quarta-feira, 18 de julho de 2012

Notícias

Soja brasileira está com comercialização adiantada

Relatório divulgado pela Granosul – Corretora de Cereais informa que a safra brasileira de soja, até 30 de junho, em comparação aos anos anteriores, registra evolução na comercialização. No total, 92% de uma safra de prevista de 66 milhões de toneladas de soja foram comercializados, restando, teoricamente, apenas 5,28 milhões de toneladas, volume significativamente inferior à demanda das indústrias brasileiras. Em 2011, no final do primeiro semestre, ainda havia 21,5 milhões de toneladas de soja para serem comercializadas.
Tendência destacada pela corretora para o 2º semestre de 2012 é a improvável baixa no preço da soja em grão e do farelo, sendo que, mesmo que ocorra queda nas cotações internacionais, essa situação não teria força para gerar baixa no preço praticado no mercado interno para esses dois produtos. Ao contrário, o mercado tende a se desatrelar das cotações internacionais e trabalhar com o quadro de oferta e demanda internas, podendo inclusive viabilizar elevação nos preços caso se concretiza a tendência de reduzida oferta de farelo de soja para o final deste ano comercial.
O quadro dos preços, segundo o relatório, somente será alterado se ocorrer valorização significativa do Real perante o Dólar.
Aderente a essa posição está informação dos pesquisadores do Cepea (Centro de Pesquisas Econômicas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ, campus da Universidade de São Paulo em Piracicaba), divulgada no início de julho: os preços regionais “estão se aproximando da paridade para exportação, fator que incentiva o vendedor a ter preferência por negociar no físico brasileiro. Mesmo assim, a oferta de soja está escassa, o que tem influenciado as indústrias a importarem soja de países vizinhos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Sua opinião é muito importante.