A união de cooperativas surgiu a partir da necessidade que os empreendimentos comunitários tinham em possuir uma estrutura física e técnica para comercializar seus produtos. A Central do Cerrado teve início em 2004, com 19 associados. A formalização veio seis anos depois. Hoje, são 35 sócios, que, juntos, oferecem uma cartela com mais de 200 itens do bioma. As atividades produtivas e sustentáveis são desempenhadas nos estados do Maranhão, Tocantins, Pará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. A diversidade de produtos abrange desde artigos de artesanato feitos à base de capim dourado, cosméticos naturais, até óleos de pequi, buriti e macaúba, azeite de babaçu e derivados da castanha de baru, entre outros.

O trabalho, coletivo e inovador, tem gerado bons frutos. O portfólio não se limita apenas à comercialização pontual dos produtos. A Central também dispõe de buffet para eventos. O diferencial é o menu composto por alimentos orgânicos do Cerrado. O coquetel é servido em lanches e eventos corporativos. Por enquanto, o serviço atende apenas a cidade de Brasília (DF).

As vendas e negócios da Central do Cerrado beneficiam aproximadamente dez mil famílias. O número pode aumentar nos próximos anos. “Temos como plano integrar mais organizações à Central, ampliando a quantidade de associados para atender às demandas”, detalha Luiz Carrazza.

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