sábado, 21 de julho de 2012

Cooperativismo

Sicoob ES realiza seminário sobre Governança Cooperativa
 
Sicoob ES realiza seminário sobre Governança CooperativaCom o objetivo de debater sobre a gestão das instituições do setor de cooperativismo de crédito, o Sicoob ES promove nesta sexta-feira (20), em Vitória, o Seminário de Governança Cooperativa. O evento será realizado no Hotel Golden Tulip, na Enseada do Suá, a partir das 9 horas.

Na ocasião, farão palestras o gerente técnico do Banco Central Gilson Marcos Balliana; o doutor em Direito e professor Marcelo Marco Bertoldi; o diretor-executivo do Sistema Sicredi nos Estados de Mato Grosso, Pará e Rondônia, João Moyses Abdalla Junior; e o diretor-superintendente do Sicoob Central Crediminas, Elson Rocha Justino.

Segundo o presidente do Sicoob ES, Bento Venturim, as normas relativas ao funcionamento das cooperativas de crédito mudaram muito nos últimos anos, em especial a partir de 2003. Para o dirigente, essas alterações, ao mesmo tempo em que atendem a demandas do segmento, consolidam o entendimento do Governo de que as instituições podem ajudá-lo a tornar os serviços mais acessíveis e a estimular a competição no sistema financeiro nacional.

A transformação mais significativa, na concepção de Venturim, foi a Resolução 3.859/2010 do Conselho Monetário Nacional, que regula a constituição e o funcionamento das cooperativas de crédito.

Fiscalização

A mudança promovida por essa resolução será um dos eixos da palestra de Gilson Balliana. Na avaliação do gerente do Banco Central, os principais itens para alcançar uma boa governança em cooperativas são fiscalização e controle mais efetivos sobre os dirigentes por parte dos associados; e cuidado na escolha dos líderes que vão comandar a instituição.

Balliana enfatiza ainda a necessidade de que cada órgão cumpra o seu papel, uma vez que “governança cooperativa se faz com confiança”. O gerente do BC destaca que as cooperativas de crédito precisam se atualizar permanentemente em relação à gestão e aos controles, uma vez que “o processo de governança é uma prática de mudança constante”.
Fonte: Vera Caser Comunicação em 19/07/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.